Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16422 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes. |
id |
URGS_4b7e1a5f721976c1d7babbba6952a2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16422 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Nelson Luiz ReyesAraujo, Ives Solano2009-07-18T04:12:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/16422000702678Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes.This dissertation aimed to develop a project to qualify students from teacher training courses in order to do classes about thermal physics for the initial grades from the primary schools targeting to fill in the existing gaps in their formation. The work is made up of a theoretical review of contents, by applicable experiments in the initial grades and supporting texts. The theoretical reference, which backs up the work, is focused on the significant learning theory of Ausubel and on Vygotsky's social interactionist theory. In order to guide the development of teaching activities, the approach of the pedagogical moments proposed by Delizoicov e Angotti also was used as a baseline. The proposal has been implemented in the form of a extension course, in six independent modules, was carried out for the students from the teacher training course at Colégio Municipal Pelotense and Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, both schools in the city of Pelotas (RS). Three applications of the same course were carried out. In the first two courses 12 students from the 4th grade of the teacher training course from Colégio Municipal Pelotense took part in each one and in the third course, 14 recently graduated students from Instituto Educacional Estadual Assis Brasil participated. At the end of each course, an evaluation of the proposal was carried out using tests and interviews with the students.application/pdfporEnsino de físicaProfessor : Formação : Ensino fundamentalTermodinâmicaTeorias de aprendizagemAprendizagem significativaTeoria sociointeracionistaFormação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000702678.pdf000702678.pdfTexto completoapplication/pdf3978716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/1/000702678.pdf06b89cf7bbd49033518cc4918c812392MD51TEXT000702678.pdf.txt000702678.pdf.txtExtracted Texttext/plain267307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/2/000702678.pdf.txtf474cc7a7adaa71f9dc0d5949fc90ae8MD52THUMBNAIL000702678.pdf.jpg000702678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/3/000702678.pdf.jpg7ac5ef841c0bc679815d9a7a0c416150MD5310183/164222018-10-18 07:18:36.331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
title |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
spellingShingle |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica Marques, Nelson Luiz Reyes Ensino de física Professor : Formação : Ensino fundamental Termodinâmica Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa Teoria sociointeracionista |
title_short |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
title_full |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
title_fullStr |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
title_full_unstemmed |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
title_sort |
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica |
author |
Marques, Nelson Luiz Reyes |
author_facet |
Marques, Nelson Luiz Reyes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Nelson Luiz Reyes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Ives Solano |
contributor_str_mv |
Araujo, Ives Solano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Professor : Formação : Ensino fundamental Termodinâmica Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa Teoria sociointeracionista |
topic |
Ensino de física Professor : Formação : Ensino fundamental Termodinâmica Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa Teoria sociointeracionista |
description |
Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas existentes em sua formação. O trabalho foi composto por uma revisão teórica dos conteúdos, por experimentos aplicáveis nas séries iniciais e por textos de apoio. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho está centrado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. Para guiar o desenvolvimento das atividades docentes, tivemos como base também, a abordagem dos momentos pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. A proposta foi implementada na forma de um curso de extensão para alunos do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, ambos na cidade de Pelotas (RS), em seis módulos independentes. Foram realizadas três aplicações do curso sendo que nas duas primeiras, participaram 12 alunos da quarta série do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense em cada uma e, na terceira, participaram 14 alunos recém formados no Instituto Educacional Estadual Assis Brasil. Ao final de cada aplicação foi feita uma avaliação da proposta através de testes e entrevistas com os estudantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-18T04:12:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16422 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000702678 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16422 |
identifier_str_mv |
000702678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/1/000702678.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/2/000702678.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16422/3/000702678.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06b89cf7bbd49033518cc4918c812392 f474cc7a7adaa71f9dc0d5949fc90ae8 7ac5ef841c0bc679815d9a7a0c416150 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085149282402304 |