Professoras : uma lição de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200696 |
Resumo: | O presente trabalho pretende entender porque as professoras de séries iniciais optam por este nível de ensino e permanecem nele. Para isto, foram entrevistadas quatro professoras alfabetizadoras, nascidas na década de 60 e, reconhecidas por sua competência profissional. Procurou-se conhecer suas trajetórias de vida e, assim, desvelar os esquemas internalizados desde a primeira educação familiar e constantemente atualizados ao longo da vivência social. Estes esquemas, conforme o sociólogo francês Pierre Bourdieu, funcionam como princípio orientador de todas as práticas. Ou seja: são as estruturas que orientam as disposições destas mulheres não só quando optam pela profissão docente, mas também enquanto se tornam as professoras que são hoje. O método de História de Vida utilizado permite relacionar as interações nos mais diversos momentos da vida de cada professora entrevistada e como ela mobiliza seus conhecimentos e valores para se tornar a profissional que é hoje.Reconhece-se que cada história é singular, cada processo de formação é único. No entanto, muitos fatos e sentimentos relatados podem ser considerados comuns enquanto outros não apresentam qualquer semelhança. Para a compreensão de tais fatos e sentimentos, recorreu-se a contribuição de diversas áreas do conhecimento, principalmente da sociologia e da psicologia.Considera-se que os acontecimentos da vida pessoal das informantes deste estudo repercutiram com tal intensidade nas suas vidas profissionais que tornou-se necessário entender porque e como aqueles acontecimentos influenciaram e foram por sua vez influenciados pela maneira destas professoras viverem sua profissão. |
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