A dimensão político-pedagógica do Serviço Social nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Camile Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216266
Resumo: Esta dissertação objetiva apresentar como se constitui e se expressa a dimensão políticopedagógica do trabalho dos assistentes sociais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs a partir da supervisão de estágio em Serviço Social. As reflexões teóricas e empíricas ocorreram mediante a realização da pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFAR) e Sul-rio-grandense (IFSUL). Buscou-se, através da área da educação profissional, enfatizar a sua importância para o acesso ao direito à educação pela classe trabalhadora, através da expansão da Rede Federal de ensino e conformação da Política de Assistência Estudantil. Analisou-se as demandas institucionais e requisições profissionais para o Serviço Social nos IFs, buscando evidenciar a dimensão políticopedagógica do trabalho profissional. Este espaço sócio-ocupacional se constitui um campo de mediações, que se tornam tanto mais complexas, quanto maior for a quantidade de determinações histórico-sociais, constitutivas do seu tecido social, visto que a educação não é um campo neutro, é um campo em que se disputam interesses de natureza diversa e antagônica. No desenho da pesquisa, identificou-se que a expansão dos Institutos e a nova forma de acesso à educação pública possibilitam o ingresso de estudantes com perfis socioeconômico, político, cultural e ideológico diferenciados, nas diferentes modalidades e níveis de ensino, a partir das ações afirmativas formalizadas pela Lei nº 12.711/2012. Diante deste cenário e das demandas apontadas pelo Movimento estudantil e de trabalhadores da educação no que diz respeito às necessidades dos estudantes das Instituições Federais de Ensino, foi criado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), via Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 (BRASIL, 2010). Nesse Programa, prioritariamente, os assistentes sociais desenvolvem suas atividades profissionais. Assim, procurou-se conhecer os aspectos constitutivos e singulares do trabalho dos assistentes sociais no espaço sócioocupacional dos Institutos, considerando que estes aspectos compõem o processo de supervisão de estágio de campo, atividade que se configura espaço de mediações entre a formação e o trabalho profissional, bem como, desafia aos profissionais a articulação de forma mais contundente das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico– operativa. A investigação envolveu um universo de 14 assistentes sociais distribuídos entre os campi e as Reitorias. Adotou-se uma abordagem teórico-metodológica orientada pelo método dialético crítico, cujas categorias trabalho, historicidade, totalidade, contradição e mediação foram utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa através de um enfoque qualitativo na perspectiva de Minayo. Evidenciou-se, neste estudo, que a dimensão político-pedagógica se constitui no cotidiano profissional, na relação com os estudantes, nas relações institucionais com outros profissionais e nas ações de gestão da Política de educação profissional e de Assistência Estudantil. Concluiu-se que a dimensão político-pedagógica do trabalho do assistente social se expressa na supervisão de estágio de campo, no processo de ensino-aprendizagem ao reconhecer e refletir supervisor e estudantes sobre a realidade profissional desse espaço sócio-ocupacional no âmbito da política de educação; no reconhecimento dos limites e das potencialidade das respostas profissionais ao enfrentamento da questão social, no sentido de avançar na construção do projeto profissional, na perspectiva de uma educação emancipadora. Sendo assim, compreende-se que a supervisão direta de estágio em Serviço Social deve ser potencializada no espaço sócio-ocupacional e garantida pela Universidade, articulada por meio da participação política e organizativa dos órgãos de representação da categoria.
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Analisou-se as demandas institucionais e requisições profissionais para o Serviço Social nos IFs, buscando evidenciar a dimensão políticopedagógica do trabalho profissional. Este espaço sócio-ocupacional se constitui um campo de mediações, que se tornam tanto mais complexas, quanto maior for a quantidade de determinações histórico-sociais, constitutivas do seu tecido social, visto que a educação não é um campo neutro, é um campo em que se disputam interesses de natureza diversa e antagônica. No desenho da pesquisa, identificou-se que a expansão dos Institutos e a nova forma de acesso à educação pública possibilitam o ingresso de estudantes com perfis socioeconômico, político, cultural e ideológico diferenciados, nas diferentes modalidades e níveis de ensino, a partir das ações afirmativas formalizadas pela Lei nº 12.711/2012. Diante deste cenário e das demandas apontadas pelo Movimento estudantil e de trabalhadores da educação no que diz respeito às necessidades dos estudantes das Instituições Federais de Ensino, foi criado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), via Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 (BRASIL, 2010). Nesse Programa, prioritariamente, os assistentes sociais desenvolvem suas atividades profissionais. Assim, procurou-se conhecer os aspectos constitutivos e singulares do trabalho dos assistentes sociais no espaço sócioocupacional dos Institutos, considerando que estes aspectos compõem o processo de supervisão de estágio de campo, atividade que se configura espaço de mediações entre a formação e o trabalho profissional, bem como, desafia aos profissionais a articulação de forma mais contundente das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico– operativa. A investigação envolveu um universo de 14 assistentes sociais distribuídos entre os campi e as Reitorias. Adotou-se uma abordagem teórico-metodológica orientada pelo método dialético crítico, cujas categorias trabalho, historicidade, totalidade, contradição e mediação foram utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa através de um enfoque qualitativo na perspectiva de Minayo. Evidenciou-se, neste estudo, que a dimensão político-pedagógica se constitui no cotidiano profissional, na relação com os estudantes, nas relações institucionais com outros profissionais e nas ações de gestão da Política de educação profissional e de Assistência Estudantil. Concluiu-se que a dimensão político-pedagógica do trabalho do assistente social se expressa na supervisão de estágio de campo, no processo de ensino-aprendizagem ao reconhecer e refletir supervisor e estudantes sobre a realidade profissional desse espaço sócio-ocupacional no âmbito da política de educação; no reconhecimento dos limites e das potencialidade das respostas profissionais ao enfrentamento da questão social, no sentido de avançar na construção do projeto profissional, na perspectiva de uma educação emancipadora. Sendo assim, compreende-se que a supervisão direta de estágio em Serviço Social deve ser potencializada no espaço sócio-ocupacional e garantida pela Universidade, articulada por meio da participação política e organizativa dos órgãos de representação da categoria.This dissertation aims to present how the political-pedagogical dimension of the work of social workers in the Federal Institutes of Education, Science and Technology - FIs is constituted and expressed through the supervision of internship in Social Work. Theoretical and empirical reflections took place through research at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFAR) and Sul-rio-grandense (IFSUL). We sought, through the professional education area, to emphasize its importance for the access to the right to education by the working class, through the expansion of the Federal Education Network and the formation of the Student Assistance Policy. The institutional demands and professional requirements for Social Work in the FIs were analyzed, seeking to highlight the political-pedagogical dimension of professional work. This socio-occupational space constitutes a field of mediations, which become all the more complex, the greater the amount of historical-social determinations, constituting its social fabric, since education is not a neutral field, it is a field in that interests of diverse and antagonistic nature are disputed. In the research design, it was identified that the expansion of the Institutes and the new form of access to public education allow the entry of students with different socioeconomic, political, cultural and ideological profiles, in the different modalities and levels of education, from the actions statements formalized by Law No. 12,711 / 2012. In view of this scenario and the demands pointed out by the student movement and education workers with regard to the needs of students at Federal Education Institutions, the National Student Assistance Program (PNAES) was created, via Decree nº 7,234, of 19 July 2010 (BRASIL, 2010). In this Program, as a priority, social workers develop their professional activities. Thus, we sought to know the constitutive and singular aspects of the work of social workers in the socio-occupational space of the Institutes, considering that these aspects make up the process of supervision of field internship, an activity that is configured as a space of mediations between training and training. professional work, as well as, challenges professionals to articulate more forcefully the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative dimensions. The investigation involved a universe of 14 social workers distributed among the campuses and the Rectories. A theoretical-methodological approach was adopted, guided by the critical dialectical method, whose categories work, historicity, totality, contradiction and mediation were used for the development of the research through a qualitative approach in the perspective of Minayo. It was evident in this study that the political-pedagogical dimension is constituted in the professional routine, in the relationship with students, in institutional relations with other professionals and in the management actions of the Professional education and Student Assistance Policy. It was concluded that the political-pedagogical dimension of the work of the social worker is expressed in the supervision of field internship, in the teaching-learning process by recognizing and reflecting supervisor and students about the professional reality of this socio-occupational space within the scope of the education; in the recognition of the limits and potential of professional responses to facing the social issue, in the sense of advancing in the construction of the professional project, in the perspective of an emancipatory education. Thus, it is understood that the direct supervision of internship in Social Work must be enhanced in the socio-occupational space and guaranteed by the University, articulated through the political and organizational participation of the representative bodies of the category.application/pdfporServiço socialProjeto ético-políticoAssistente socialFormação profissionalEducação profissionalEstágio supervisionadoSocial WorkProfessional workProfessional trainingSupervision of internshipPolitical-pedagogical dimensionA dimensão político-pedagógica do Serviço Social nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119965.pdf.txt001119965.pdf.txtExtracted Texttext/plain362845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216266/2/001119965.pdf.txt8767c84b376f2eded658c01a890babb2MD52ORIGINAL001119965.pdfTexto completoapplication/pdf1276853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216266/1/001119965.pdff4341440998b1d19e09edec043dc1d1eMD5110183/2162662020-12-10 05:10:38.53864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-10T07:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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