Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128938 |
Resumo: | Esta pesquisa intentou analisar como ocorria, ou não, o processo de alfabetização espacial na aprendizagem discente da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizamos investigações sobre a estrutura escolar, a prática docente e a ontologia do aluno da EJA. Utilizamos como arrimo conceitual às reflexões os conceitos de espaço geográfico e de lugar. A produção do espaço geográfico, nos tempos de Globalização, parece cada vez mais desvelar a característica de totalidade das operações processuais ocorridas entre os objetos e os sujeitos. O conhecimento da essência desse espaço geográfico precisa ser estimulado por um processo de leitura relacional de seus elementos (construções, ações de sobrevivência, estímulo do desenvolvimento econômico, entre outros). Na escola, a Geografia precisa estimular o desenvolvimento de habilidades que propiciem aos discentes a conquista dessa competência da análise relacional dos elementos do espaço geográfico, numa escala local-global. O trabalho com discentes da Educação de Jovens e Adultos, ao que tudo indica, imprescinde de uma metodologia diferenciada. Esses alunos trazem de suas relações do cotidiano uma leitura de mundo e parecem apresentar uma análise relacional de alta densidade ao refletir sobre questões manifestas do espaço vivido. Isso, ao que pressupomos, pode os tornar competentes em transformar esse espaço vivido em espaço percebido, mas o espaço concebido, ao que pressupomos, talvez ainda seja uma prerrogativa distante. Suas ontologias podem expressar um entendimento correlacionado entre elementos locais com os globais, mas essa operação, em nosso entendimento contextual, sugere uma forte reprodução do agendamento midiático. |
id |
URGS_4f16e8384cb565e17d4b66409c706f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128938 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vicente, Nataniel AntonioCastrogiovanni, Antônio Carlos2015-11-06T02:38:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/128938000975932Esta pesquisa intentou analisar como ocorria, ou não, o processo de alfabetização espacial na aprendizagem discente da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizamos investigações sobre a estrutura escolar, a prática docente e a ontologia do aluno da EJA. Utilizamos como arrimo conceitual às reflexões os conceitos de espaço geográfico e de lugar. A produção do espaço geográfico, nos tempos de Globalização, parece cada vez mais desvelar a característica de totalidade das operações processuais ocorridas entre os objetos e os sujeitos. O conhecimento da essência desse espaço geográfico precisa ser estimulado por um processo de leitura relacional de seus elementos (construções, ações de sobrevivência, estímulo do desenvolvimento econômico, entre outros). Na escola, a Geografia precisa estimular o desenvolvimento de habilidades que propiciem aos discentes a conquista dessa competência da análise relacional dos elementos do espaço geográfico, numa escala local-global. O trabalho com discentes da Educação de Jovens e Adultos, ao que tudo indica, imprescinde de uma metodologia diferenciada. Esses alunos trazem de suas relações do cotidiano uma leitura de mundo e parecem apresentar uma análise relacional de alta densidade ao refletir sobre questões manifestas do espaço vivido. Isso, ao que pressupomos, pode os tornar competentes em transformar esse espaço vivido em espaço percebido, mas o espaço concebido, ao que pressupomos, talvez ainda seja uma prerrogativa distante. Suas ontologias podem expressar um entendimento correlacionado entre elementos locais com os globais, mas essa operação, em nosso entendimento contextual, sugere uma forte reprodução do agendamento midiático.Esta investigación se analizan como ha ocurrido, o no, el proceso de alfabetización espacial en el aprendizaje de los estudiantes la educación de jóvenes y adultos. Por tanto, hemos llevado a cabo investigaciones sobre la estructura de la escuela, de la práctica docente y la ontología de la EJA estudiante. Hemos utilizado como prop reflexiones conceptuales sobre los conceptos de espacio geográfico y lugar. La producción del espacio geográfico, en los tiempos de la Globalización, parece cada vez más de manifiesto la característica de todas las operaciones de procedimento se produjo entre objetos y sujetos. El conocimiento de la esencia de esta zona geográfica tiene que ser estimulado por un proceso de lectura relacional de sus elementos (edificios, acciones de supervivencia, estimular el desarrollo económico, entre otros). En la escuela, la geografía necesidad de estimular el desarrollo de las habilidades que son favorables a los estudiantes la conquista de esas facultades de análisis relacional de los elementos del espacio geográfico, en una escala local-global. El trabajo con los estudiantes de ciencias de la Educación de Jóvenes y Adultos parece imprescindir una metodología diferenciada. Estos estudiantes traen sus relaciones de la lectura cotidiana del mundo y parece que tenemos un análisis relacional de alta densidad para reflexionar sobre los aspectos manifiestos de espacio vivido. Por lo tanto, en que damos por sentado, me parece que ellos Competente para transformar esta zona vivía en la percepción espacio, pero el espacio diseñado parece que sigue habiendo una prerrogativa muy distante. Las ontologías pueden expresar una comprensión correlación entre elementos locales con lo global, pero esta operación parece ser característica de la reproducción de medios planificación.application/pdfporEnsino de geografiaEspaço geográficoEnseñanza de la geografiaÁrea geográficaAlfabetización espacialEJAAlfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventurasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975932.pdf000975932.pdfTexto completoapplication/pdf1170902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/1/000975932.pdf2d30baa103e84b7dd04b2d57fe3263b7MD51TEXT000975932.pdf.txt000975932.pdf.txtExtracted Texttext/plain485389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/2/000975932.pdf.txtb0dc2fa790970e3e4ce17f88637e12d1MD52THUMBNAIL000975932.pdf.jpg000975932.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/3/000975932.pdf.jpgcf1c650aea088a0720a18c625aa37e89MD5310183/1289382018-10-24 09:08:51.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T12:08:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
title |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
spellingShingle |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras Vicente, Nataniel Antonio Ensino de geografia Espaço geográfico Enseñanza de la geografia Área geográfica Alfabetización espacial EJA |
title_short |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
title_full |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
title_fullStr |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
title_full_unstemmed |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
title_sort |
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras |
author |
Vicente, Nataniel Antonio |
author_facet |
Vicente, Nataniel Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Nataniel Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
contributor_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Espaço geográfico |
topic |
Ensino de geografia Espaço geográfico Enseñanza de la geografia Área geográfica Alfabetización espacial EJA |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de la geografia Área geográfica Alfabetización espacial EJA |
description |
Esta pesquisa intentou analisar como ocorria, ou não, o processo de alfabetização espacial na aprendizagem discente da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizamos investigações sobre a estrutura escolar, a prática docente e a ontologia do aluno da EJA. Utilizamos como arrimo conceitual às reflexões os conceitos de espaço geográfico e de lugar. A produção do espaço geográfico, nos tempos de Globalização, parece cada vez mais desvelar a característica de totalidade das operações processuais ocorridas entre os objetos e os sujeitos. O conhecimento da essência desse espaço geográfico precisa ser estimulado por um processo de leitura relacional de seus elementos (construções, ações de sobrevivência, estímulo do desenvolvimento econômico, entre outros). Na escola, a Geografia precisa estimular o desenvolvimento de habilidades que propiciem aos discentes a conquista dessa competência da análise relacional dos elementos do espaço geográfico, numa escala local-global. O trabalho com discentes da Educação de Jovens e Adultos, ao que tudo indica, imprescinde de uma metodologia diferenciada. Esses alunos trazem de suas relações do cotidiano uma leitura de mundo e parecem apresentar uma análise relacional de alta densidade ao refletir sobre questões manifestas do espaço vivido. Isso, ao que pressupomos, pode os tornar competentes em transformar esse espaço vivido em espaço percebido, mas o espaço concebido, ao que pressupomos, talvez ainda seja uma prerrogativa distante. Suas ontologias podem expressar um entendimento correlacionado entre elementos locais com os globais, mas essa operação, em nosso entendimento contextual, sugere uma forte reprodução do agendamento midiático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-06T02:38:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128938 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975932 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128938 |
identifier_str_mv |
000975932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/1/000975932.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/2/000975932.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128938/3/000975932.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d30baa103e84b7dd04b2d57fe3263b7 b0dc2fa790970e3e4ce17f88637e12d1 cf1c650aea088a0720a18c625aa37e89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085337338216448 |