A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borowski, Eduardo Batista Von
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258709
Resumo: Esta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado.
id URGS_40d80553e8bfcca4eb9beccdddfb3ce8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258709
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Borowski, Eduardo Batista VonBossle, Fabiano2023-05-31T03:26:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/258709001169474Esta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado.This thesis has as its research theme Physical Education (EFI) as a curricular component in Integrated Secondary Technical School (EMI) and seeks, through an epistemic minga based on the epistemologies of the South, to understand the constitution of the educational project of school Physical Education in Integrated Secondary Technical School of two Campi of a Federal Institute of Education, Science and Technology. The research problem that synthesizes the concern regarding the constitution of a school Physical Education based on the principles of Integrated High School as described in the National Curriculum Guidelines for High School Technical Professional Education is sulted by the question: How does school Physical Education comes being built in the Integrated Secondary Technical School of two Campi of a Federal Institute of Education, Science, and Technology? Anchored in the perspective of Southern epistemologies and Freirian critical pedagogy, we assume an epistemic minga composed of: review of literature, document analysis, and craft workshops in the South, as methodological procedures to achieve the proposed objectives. We evidenced absences produced by the structural duality in professional training about the dimension of body culture and explained with the Physical Education curricular component. So that, collated by the Integrated Secondary Technical School project and supported by its principles, we can evidence the emergence of a Physical Education supported by a pedagogical praxis that problematizes realities and deals with potentially critical knowledge of body culture with a view to humanization. We understand that Physical Education in Integrated Secondary Technical School in the two Campi investigated has been built critically and reflectively, facing the fragmentation of knowledge of body culture and traditional aspects about the methodological procedures of Physical Education linked to the logic of banking model of education, from an ecology of knowledge that emerges from the social practice of students, having a research as a pedagogical principle and works as an educational principle structuring axes for the realization of the principles of Integrated Secondary Technical School.Esta tesis tiene como tema de investigación la Educación Física (EFI) como componente curricular en el Bachillerato Integrado (EMI) y busca, a través de una cooperación epistémica basada en las epistemologías del Sur, comprender la constitución del proyecto educativo de Educación Física escolar en el Bachillerato Integrado de dos Campus de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología. El problema de investigación que sintetiza la preocupación con relación a la constitución de una Educación Física escolar, basada en los principios de la Escuela Secundaria Integrada, tal como se describe en los Guías Curriculares Nacionales para la Educación Técnica Profesional Profesional de la Escuela Secundaria, está planteado por la pregunta: ¿Cómo se construye en la Escuela Secundaria Integrada la Educación Física Escolar en dos Campi de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología? Sostenidos en la perspectiva de las epistemologías sureñas y la pedagogía crítica freiriana, asumimos una cooperación epistémica compuesta por: revisión bibliográfica, análisis documental y talleres artesanales en el Sur, como procedimientos metodológicos para lograr los objetivos propuestos. Se evidenciaron ausencias producidas por la dualidad estructural en la formación profesional con relación a la dimensión de cultura corporal, explicadas con el componente curricular de Educación Física. De modo que, cotejado por el proyecto Bachillerato Integrado y sustentado en sus principios, podamos evidenciar el surgimiento de una Educación Física sustentada en una praxis pedagógica que problematiza realidades y aborda un conocimiento potencialmente crítico de la cultura corporal con miras a la humanización. Entendemos que la Educación Física en Bachillerato Integrada en los dos Campi investigados se ha construido de manera crítica y reflexiva, enfrentando la fragmentación del conocimiento de la cultura corporal y los aspectos tradicionales en relación a los procedimientos metodológicos de la Educación Física vinculados a la lógica de la educación bancaria, desde una ecología del conocimiento que surge de la práctica social de los estudiantes, teniendo la investigación como principio pedagógico y el trabajo como principio educativo ejes estructurantes para la realización de los principios del Bachillerato Integrado.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioEpistemologiaPedagogia críticaCiência e tecnologiaInstituições de ensino superiorSchool physical educationIntegrated Secondary Technical SchoolSouthern epistemologiesCritical PedagogyFederal Institute of EducationScience and technologyEducación Física EscolarEscuela secundaria integradaEpistemologías del SurInstituto Federal de EducaciónA educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169474.pdf.txt001169474.pdf.txtExtracted Texttext/plain668991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258709/2/001169474.pdf.txt753b360b6f7b5080926c45df9f63d816MD52ORIGINAL001169474.pdfTexto completoapplication/pdf4648632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258709/1/001169474.pdfe24b490b37b012de5e66e95c1f5d783aMD5110183/2587092023-06-01 03:28:06.020541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-01T06:28:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
title A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
spellingShingle A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
Borowski, Eduardo Batista Von
Educação física escolar
Ensino médio
Epistemologia
Pedagogia crítica
Ciência e tecnologia
Instituições de ensino superior
School physical education
Integrated Secondary Technical School
Southern epistemologies
Critical Pedagogy
Federal Institute of Education
Science and technology
Educación Física Escolar
Escuela secundaria integrada
Epistemologías del Sur
Instituto Federal de Educación
title_short A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
title_full A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
title_fullStr A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
title_full_unstemmed A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
title_sort A educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processo
author Borowski, Eduardo Batista Von
author_facet Borowski, Eduardo Batista Von
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borowski, Eduardo Batista Von
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Epistemologia
Pedagogia crítica
Ciência e tecnologia
Instituições de ensino superior
topic Educação física escolar
Ensino médio
Epistemologia
Pedagogia crítica
Ciência e tecnologia
Instituições de ensino superior
School physical education
Integrated Secondary Technical School
Southern epistemologies
Critical Pedagogy
Federal Institute of Education
Science and technology
Educación Física Escolar
Escuela secundaria integrada
Epistemologías del Sur
Instituto Federal de Educación
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Integrated Secondary Technical School
Southern epistemologies
Critical Pedagogy
Federal Institute of Education
Science and technology
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física Escolar
Escuela secundaria integrada
Epistemologías del Sur
Instituto Federal de Educación
description Esta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T03:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258709
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169474
url http://hdl.handle.net/10183/258709
identifier_str_mv 001169474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258709/2/001169474.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258709/1/001169474.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 753b360b6f7b5080926c45df9f63d816
e24b490b37b012de5e66e95c1f5d783a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085619106316288