Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78760 |
Resumo: | O presente estudo objetiva investigar a relação existente entre o desenvolvimento da competência musical das crianças que compõem a Orquestra de Flautas Heitor Villa Lobos e o desenvolvimento sociocultural da comunidade, procurando identificar de que forma a conquista dessa competência é influenciada pela interação: música-escola, música-família e música-comunidade em geral, bem como de que forma essa competência musical tem contribuído com a transformação social da comunidade. Para investigarmos este objeto de estudo, estaremos analisando a importância do meio social no desenvolvimento humano, procurando estabelecer um diálogo entre autores como: Henri Wallon, Piaget, Vigotsky, Urie Brofembrenner, Peter Smith, entre outros citados que abordam sobre a importância do meio social para o desenvolvimento humano. Do ponto de vista musical, estaremos buscando fundamento teórico em Jane W Davidson; Michael J. A Howe; John Sloboda e David Hargreaves; Isabelle Peretz (2006) Johanella Tafuri (2008) e Maffioletti (2011), que discutem sobre os fatores de desenvolvimento da competência musical. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a realização do estudo de caso de caráter etnográfico através de observações de aulas, ensaios e apresentações, bem como através da inserção no dia a dia da comunidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e conversas informais como procedimento complementar da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que o contexto sociocultural é fundante para o desenvolvimento da competência musical, ao mesmo tempo em que é fortemente impactado por essa competência, repercutindo diretamente na família, na escola e na comunidade em geral. |
id |
URGS_2c6cfdfe6cfc05175b677630764cbb52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78760 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souto, Carlos Augusto PinheiroCraidy, Carmem Maria2013-10-09T01:48:25Z2013http://hdl.handle.net/10183/78760000900108O presente estudo objetiva investigar a relação existente entre o desenvolvimento da competência musical das crianças que compõem a Orquestra de Flautas Heitor Villa Lobos e o desenvolvimento sociocultural da comunidade, procurando identificar de que forma a conquista dessa competência é influenciada pela interação: música-escola, música-família e música-comunidade em geral, bem como de que forma essa competência musical tem contribuído com a transformação social da comunidade. Para investigarmos este objeto de estudo, estaremos analisando a importância do meio social no desenvolvimento humano, procurando estabelecer um diálogo entre autores como: Henri Wallon, Piaget, Vigotsky, Urie Brofembrenner, Peter Smith, entre outros citados que abordam sobre a importância do meio social para o desenvolvimento humano. Do ponto de vista musical, estaremos buscando fundamento teórico em Jane W Davidson; Michael J. A Howe; John Sloboda e David Hargreaves; Isabelle Peretz (2006) Johanella Tafuri (2008) e Maffioletti (2011), que discutem sobre os fatores de desenvolvimento da competência musical. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a realização do estudo de caso de caráter etnográfico através de observações de aulas, ensaios e apresentações, bem como através da inserção no dia a dia da comunidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e conversas informais como procedimento complementar da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que o contexto sociocultural é fundante para o desenvolvimento da competência musical, ao mesmo tempo em que é fortemente impactado por essa competência, repercutindo diretamente na família, na escola e na comunidade em geral.The present study aims to investigate the relationship between the development of musical competence of children who comprise the Orchestra Flutes Heitor Villa Lobos and cultural development of the community, seeking to identify how the achievement of this competence is influenced by the interaction: music-school, music family-and-music community in general, as well as how that musical competence has contributed to social change in the community.To investigate this object of study will be analyzing the importance of the social environment on human development seeking to establish a dialogue between authors such as Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Urie Brofembrenner, Peter Smith, among others cited that discuss the importance of the social environment for human development. From the musical point of view we are seeking theoretical foundation for Jane W Davidson, Michael J. The Howe, John Sloboda and David Hargreaves; Isabelle Peretz (2006) Johanella Tafuri (2008) e Maffioletti (2011), arguing about the factors for the development of musical competence. The research methodology has a qualitative approach to the study of ethnographic case through observations of lessons, rehearsals and performances, and by inserting in daily community. Interviews were semi-structured questionnaires and informal conversations as a complementary procedure of the research. The survey results showed that the sociocultural context is foundational to the development of musical competence, while it is strongly affected by this power has a direct impact on the family, at school and in the wider community.application/pdfporEducação musicalInclusão socialPeriferiaMusic educationMusical competencePeripherySocial inclusionOrquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900108.pdf000900108.pdfTexto completoapplication/pdf3892021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/1/000900108.pdfd9fa488c276640925c3e32194bd34372MD51TEXT000900108.pdf.txt000900108.pdf.txtExtracted Texttext/plain290715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/2/000900108.pdf.txt3ee9a9ebe12142a3bcfc954a1e88e787MD52THUMBNAIL000900108.pdf.jpg000900108.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/3/000900108.pdf.jpg4aea3a228965f38f5f1ba8229ad2a8b5MD5310183/787602018-10-17 08:56:06.319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:56:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
title |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
spellingShingle |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular Souto, Carlos Augusto Pinheiro Educação musical Inclusão social Periferia Music education Musical competence Periphery Social inclusion |
title_short |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
title_full |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
title_fullStr |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
title_full_unstemmed |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
title_sort |
Orquestra Villa – Lobos : o impacto da competência musical no desenvolvimento sociocultural de um contexto popular |
author |
Souto, Carlos Augusto Pinheiro |
author_facet |
Souto, Carlos Augusto Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Carlos Augusto Pinheiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
contributor_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Inclusão social Periferia |
topic |
Educação musical Inclusão social Periferia Music education Musical competence Periphery Social inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music education Musical competence Periphery Social inclusion |
description |
O presente estudo objetiva investigar a relação existente entre o desenvolvimento da competência musical das crianças que compõem a Orquestra de Flautas Heitor Villa Lobos e o desenvolvimento sociocultural da comunidade, procurando identificar de que forma a conquista dessa competência é influenciada pela interação: música-escola, música-família e música-comunidade em geral, bem como de que forma essa competência musical tem contribuído com a transformação social da comunidade. Para investigarmos este objeto de estudo, estaremos analisando a importância do meio social no desenvolvimento humano, procurando estabelecer um diálogo entre autores como: Henri Wallon, Piaget, Vigotsky, Urie Brofembrenner, Peter Smith, entre outros citados que abordam sobre a importância do meio social para o desenvolvimento humano. Do ponto de vista musical, estaremos buscando fundamento teórico em Jane W Davidson; Michael J. A Howe; John Sloboda e David Hargreaves; Isabelle Peretz (2006) Johanella Tafuri (2008) e Maffioletti (2011), que discutem sobre os fatores de desenvolvimento da competência musical. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a realização do estudo de caso de caráter etnográfico através de observações de aulas, ensaios e apresentações, bem como através da inserção no dia a dia da comunidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e conversas informais como procedimento complementar da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que o contexto sociocultural é fundante para o desenvolvimento da competência musical, ao mesmo tempo em que é fortemente impactado por essa competência, repercutindo diretamente na família, na escola e na comunidade em geral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-09T01:48:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78760 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000900108 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78760 |
identifier_str_mv |
000900108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/1/000900108.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/2/000900108.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78760/3/000900108.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9fa488c276640925c3e32194bd34372 3ee9a9ebe12142a3bcfc954a1e88e787 4aea3a228965f38f5f1ba8229ad2a8b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085270937141248 |