As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8651 |
Resumo: | As identidades sociais não podem ser estabelecidas a priori, mas são negociadas pelos participantes a cada momento na interação. As pessoas trazem atributos potenciais para a interação face a face que podem ser ressaltados em um encontro particular (ERICKSON, 2001). Partindo dessa perspectiva, este estudo investiga a interação face a face nas aulas de alemão padrão, verificando como as identidades são tornadas relevantes nesse contexto, observando especificamente as ações que envolvem os alunos falantes de dialetos do alemão. Para isso foi feito um trabalho de cunho etnográfico com base na Análise Microetnográfica, (ERICKSON, 1992, 1996) em três turmas de alemão, duas de um Centro de Línguas e de uma turma de uma Universidade em Porto Alegre (RS). Alguns conceitos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) e da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribuem para a análise das identidades ressaltadas nesse contexto. Os resultados da pesquisa sugerem que o conhecimento prévio demonstrado pelos alunos consiste em um atributo de identidade relevante nesse contexto, o que não garante, no entanto, que, em alguns momentos, esses alunos não negociem atributos que demonstrem insegurança e baixa auto-estima em relação à língua que dominam. Apesar disso, parece que as construções identitárias negativas não são reforçadas pelos outros participantes da interação em sala de aula, visto que os alunos falantes de dialeto demonstram ampla participação nas aulas e são reconhecidos como bons alunos pelo professor e por seus colegas. |
id |
URGS_43950f4a3bd225da05e1f999824c04e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8651 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Uflacker, Cristina MarquesSchlatter, Margarete2007-06-06T19:17:57Z2006http://hdl.handle.net/10183/8651000585081As identidades sociais não podem ser estabelecidas a priori, mas são negociadas pelos participantes a cada momento na interação. As pessoas trazem atributos potenciais para a interação face a face que podem ser ressaltados em um encontro particular (ERICKSON, 2001). Partindo dessa perspectiva, este estudo investiga a interação face a face nas aulas de alemão padrão, verificando como as identidades são tornadas relevantes nesse contexto, observando especificamente as ações que envolvem os alunos falantes de dialetos do alemão. Para isso foi feito um trabalho de cunho etnográfico com base na Análise Microetnográfica, (ERICKSON, 1992, 1996) em três turmas de alemão, duas de um Centro de Línguas e de uma turma de uma Universidade em Porto Alegre (RS). Alguns conceitos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) e da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribuem para a análise das identidades ressaltadas nesse contexto. Os resultados da pesquisa sugerem que o conhecimento prévio demonstrado pelos alunos consiste em um atributo de identidade relevante nesse contexto, o que não garante, no entanto, que, em alguns momentos, esses alunos não negociem atributos que demonstrem insegurança e baixa auto-estima em relação à língua que dominam. Apesar disso, parece que as construções identitárias negativas não são reforçadas pelos outros participantes da interação em sala de aula, visto que os alunos falantes de dialeto demonstram ampla participação nas aulas e são reconhecidos como bons alunos pelo professor e por seus colegas.The social identities in talk can not be estabilisched a priori but are negociated by the participants during the course of interaction. People bring to interaction potencial attributes that can become relevant in any particular encounter (Erickson, 2001). From this perspective, this research investigates the face-to-face interaction in German Language Classes, observing how identities become relevant and analyzing the data from three German Language Classes based on the principles of microethnographic research (ERICKSON, 1992, 1996). Two classes took place in a Language School and one at a University in Porto Alegre (RS). Some concepts derived from Conversational Analysis (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) and Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribute to the analysis. The results of this research suggest that the previous knowledge displayed by the students is a relevant identity attribute in this context; however, it does not garantee that those students would not negociate insecurity features in their own language. Even though, it seems that the negative identity attributes are not reinforced by the other participants of interaction in the classroom, once the dialect speakers display active participation in the classroom tasks and they are seen as diligent students by teachers and classmates.application/pdfporLíngua alemãEnsino e aprendizagemIdentidade social e linguagemIdentidade social e letramentoLíngua estrangeiraSocial identitiesFace-to-face interactionDialect speakerAs identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000585081.pdf000585081.pdfTexto completoapplication/pdf706290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/1/000585081.pdf77279ca3b1a52ad21f34d526bd752ac1MD51TEXT000585081.pdf.txt000585081.pdf.txtExtracted Texttext/plain343614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/2/000585081.pdf.txtb370135cc683413ae0b710b449f62b31MD52THUMBNAIL000585081.pdf.jpg000585081.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/3/000585081.pdf.jpg581173f05e3f79f5751bcbcc7de44826MD5310183/86512018-10-18 07:52:04.721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:52:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
title |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
spellingShingle |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos Uflacker, Cristina Marques Língua alemã Ensino e aprendizagem Identidade social e linguagem Identidade social e letramento Língua estrangeira Social identities Face-to-face interaction Dialect speaker |
title_short |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
title_full |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
title_fullStr |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
title_full_unstemmed |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
title_sort |
As identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetos |
author |
Uflacker, Cristina Marques |
author_facet |
Uflacker, Cristina Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uflacker, Cristina Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua alemã Ensino e aprendizagem Identidade social e linguagem Identidade social e letramento Língua estrangeira |
topic |
Língua alemã Ensino e aprendizagem Identidade social e linguagem Identidade social e letramento Língua estrangeira Social identities Face-to-face interaction Dialect speaker |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social identities Face-to-face interaction Dialect speaker |
description |
As identidades sociais não podem ser estabelecidas a priori, mas são negociadas pelos participantes a cada momento na interação. As pessoas trazem atributos potenciais para a interação face a face que podem ser ressaltados em um encontro particular (ERICKSON, 2001). Partindo dessa perspectiva, este estudo investiga a interação face a face nas aulas de alemão padrão, verificando como as identidades são tornadas relevantes nesse contexto, observando especificamente as ações que envolvem os alunos falantes de dialetos do alemão. Para isso foi feito um trabalho de cunho etnográfico com base na Análise Microetnográfica, (ERICKSON, 1992, 1996) em três turmas de alemão, duas de um Centro de Línguas e de uma turma de uma Universidade em Porto Alegre (RS). Alguns conceitos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) e da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribuem para a análise das identidades ressaltadas nesse contexto. Os resultados da pesquisa sugerem que o conhecimento prévio demonstrado pelos alunos consiste em um atributo de identidade relevante nesse contexto, o que não garante, no entanto, que, em alguns momentos, esses alunos não negociem atributos que demonstrem insegurança e baixa auto-estima em relação à língua que dominam. Apesar disso, parece que as construções identitárias negativas não são reforçadas pelos outros participantes da interação em sala de aula, visto que os alunos falantes de dialeto demonstram ampla participação nas aulas e são reconhecidos como bons alunos pelo professor e por seus colegas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:17:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8651 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000585081 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8651 |
identifier_str_mv |
000585081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/1/000585081.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/2/000585081.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8651/3/000585081.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77279ca3b1a52ad21f34d526bd752ac1 b370135cc683413ae0b710b449f62b31 581173f05e3f79f5751bcbcc7de44826 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085089029128192 |