Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schemes, Gilcinei Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96668
Resumo: É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional.
id URGS_45d152eeca384ea642dfc7a3c650848e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96668
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schemes, Gilcinei SouzaHenkin, Helio2014-06-17T02:08:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/96668000919155É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional.It is necessary to be clear about what to do and how to do so that a company meets the expectation of the market in which it operates , and do so profitably . Thus, the definition of a strategy becomes highly relevant in the competitive environment of business. Once defined its strategy, the company has an even greater challenge: its implementation. The implementation of a strategy, on the other hand, to succeed, needs to be constantly monitored, since it requires a large organizational synchrony involving all its departments. In this context, this study has developed a method of strategic management, from the alignment of business processes with the strategic objectives of an organization, based on the concepts of Balanced Scorecard and Business Process Management. This method was applied in a dealership of automotive vehicles, segment of trucks and buses, and the objectives achieved in this work demonstrated the method's ability to contribute to a better strategic and operational performance.application/pdfporGestão estratégicaEstratégia competitivaPlanejamento estratégicoConcessionária de automóveisBalanced scorecardStrategyBalanced scorecardBusiness process managementAlinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919155.pdf000919155.pdfTexto completoapplication/pdf4079881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/1/000919155.pdf7b8daf41760f77d36507adc63003819aMD51TEXT000919155.pdf.txt000919155.pdf.txtExtracted Texttext/plain132024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/2/000919155.pdf.txtbdc0d9804c5a084ef33449d9b78dcf15MD52THUMBNAIL000919155.pdf.jpg000919155.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/3/000919155.pdf.jpge5cc914d99bb0ba8595d495569e677c6MD5310183/966682018-10-18 08:20:26.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:20:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
title Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
spellingShingle Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
Schemes, Gilcinei Souza
Gestão estratégica
Estratégia competitiva
Planejamento estratégico
Concessionária de automóveis
Balanced scorecard
Strategy
Balanced scorecard
Business process management
title_short Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
title_full Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
title_fullStr Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
title_full_unstemmed Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
title_sort Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
author Schemes, Gilcinei Souza
author_facet Schemes, Gilcinei Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schemes, Gilcinei Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henkin, Helio
contributor_str_mv Henkin, Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Estratégia competitiva
Planejamento estratégico
Concessionária de automóveis
Balanced scorecard
topic Gestão estratégica
Estratégia competitiva
Planejamento estratégico
Concessionária de automóveis
Balanced scorecard
Strategy
Balanced scorecard
Business process management
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Balanced scorecard
Business process management
description É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante no ambiente competitivo dos negócios. Uma vez definida sua estratégia, a empresa possui um desafio ainda maior: sua implementação. A implementação de uma estratégia, para ter sucesso, precisa ser constantemente monitorada, pois demanda uma ampla sincronia organizacional, envolvendo todos os seus departamentos. Nesse contexto, este trabalho buscou desenvolver um método de gerenciamento estratégico, a partir do alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos da uma organização, com base nos conceitos de Balanced Scorecard e Business Process Management. Esse método foi aplicado em uma empresa concessionária do setor automotivo, segmento de caminhões e ônibus, e os objetivos atingidos neste trabalho evidenciaram a capacidade do método de contribuir para um melhor desempenho estratégico e operacional.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-17T02:08:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96668
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919155
url http://hdl.handle.net/10183/96668
identifier_str_mv 000919155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/1/000919155.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/2/000919155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96668/3/000919155.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b8daf41760f77d36507adc63003819a
bdc0d9804c5a084ef33449d9b78dcf15
e5cc914d99bb0ba8595d495569e677c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085289319727104