Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karla Dias de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10553
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004).
id URGS_384c63208acc48cf8821439b88dbbbac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10553
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Karla Dias deHentschke, Liane2007-08-30T05:13:12Z2007http://hdl.handle.net/10183/10553000595695Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004).The purpose of this study is to investigate the profile of piano teachers in Porto Alegre/RS, as to their formation and performance. Other goals include the characterization of these teachers’ formation and their involvement as teachers, identifying the reasons and/or motives of this professional choice. For the analysis of the data, this research is sustained by established theoretical principles in the professionalization of education according to Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004). As for the research method, an intersectional survey with active piano teachers in Porto Alegre was conducted; the sample “snow ball” was employed as the strategy to obtain indications from these teachers. The data was gathered through an automanaged questionnaire which was answered by 104 teachers. The results showed that the teachers who are active as piano teachers in Porto Alegre seem to approach the models for the improvised teacher, the teacher craftsman and the professional teacher, according to models based on Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004).application/pdfporFormação de professores : MúsicaProfessores de piano : Formação e atuaçãoEducacao musical : PianoPiano teacherFormation profilePerformance profileTeaching professsionalizationProfessores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595695.pdf000595695.pdfTexto completoapplication/pdf759217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/1/000595695.pdf85cba4d83bffc2a4370d6d0e1c5d8123MD51TEXT000595695.pdf.txt000595695.pdf.txtExtracted Texttext/plain255754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/2/000595695.pdf.txtcc310dbeae42a01a6db5165882dde186MD52THUMBNAIL000595695.pdf.jpg000595695.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/3/000595695.pdf.jpgc1c7b0f83dd245345c2ccab488768435MD5310183/105532018-10-17 07:24:20.657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:24:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
title Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
spellingShingle Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
Oliveira, Karla Dias de
Formação de professores : Música
Professores de piano : Formação e atuação
Educacao musical : Piano
Piano teacher
Formation profile
Performance profile
Teaching professsionalization
title_short Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
title_full Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
title_fullStr Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
title_sort Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
author Oliveira, Karla Dias de
author_facet Oliveira, Karla Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Karla Dias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hentschke, Liane
contributor_str_mv Hentschke, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores : Música
Professores de piano : Formação e atuação
Educacao musical : Piano
topic Formação de professores : Música
Professores de piano : Formação e atuação
Educacao musical : Piano
Piano teacher
Formation profile
Performance profile
Teaching professsionalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Piano teacher
Formation profile
Performance profile
Teaching professsionalization
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004).
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-30T05:13:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10553
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000595695
url http://hdl.handle.net/10183/10553
identifier_str_mv 000595695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/1/000595695.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/2/000595695.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/3/000595695.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85cba4d83bffc2a4370d6d0e1c5d8123
cc310dbeae42a01a6db5165882dde186
c1c7b0f83dd245345c2ccab488768435
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308949976612864