Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Nelson Luiz Reyes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16422
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes.
id URGS_4b7e1a5f721976c1d7babbba6952a2cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16422
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marques, Nelson Luiz ReyesAraujo, Ives Solano2009-07-18T04:12:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/16422000702678Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes.This dissertation aimed to develop a project to qualify students from teacher training courses in order to do classes about thermal physics for the initial grades from the primary schools targeting to fill in the existing gaps in their formation. The work is made up of a theoretical review of contents, by applicable experiments in the initial grades and supporting texts. The theoretical reference, which backs up the work, is focused on the significant learning theory of Ausubel and on Vygotsky's social interactionist theory. In order to guide the development of teaching activities, the approach of the pedagogical moments proposed by Delizoicov e Angotti also was used as a baseline. The proposal has been implemented in the form of a extension course, in six independent modules, was carried out for the students from the teacher training course at Colégio Municipal Pelotense and Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, both schools in the city of Pelotas (RS). Three applications of the same course were carried out. In the first two courses 12 students from the 4th grade of the teacher training course from Colégio Municipal Pelotense took part in each one and in the third course, 14 recently graduated students from Instituto Educacional Estadual Assis Brasil participated. At the end of each course, an evaluation of the proposal was carried out using tests and interviews with the students.application/pdfporEnsino de físicaProfessor : Formação : Ensino fundamentalTermodinâmicaTeorias de aprendizagemAprendizagem significativaTeoria sociointeracionistaFormação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000702678.pdf000702678.pdfTexto completoapplication/pdf3978716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/1/000702678.pdf06b89cf7bbd49033518cc4918c812392MD51TEXT000702678.pdf.txt000702678.pdf.txtExtracted Texttext/plain267307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/2/000702678.pdf.txtf474cc7a7adaa71f9dc0d5949fc90ae8MD52THUMBNAIL000702678.pdf.jpg000702678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/3/000702678.pdf.jpg7ac5ef841c0bc679815d9a7a0c416150MD5310183/164222018-10-18 07:18:36.331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
title Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
spellingShingle Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
Marques, Nelson Luiz Reyes
Ensino de física
Professor : Formação : Ensino fundamental
Termodinâmica
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Teoria sociointeracionista
title_short Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
title_full Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
title_fullStr Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
title_full_unstemmed Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
title_sort Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
author Marques, Nelson Luiz Reyes
author_facet Marques, Nelson Luiz Reyes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Nelson Luiz Reyes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Ives Solano
contributor_str_mv Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Professor : Formação : Ensino fundamental
Termodinâmica
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Teoria sociointeracionista
topic Ensino de física
Professor : Formação : Ensino fundamental
Termodinâmica
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Teoria sociointeracionista
description Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-18T04:12:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16422
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000702678
url http://hdl.handle.net/10183/16422
identifier_str_mv 000702678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/1/000702678.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/2/000702678.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/3/000702678.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06b89cf7bbd49033518cc4918c812392
f474cc7a7adaa71f9dc0d5949fc90ae8
7ac5ef841c0bc679815d9a7a0c416150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085149282402304