Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldani, Andréia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34139
Resumo: A articulação entre as necessidades da prática pedagógica da Educação Básica do litoral norte do RS e o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino Superior - IES comunitária é o objetivo do presente trabalho. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na linha de pesquisa: Universidade Teoria e Prática do PPG Educação UFRGS. Toma por base uma triangulação entre um estudo teórico inicial, a partir das leituras realizadas sobre a formação de professores, com fundamentação teórica emKrahe, Tardif, Sacristán, Fiorentini, dentre outros. No segundo momento, realiza-se a análise dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei 9.394/96, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares para o curso de Matemática que orientam e organizam a estrutura de um curso de graduação, modalidade licenciatura. Inclui-se, também, a leitura dos documentos Projeto Político Pedagógico do Curso em análise e o Projeto Político Pedagógico da Instituição que constituiu o espaço de pesquisa. O terceiro momento, uma entrevista semiestruturada com os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática I, do Ensino Fundamental, séries finais. As reflexões construídas com os resultados desse estudo apontam no sentido de um curso de Matemática, com estrutura e organização curricular atualizada, que se aproxima das reais necessidades de ensino e de práticas pedagógicas circundantes no espaço escolar da educação básica daquela região.
id URGS_3524e3aafe55c334190daa7d11a6cfc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34139
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Goldani, AndréiaKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2011-11-09T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/34139000791552A articulação entre as necessidades da prática pedagógica da Educação Básica do litoral norte do RS e o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino Superior - IES comunitária é o objetivo do presente trabalho. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na linha de pesquisa: Universidade Teoria e Prática do PPG Educação UFRGS. Toma por base uma triangulação entre um estudo teórico inicial, a partir das leituras realizadas sobre a formação de professores, com fundamentação teórica emKrahe, Tardif, Sacristán, Fiorentini, dentre outros. No segundo momento, realiza-se a análise dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei 9.394/96, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares para o curso de Matemática que orientam e organizam a estrutura de um curso de graduação, modalidade licenciatura. Inclui-se, também, a leitura dos documentos Projeto Político Pedagógico do Curso em análise e o Projeto Político Pedagógico da Instituição que constituiu o espaço de pesquisa. O terceiro momento, uma entrevista semiestruturada com os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática I, do Ensino Fundamental, séries finais. As reflexões construídas com os resultados desse estudo apontam no sentido de um curso de Matemática, com estrutura e organização curricular atualizada, que se aproxima das reais necessidades de ensino e de práticas pedagógicas circundantes no espaço escolar da educação básica daquela região.The articulation between the necessities and the pedagogical practice in Basic Education of north shore in Rio Grande do Sul and the curriculum of a Teaching Degree in Mathematics in a Graduation Course Institution (comunity IES) is the objective of the present work. It is formed by a qualitative research, developed in research line: University and Practice of PPG Education UFRGS. It takes as its base a triangle in a initial theoretical study, from the reading made about teachers' formation with theoretical foundations in Krahe, Tardif, Sacristán, Fiorentini, among others. In a second part, there is an analysis of documents DiretrizesCurricularesNacionais (National Curriculum Directions), Law 9.394/96, National Directions to Teachers' Formation and the Curriculum Directions to Mathematics course that guide and organize the structure of a graduation course, teaching degree modality. There is also a reading of documents Pedagogical Political Project of Course in analysis and the Pedagogical Political Project of the Institution that constituted the research field. The third part is an interview partially structured with students of Supervised Internship in Mathematics I, Basic School, final grades. The reflection built up from the results of this study indicates a Mathematics course with up to date curriculum structure and organization, that approaches to real necessities of teaching and pedagogical practices present in school of basic education of this region.application/pdfporEducação básicaCurrículoProfessorFormaçãoPrática pedagógicaMatemáticaTeaching degreeCurriculum of mathematics coursePedagogical practicesTeachers' formationFormação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000791552.pdf.txt000791552.pdf.txtExtracted Texttext/plain212382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/2/000791552.pdf.txt23e7734171339224b746948a79ef2761MD52ORIGINAL000791552.pdf000791552.pdfTexto completoapplication/pdf1389485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/1/000791552.pdf7c60bee253a41d30d1b75c7711992427MD51THUMBNAIL000791552.pdf.jpg000791552.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/3/000791552.pdf.jpg307b521bd489d791bb0a9c66e4e8aa3aMD5310183/341392018-10-05 09:04:22.045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T12:04:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
title Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
spellingShingle Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
Goldani, Andréia
Educação básica
Currículo
Professor
Formação
Prática pedagógica
Matemática
Teaching degree
Curriculum of mathematics course
Pedagogical practices
Teachers' formation
title_short Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
title_full Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
title_fullStr Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
title_full_unstemmed Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
title_sort Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
author Goldani, Andréia
author_facet Goldani, Andréia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldani, Andréia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
contributor_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Currículo
Professor
Formação
Prática pedagógica
Matemática
topic Educação básica
Currículo
Professor
Formação
Prática pedagógica
Matemática
Teaching degree
Curriculum of mathematics course
Pedagogical practices
Teachers' formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching degree
Curriculum of mathematics course
Pedagogical practices
Teachers' formation
description A articulação entre as necessidades da prática pedagógica da Educação Básica do litoral norte do RS e o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino Superior - IES comunitária é o objetivo do presente trabalho. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na linha de pesquisa: Universidade Teoria e Prática do PPG Educação UFRGS. Toma por base uma triangulação entre um estudo teórico inicial, a partir das leituras realizadas sobre a formação de professores, com fundamentação teórica emKrahe, Tardif, Sacristán, Fiorentini, dentre outros. No segundo momento, realiza-se a análise dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei 9.394/96, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares para o curso de Matemática que orientam e organizam a estrutura de um curso de graduação, modalidade licenciatura. Inclui-se, também, a leitura dos documentos Projeto Político Pedagógico do Curso em análise e o Projeto Político Pedagógico da Instituição que constituiu o espaço de pesquisa. O terceiro momento, uma entrevista semiestruturada com os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática I, do Ensino Fundamental, séries finais. As reflexões construídas com os resultados desse estudo apontam no sentido de um curso de Matemática, com estrutura e organização curricular atualizada, que se aproxima das reais necessidades de ensino e de práticas pedagógicas circundantes no espaço escolar da educação básica daquela região.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-09T01:19:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000791552
url http://hdl.handle.net/10183/34139
identifier_str_mv 000791552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/2/000791552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/1/000791552.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34139/3/000791552.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23e7734171339224b746948a79ef2761
7c60bee253a41d30d1b75c7711992427
307b521bd489d791bb0a9c66e4e8aa3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085214232248320