Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96668 |
Resumo: | É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional. |
id |
URGS_45d152eeca384ea642dfc7a3c650848e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96668 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schemes, Gilcinei SouzaHenkin, Helio2014-06-17T02:08:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/96668000919155É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional.It is necessary to be clear about what to do and how to do so that a company meets the expectation of the market in which it operates , and do so profitably . Thus, the definition of a strategy becomes highly relevant in the competitive environment of business. Once defined its strategy, the company has an even greater challenge: its implementation. The implementation of a strategy, on the other hand, to succeed, needs to be constantly monitored, since it requires a large organizational synchrony involving all its departments. In this context, this study has developed a method of strategic management, from the alignment of business processes with the strategic objectives of an organization, based on the concepts of Balanced Scorecard and Business Process Management. This method was applied in a dealership of automotive vehicles, segment of trucks and buses, and the objectives achieved in this work demonstrated the method's ability to contribute to a better strategic and operational performance.application/pdfporGestão estratégicaEstratégia competitivaPlanejamento estratégicoConcessionária de automóveisBalanced scorecardStrategyBalanced scorecardBusiness process managementAlinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919155.pdf000919155.pdfTexto completoapplication/pdf4079881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/1/000919155.pdf7b8daf41760f77d36507adc63003819aMD51TEXT000919155.pdf.txt000919155.pdf.txtExtracted Texttext/plain132024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/2/000919155.pdf.txtbdc0d9804c5a084ef33449d9b78dcf15MD52THUMBNAIL000919155.pdf.jpg000919155.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/3/000919155.pdf.jpge5cc914d99bb0ba8595d495569e677c6MD5310183/966682018-10-18 08:20:26.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:20:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
title |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
spellingShingle |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores Schemes, Gilcinei Souza Gestão estratégica Estratégia competitiva Planejamento estratégico Concessionária de automóveis Balanced scorecard Strategy Balanced scorecard Business process management |
title_short |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
title_full |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
title_fullStr |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
title_full_unstemmed |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
title_sort |
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores |
author |
Schemes, Gilcinei Souza |
author_facet |
Schemes, Gilcinei Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schemes, Gilcinei Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Henkin, Helio |
contributor_str_mv |
Henkin, Helio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão estratégica Estratégia competitiva Planejamento estratégico Concessionária de automóveis Balanced scorecard |
topic |
Gestão estratégica Estratégia competitiva Planejamento estratégico Concessionária de automóveis Balanced scorecard Strategy Balanced scorecard Business process management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategy Balanced scorecard Business process management |
description |
É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-17T02:08:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96668 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96668 |
identifier_str_mv |
000919155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/1/000919155.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/2/000919155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/3/000919155.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b8daf41760f77d36507adc63003819a bdc0d9804c5a084ef33449d9b78dcf15 e5cc914d99bb0ba8595d495569e677c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085289319727104 |