Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10553 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). |
id |
URGS_384c63208acc48cf8821439b88dbbbac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10553 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Karla Dias deHentschke, Liane2007-08-30T05:13:12Z2007http://hdl.handle.net/10183/10553000595695Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004).The purpose of this study is to investigate the profile of piano teachers in Porto Alegre/RS, as to their formation and performance. Other goals include the characterization of these teachers’ formation and their involvement as teachers, identifying the reasons and/or motives of this professional choice. For the analysis of the data, this research is sustained by established theoretical principles in the professionalization of education according to Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004). As for the research method, an intersectional survey with active piano teachers in Porto Alegre was conducted; the sample “snow ball” was employed as the strategy to obtain indications from these teachers. The data was gathered through an automanaged questionnaire which was answered by 104 teachers. The results showed that the teachers who are active as piano teachers in Porto Alegre seem to approach the models for the improvised teacher, the teacher craftsman and the professional teacher, according to models based on Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004).application/pdfporFormação de professores : MúsicaProfessores de piano : Formação e atuaçãoEducacao musical : PianoPiano teacherFormation profilePerformance profileTeaching professsionalizationProfessores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595695.pdf000595695.pdfTexto completoapplication/pdf759217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/1/000595695.pdf85cba4d83bffc2a4370d6d0e1c5d8123MD51TEXT000595695.pdf.txt000595695.pdf.txtExtracted Texttext/plain255754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/2/000595695.pdf.txtcc310dbeae42a01a6db5165882dde186MD52THUMBNAIL000595695.pdf.jpg000595695.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/3/000595695.pdf.jpgc1c7b0f83dd245345c2ccab488768435MD5310183/105532018-10-17 07:24:20.657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:24:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
title |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS Oliveira, Karla Dias de Formação de professores : Música Professores de piano : Formação e atuação Educacao musical : Piano Piano teacher Formation profile Performance profile Teaching professsionalization |
title_short |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
title_full |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
title_sort |
Professores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS |
author |
Oliveira, Karla Dias de |
author_facet |
Oliveira, Karla Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Karla Dias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hentschke, Liane |
contributor_str_mv |
Hentschke, Liane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores : Música Professores de piano : Formação e atuação Educacao musical : Piano |
topic |
Formação de professores : Música Professores de piano : Formação e atuação Educacao musical : Piano Piano teacher Formation profile Performance profile Teaching professsionalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Piano teacher Formation profile Performance profile Teaching professsionalization |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-08-30T05:13:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10553 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000595695 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10553 |
identifier_str_mv |
000595695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/1/000595695.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/2/000595695.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10553/3/000595695.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85cba4d83bffc2a4370d6d0e1c5d8123 cc310dbeae42a01a6db5165882dde186 c1c7b0f83dd245345c2ccab488768435 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308949976612864 |