Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217947 |
Resumo: | O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte. |
id |
UFRGS-2_e9821bae7b3cf2d2d606685543a30e6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, SandroCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-02-12T04:06:54Z20201413-2478http://hdl.handle.net/10183/217947001121002O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.This article results from an ethnographic investigation that, based on contributions from the social studies of childhood, aimed to research the production of ludic cultures by pre-school children in early childhood education. Methodologically, we used the strategies of observation, written and photographic records, and conversation circles with children. Based on the analyses, the gestures, affective relationships, and musicalities expressed by the children were mapped as analytical units that illustrate the production of ludic cultures in everyday situations that are not necessarily linked to playing. Through the research, we could infer that ludic cultures relate to the children’s sensitivity in recognizing playful experiences, including aspects that escape their cultural references, when they find themselves emotionally involved in situations not yet experienced in the various environments of which they are part.El artículo se deriva de una investigación etnográfica que, a partir de las contribuciones de los estudios sociales de la infancia, objetivó investigar la producción de culturas lúdicas por niños en la educación infantil. Metodológicamente se utilizaron, la observación, los registros escritos, fotográficos y las ruedas de conversación con los niños. Con base en los análisis, se mapearon las gestualidades, las relaciones afectivas y las musicalidades expresadas por los niños como unidades analíticas que ilustran la producción de las culturas lúdicas en situaciones cotidianas que no se encuentran necesariamente asociadas a los juegos. A través de la investigación, se pudo inferir que las culturas lúdicas corresponden a la sensibilidad de los niños en reconocer experiencias lúdicas, incluso en lo que escapa a sus referencias culturales, cuando se perciben involucrados afectivamente en situaciones todavía no experimentadas en los varios ambientes de los cuales forman parte.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (jan./dez. 2020), p. 1-23, e250060Educação infantilPré-escolaLudicidadeEarly childhood educationLudic culturesPre-schoolEducación infantilCulturas lúdicasEducación preescolarRelações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escolaRelaciones afectivas, gestualidades y musicalidades : culturas lúdicas infantiles en la educación preescolarAffective relationships, gesturality, and musicality : children’s ludic cultures in pre-school educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121002.pdf.txt001121002.pdf.txtExtracted Texttext/plain75037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/2/001121002.pdf.txt6a9dbec1a352c268d85458cf7dae918fMD52ORIGINAL001121002.pdfTexto completoapplication/pdf226618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/1/001121002.pdf43090bb3513b6211d20344e844bc171cMD5110183/2179472021-03-09 04:48:26.95909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Relaciones afectivas, gestualidades y musicalidades : culturas lúdicas infantiles en la educación preescolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Affective relationships, gesturality, and musicality : children’s ludic cultures in pre-school education |
title |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
spellingShingle |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola Machado, Sandro Educação infantil Pré-escola Ludicidade Early childhood education Ludic cultures Pre-school Educación infantil Culturas lúdicas Educación preescolar |
title_short |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
title_full |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
title_fullStr |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
title_full_unstemmed |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
title_sort |
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola |
author |
Machado, Sandro |
author_facet |
Machado, Sandro Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sandro Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pré-escola Ludicidade |
topic |
Educação infantil Pré-escola Ludicidade Early childhood education Ludic cultures Pre-school Educación infantil Culturas lúdicas Educación preescolar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Ludic cultures Pre-school |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación infantil Culturas lúdicas Educación preescolar |
description |
O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-12T04:06:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217947 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121002 |
identifier_str_mv |
1413-2478 001121002 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (jan./dez. 2020), p. 1-23, e250060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/2/001121002.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/1/001121002.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a9dbec1a352c268d85458cf7dae918f 43090bb3513b6211d20344e844bc171c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225008275521536 |