A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163472 |
Resumo: | Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua forma de transmissão do conhecimento. A análise realizada através dos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein indicou qual é o tipo de controle que o professor exerceu na prática pedagógica, e se existia ou não, um processo dialógico entre o transmissor e o adquirente. A análise destes aspectos na escola revelou um contexto social caracterizado por uma identidade própria quanto à distribuição, reprodução e mudança no código educacional: do de coleção para o de integração. Esta dissertação mostra uma prática pedagógica marcada pela permanente reflexão de como melhor construir o contexto escolar, pensando-se em professores que ensinam e aprendem, pensando-se em alunos que aprendem e ensinam, num dinamismo educacional onde as trocas cognitivas e sociais ocorreram numa rede de interações significativas visando à inclusão e à participação. |
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Elsenbach, ClaírtonVeit, Maria Helena Degani2017-06-27T02:27:29Z2002http://hdl.handle.net/10183/163472000341193Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua forma de transmissão do conhecimento. A análise realizada através dos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein indicou qual é o tipo de controle que o professor exerceu na prática pedagógica, e se existia ou não, um processo dialógico entre o transmissor e o adquirente. A análise destes aspectos na escola revelou um contexto social caracterizado por uma identidade própria quanto à distribuição, reprodução e mudança no código educacional: do de coleção para o de integração. Esta dissertação mostra uma prática pedagógica marcada pela permanente reflexão de como melhor construir o contexto escolar, pensando-se em professores que ensinam e aprendem, pensando-se em alunos que aprendem e ensinam, num dinamismo educacional onde as trocas cognitivas e sociais ocorreram numa rede de interações significativas visando à inclusão e à participação.This study aims at showing that the teachers of the researched school have built their pedagogic practice departing from a new political pedagogic proposal different in its organization, discourse and in its way of knowledge transmission. The analysis accomplished through the concepts of classification and framing of the sociologist Basil Bernstein pointed out to the type of control the teacher exerced in the pedagogic practice and wheather or not these was a dialogical process between transmitter and acquirer. The analysis of there aspects in the school revealed a social context featured by a particular identity as to the distribution, reproduction and change in the educational code: from one characterized as colection to that one of integration. This dissertation shows a pedagogie practice marked by permanent reflection as to better construct the school context, aiming at teachers who both teach and learn, and students who do the same, in an educational dynamism where the social and cognitive interchanges took place in a web of remarkable interactions intending inclusion and paticipation.application/pdfporEnsino por ciclosEscola cidadãProfessorPrática pedagógicaIntegração escolarProcesso ensino-aprendizagemInclusão escolarBernstein, Basil, 1924-2000A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000341193.pdf000341193.pdfTexto completoapplication/pdf79345399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/1/000341193.pdfa6fdba98a0c4b699c4652d4ca59d0f2eMD51TEXT000341193.pdf.txt000341193.pdf.txtExtracted Texttext/plain353501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/2/000341193.pdf.txt299003d0d7da69884f85326df8873e1dMD52THUMBNAIL000341193.pdf.jpg000341193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/3/000341193.pdf.jpgea1428f22df0d785e12b63b9308508b4MD5310183/1634722021-08-18 04:27:58.684806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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