Comunicação turística do Vale dos Vinhedos, RS (Brasil): sentidos de enoturismo veiculados no site da Associação dos Produtores de Vinhos finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264293 |
Resumo: | Este estudo tem como tema central a comunicação turística para o enoturismo de uma região, mais especificamente a região do Vale dos Vinhedos/RS (Brasil). Nessa direção, a pesquisa objetivou compreender os sentidos de enoturismo propostos para a região Vale dos Vinhedos/RS segundo a comunicação realizada no site da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), considerando suas referências a vinícolas. O estudo também teve como objetivos específicos: a) verificar que estratégias de comunicação para o enoturismo são empregadas no site; e b) analisar aspectos identitários mobilizados no site em sua comunicação para o enoturismo vinculado a vinícolas da região. Para tanto, mediante pesquisa bibliográfica, entre outros pressupostos teórico-metodológicos, nesta dissertação, foram mobilizados fundamentos da semiótica peirceana aplicada (SANTAELLA, 1983; 2018; JOLY, 2012), em articulação com as noções de significação e sentidos (PINTO, 2008; ANTONINI, 2016), situadas em perspectivas da comunicação turística (WAINBERG, 1997; GASTAL, 2003; BALDISSERA, 2003; 2010; WICHELS, 2013) e da comunicação organizacional (SCROFERNEKER, 2008; BALDISSERA, 2008a; 2009; 2014; DEETZ, 2018), no que se refere à dimensão da organização comunicada (BALDISSERA, 2009). O estudo empírico contemplou o exame de textos imagéticos (imagens) e textos verbais, veiculados em páginas no site da APROVALE, que apresentam o enoturismo da referida região. Para isso, como procedimento metodológico, foram empregados elementos da análise semiótica peirceana, particularmente a partir dos aportes realizados por Santaella (2018). Como principais resultados destacamos sete grandes quadros de sentidos de enoturismo propostos para o Vale dos Vinhedos: sentidos de território (território da uva e do vinho; território para o enoturismo); sentidos de consumo (relacionados a compras e à degustação de produtos); sentidos de experiência (singular para ser lembrada; relacionada a aprender sobre vinhos; sensorial, imersiva e de descoberta; e relacionada com comida e harmonização); sentidos de grandiosidade; sentidos tradição familiar; sentidos de qualidade atrelados à origem, ao terroir e à especialidade; e sentidos de diversificação. Além disso, o estudo permitiu-nos apontar os principais aspectos identitários mobilizados no site: tradição vitivinícola; vinícolas vinculadas a famílias; imigração italiana; e tipicidade do terroir e da Denominação de Origem. |
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Machado, Heloísa PoleseBaldissera, Rudimar2023-09-05T03:38:38Z2023http://hdl.handle.net/10183/264293001176462Este estudo tem como tema central a comunicação turística para o enoturismo de uma região, mais especificamente a região do Vale dos Vinhedos/RS (Brasil). Nessa direção, a pesquisa objetivou compreender os sentidos de enoturismo propostos para a região Vale dos Vinhedos/RS segundo a comunicação realizada no site da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), considerando suas referências a vinícolas. O estudo também teve como objetivos específicos: a) verificar que estratégias de comunicação para o enoturismo são empregadas no site; e b) analisar aspectos identitários mobilizados no site em sua comunicação para o enoturismo vinculado a vinícolas da região. Para tanto, mediante pesquisa bibliográfica, entre outros pressupostos teórico-metodológicos, nesta dissertação, foram mobilizados fundamentos da semiótica peirceana aplicada (SANTAELLA, 1983; 2018; JOLY, 2012), em articulação com as noções de significação e sentidos (PINTO, 2008; ANTONINI, 2016), situadas em perspectivas da comunicação turística (WAINBERG, 1997; GASTAL, 2003; BALDISSERA, 2003; 2010; WICHELS, 2013) e da comunicação organizacional (SCROFERNEKER, 2008; BALDISSERA, 2008a; 2009; 2014; DEETZ, 2018), no que se refere à dimensão da organização comunicada (BALDISSERA, 2009). O estudo empírico contemplou o exame de textos imagéticos (imagens) e textos verbais, veiculados em páginas no site da APROVALE, que apresentam o enoturismo da referida região. Para isso, como procedimento metodológico, foram empregados elementos da análise semiótica peirceana, particularmente a partir dos aportes realizados por Santaella (2018). Como principais resultados destacamos sete grandes quadros de sentidos de enoturismo propostos para o Vale dos Vinhedos: sentidos de território (território da uva e do vinho; território para o enoturismo); sentidos de consumo (relacionados a compras e à degustação de produtos); sentidos de experiência (singular para ser lembrada; relacionada a aprender sobre vinhos; sensorial, imersiva e de descoberta; e relacionada com comida e harmonização); sentidos de grandiosidade; sentidos tradição familiar; sentidos de qualidade atrelados à origem, ao terroir e à especialidade; e sentidos de diversificação. Além disso, o estudo permitiu-nos apontar os principais aspectos identitários mobilizados no site: tradição vitivinícola; vinícolas vinculadas a famílias; imigração italiana; e tipicidade do terroir e da Denominação de Origem.This study has as its central theme the tourism communication for the wine tourism of a region, more specifically the region of Vale dos Vinhedos/RS (Brazil). In this direction, the research aimed to understand the meanings of wine tourism proposed for the Vale dos Vinhedos/RS region according to the communication carried out on the website of the Association of Fine Wine Producers of Vale dos Vinhedos (APROVALE), considering its references to wineries. The study also had the following specific objectives: a) to verify which communication strategies for wine tourism are used on the site; and b) to analyze identity aspects mobilized on the website in its communication for wine tourism linked to wineries in the region. To this end, through bibliographical research, among other theoreticalmethodological assumptions, this master dissertation mobilized the foundations of applied Peircean semiotics (SANTAELLA, 1983, 2018; JOLY, 2012), in conjunction with the notions of meaning and sense (PINTO, 2008; ANTONINI , 2016), situated in perspectives of tourism communication (WAINBERG, 1997; GASTAL, 2003; BALDISSERA, 2003; 2010; WICHELS, 2013) and organizational communication (SCROFERNEKER, 2008; BALDISSERA, 2008a, 2009, 2014; DEETZ, 2018), with regard to the dimension of the communicated organization (BALDISSERA, 2009). The empirical study included the examination of imagery texts (images) and verbal texts, published on pages on the APROVALE website, which present wine tourism in the region. For this, as a methodological procedure, elements of Peircean semiotic analysis were used, particularly from the contributions made by Santaella (2018). As main results, we highlight seven large tables of wine tourism senses proposed for Vale dos Vinhedos: sense of territory (grape and wine territory; territory for wine tourism); sense of consumption (related to purchases and product tasting); sense of experience (unique to remember; related to learning about wine; sensory, immersive, and discovery; and related to food and pairing); sense of grandeur; family tradition sense; sense of quality linked to origin, terroir and specialty; and sense of diversification. Furthermore, the study allowed us to point out the main identity aspects mobilized on the site: winemaking tradition; family-linked wineries; Italian immigration; and typicality of the terroir and of the Denomination of Origin.application/pdfporComunicação turísticaComunicação organizacionalTourism communicationOrganizational communicationWine tourismEnotourism sensesComunicação turística do Vale dos Vinhedos, RS (Brasil): sentidos de enoturismo veiculados no site da Associação dos Produtores de Vinhos finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176462.pdf.txt001176462.pdf.txtExtracted Texttext/plain418873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264293/2/001176462.pdf.txtcd05267f90ab3cfdcda7c7f0798171f0MD52ORIGINAL001176462.pdfTexto completoapplication/pdf3454148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264293/1/001176462.pdf5b4b72402e00a22061293637cb56b779MD5110183/2642932023-09-06 03:42:20.684362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-06T06:42:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo tem como tema central a comunicação turística para o enoturismo de uma região, mais especificamente a região do Vale dos Vinhedos/RS (Brasil). Nessa direção, a pesquisa objetivou compreender os sentidos de enoturismo propostos para a região Vale dos Vinhedos/RS segundo a comunicação realizada no site da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), considerando suas referências a vinícolas. O estudo também teve como objetivos específicos: a) verificar que estratégias de comunicação para o enoturismo são empregadas no site; e b) analisar aspectos identitários mobilizados no site em sua comunicação para o enoturismo vinculado a vinícolas da região. Para tanto, mediante pesquisa bibliográfica, entre outros pressupostos teórico-metodológicos, nesta dissertação, foram mobilizados fundamentos da semiótica peirceana aplicada (SANTAELLA, 1983; 2018; JOLY, 2012), em articulação com as noções de significação e sentidos (PINTO, 2008; ANTONINI, 2016), situadas em perspectivas da comunicação turística (WAINBERG, 1997; GASTAL, 2003; BALDISSERA, 2003; 2010; WICHELS, 2013) e da comunicação organizacional (SCROFERNEKER, 2008; BALDISSERA, 2008a; 2009; 2014; DEETZ, 2018), no que se refere à dimensão da organização comunicada (BALDISSERA, 2009). O estudo empírico contemplou o exame de textos imagéticos (imagens) e textos verbais, veiculados em páginas no site da APROVALE, que apresentam o enoturismo da referida região. Para isso, como procedimento metodológico, foram empregados elementos da análise semiótica peirceana, particularmente a partir dos aportes realizados por Santaella (2018). Como principais resultados destacamos sete grandes quadros de sentidos de enoturismo propostos para o Vale dos Vinhedos: sentidos de território (território da uva e do vinho; território para o enoturismo); sentidos de consumo (relacionados a compras e à degustação de produtos); sentidos de experiência (singular para ser lembrada; relacionada a aprender sobre vinhos; sensorial, imersiva e de descoberta; e relacionada com comida e harmonização); sentidos de grandiosidade; sentidos tradição familiar; sentidos de qualidade atrelados à origem, ao terroir e à especialidade; e sentidos de diversificação. Além disso, o estudo permitiu-nos apontar os principais aspectos identitários mobilizados no site: tradição vitivinícola; vinícolas vinculadas a famílias; imigração italiana; e tipicidade do terroir e da Denominação de Origem. |
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