A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froehlich, Cátia Cilene Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226161
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é identificar como a fronteira internacional é ensinada na educação básica pelos professores de diferentes pontos do território nacional, situados em municípios de fronteira. Para isso, foram realizadas entrevistas e análise dos materiais didáticos utilizados nas aulas de professores trabalhadores e/ou residentes em municípios localizados na fronteira brasileira. Foi analisada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador da educação básica, a fim de comparar as práticas de ensino da fronteira internacional realizadas pelos professores participantes da pesquisa com as diretrizes e orientações deste documento e explicitar como os diferentes conceitos de fronteira são ensinados em sua variação relacionada ao lugar de trabalho dos docentes. Após a análise dos dados obtidos com os educadores, as principais conclusões são de que as condições fronteiriças de cada professor influenciam em sua forma de ensinar o conteúdo fronteira. A vivência em uma cidade localizada na fronteira internacional, as relações de troca com o país vizinho, a importância que a escola dá a integração cultural entre os dois lados são importantes para que a fronteira ensinada seja a vivenciada no dia- a-dia de professores e alunos e não somente a fronteira estatal e burocrática presente nos livros didáticos e no currículo escolar nacional, que prioriza a visão hegemônica de fronteira, evidenciando a ausência de políticas educacionais mais locais e regionais que contemplariam de maneira mais satisfatória o ensino de e na fronteira. As políticas nacionais não dão conta de explicitar as particularidades de cada fronteira, logo caberia aos estados e aos municípios, entes do poder público mais próximos da realidade fronteiriça, de criarem e ofertarem currículos e políticas educacionais que atendam com melhor qualidade e eficácia as demandas das particularidades das escolas, alunos e professores atuantes na fronteira internacional.
id URGS_3d80433484f26d313fc8013a3b127cd9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226161
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Froehlich, Cátia Cilene PereiraDorfman, Adriana2021-08-26T04:09:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/226161001130631O objetivo geral deste trabalho é identificar como a fronteira internacional é ensinada na educação básica pelos professores de diferentes pontos do território nacional, situados em municípios de fronteira. Para isso, foram realizadas entrevistas e análise dos materiais didáticos utilizados nas aulas de professores trabalhadores e/ou residentes em municípios localizados na fronteira brasileira. Foi analisada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador da educação básica, a fim de comparar as práticas de ensino da fronteira internacional realizadas pelos professores participantes da pesquisa com as diretrizes e orientações deste documento e explicitar como os diferentes conceitos de fronteira são ensinados em sua variação relacionada ao lugar de trabalho dos docentes. Após a análise dos dados obtidos com os educadores, as principais conclusões são de que as condições fronteiriças de cada professor influenciam em sua forma de ensinar o conteúdo fronteira. A vivência em uma cidade localizada na fronteira internacional, as relações de troca com o país vizinho, a importância que a escola dá a integração cultural entre os dois lados são importantes para que a fronteira ensinada seja a vivenciada no dia- a-dia de professores e alunos e não somente a fronteira estatal e burocrática presente nos livros didáticos e no currículo escolar nacional, que prioriza a visão hegemônica de fronteira, evidenciando a ausência de políticas educacionais mais locais e regionais que contemplariam de maneira mais satisfatória o ensino de e na fronteira. As políticas nacionais não dão conta de explicitar as particularidades de cada fronteira, logo caberia aos estados e aos municípios, entes do poder público mais próximos da realidade fronteiriça, de criarem e ofertarem currículos e políticas educacionais que atendam com melhor qualidade e eficácia as demandas das particularidades das escolas, alunos e professores atuantes na fronteira internacional.El objetivo general de este trabajo es identificar cómo la frontera internacional es enseñada en educación básica por docentes de diferentes puntos del territorio nacional, ubicados en municipios fronterizos. Para ello, se llevaron a cabo entrevistas y análisis de materiales didácticos utilizados en las clases de maestros en activo y / o residentes en municipios ubicados en la frontera brasileña. Se analizó la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento rector de la educación básica, con el fin de comparar las prácticas docentes de la frontera internacional realizadas por los docentes participantes en la investigación con los lineamientos y lineamientos de este documento y explicar cómo los diferentes conceptos de frontera se enseñan en su variación relacionada con el lugar de trabajo de los docentes. Luego de analizar los datos obtenidos de los educadores, las principales conclusiones son que las condiciones de frontera de cada docente influyen en su forma de enseñar los contenidos de frontera. La experiencia en una ciudad ubicada en la frontera internacional, las relaciones de intercambio con el país vecino, la importancia que le da la escuela a la integración cultural entre los dos lados son importantes para que la frontera enseñada se viva en el día a día de los docentes. y estudiantes y no solo la frontera estatal y burocrática presente en los libros de texto y en el currículo escolar nacional, que prioriza la mirada hegemónica de las fronteras, mostrando la ausencia de políticas educativas más locales y regionales que contemplen mejor la enseñanza de y en la frontera. Las políticas nacionales no logran explicar las particularidades de cada frontera, por lo que correspondería a los estados y municipios, entidades gubernamentales más cercanas a la realidad fronteriza, crear y ofrecer planes de estudio y políticas educativas que atiendan las demandas de las comunidades con mejor calidad y efectividad peculiaridades de las escuelas, estudiantes y docentes que trabajan en la frontera internacional.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaPráticas pedagógicasFronteirasBase Nacional Comum CurricularFronteraEnseñanza de la GeografíaPrácticas pedagógicasCondición fronterizaA Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130631.pdf.txt001130631.pdf.txtExtracted Texttext/plain249922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226161/2/001130631.pdf.txtc7533e8bcfc372a206449129faae2d7dMD52ORIGINAL001130631.pdfTexto completoapplication/pdf6410952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226161/1/001130631.pdf047abc6665767e3bc01497ea9b993934MD5110183/2261612021-09-19 04:31:03.743535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:31:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
title A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
spellingShingle A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
Froehlich, Cátia Cilene Pereira
Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Fronteiras
Base Nacional Comum Curricular
Frontera
Enseñanza de la Geografía
Prácticas pedagógicas
Condición fronteriza
title_short A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
title_full A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
title_fullStr A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
title_full_unstemmed A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
title_sort A Fronteira no ensino básico de Geografia : políticas nacionais e práticas situadas
author Froehlich, Cátia Cilene Pereira
author_facet Froehlich, Cátia Cilene Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Froehlich, Cátia Cilene Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorfman, Adriana
contributor_str_mv Dorfman, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Fronteiras
Base Nacional Comum Curricular
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Fronteiras
Base Nacional Comum Curricular
Frontera
Enseñanza de la Geografía
Prácticas pedagógicas
Condición fronteriza
dc.subject.spa.fl_str_mv Frontera
Enseñanza de la Geografía
Prácticas pedagógicas
Condición fronteriza
description O objetivo geral deste trabalho é identificar como a fronteira internacional é ensinada na educação básica pelos professores de diferentes pontos do território nacional, situados em municípios de fronteira. Para isso, foram realizadas entrevistas e análise dos materiais didáticos utilizados nas aulas de professores trabalhadores e/ou residentes em municípios localizados na fronteira brasileira. Foi analisada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador da educação básica, a fim de comparar as práticas de ensino da fronteira internacional realizadas pelos professores participantes da pesquisa com as diretrizes e orientações deste documento e explicitar como os diferentes conceitos de fronteira são ensinados em sua variação relacionada ao lugar de trabalho dos docentes. Após a análise dos dados obtidos com os educadores, as principais conclusões são de que as condições fronteiriças de cada professor influenciam em sua forma de ensinar o conteúdo fronteira. A vivência em uma cidade localizada na fronteira internacional, as relações de troca com o país vizinho, a importância que a escola dá a integração cultural entre os dois lados são importantes para que a fronteira ensinada seja a vivenciada no dia- a-dia de professores e alunos e não somente a fronteira estatal e burocrática presente nos livros didáticos e no currículo escolar nacional, que prioriza a visão hegemônica de fronteira, evidenciando a ausência de políticas educacionais mais locais e regionais que contemplariam de maneira mais satisfatória o ensino de e na fronteira. As políticas nacionais não dão conta de explicitar as particularidades de cada fronteira, logo caberia aos estados e aos municípios, entes do poder público mais próximos da realidade fronteiriça, de criarem e ofertarem currículos e políticas educacionais que atendam com melhor qualidade e eficácia as demandas das particularidades das escolas, alunos e professores atuantes na fronteira internacional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226161
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130631
url http://hdl.handle.net/10183/226161
identifier_str_mv 001130631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226161/2/001130631.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226161/1/001130631.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7533e8bcfc372a206449129faae2d7d
047abc6665767e3bc01497ea9b993934
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085562029178880