Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Rosimere da Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249161
Resumo: "Professoras inumeráveis: a educação inclusiva no revés da pandemia" corresponde à tematização da Educação Especial em meio à pandemia de covid-19 e ao relatório da pesquisa em educação realizada como estudo de caso em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul, o município de Canoas. Com a chegada da pandemia, chegou, também, o distanciamento físico como forma de conter e controlar a disseminação da doença, cuja letalidade e mortalidade apresentavam números grandiosos. Como medida de saúde pública, ambientes educativos e culturais foram fechados, devendo a sociedade evitar, sob todas as formas, a aglomeração de pessoas. Alguns questionamentos surgiram: uma vez sem escola, qual o território educativo buscado pelos estudantes, particularmente aqueles que tinham na sala de recursos multifuncionais um ponto de apoio estratégico ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psíquico? O Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo, não participa apenas da inclusão escolar de alunos designados à Educação Especial, mas da garantia equitativa das melhores intervenções em apoio ao desenvolvimento. Em meio a tantas mortes e às insensibilidades de tantos governos, um artista brasileiro, Edson Pavoni, criou a obra Memorial Inumeráveis, tendo em vista distanciar-se dos números de morte às histórias de vida, não deixando que projetos de vida se tornassem números de morte. Assim foi nomeada a dissertação, professoras inumeráveis, professoras que não são representação de quantidades de opinião, percepção e recorrência. O objetivo geral foi conhecer e compreender medidas tomadas por professoras do AEE para assegurar acesso à Educação Especial. A escolha metodológica foi a de um estudo de caso, abrangendo a totalidade de professores do AEE de um município. Como na cartografia, não se tratou de uma pesquisa de representação, mas de sensações. A pesquisa delineou, então, paisagens: o "estado da arte" (perfil da informação científica, conceitual e tecnológica publicada no Brasil), conversações iniciais (na forma de um formulário eletrônico para aqueles que estavam em casa, com perguntas exploratórias abertas, livres à narrativa), encontro on-line na forma de roda de conversa, a escrita de excertos narrativos e de narrativas com origem na "vontade de contar" das professoras (uma sensação, um aprendizado, uma confidência). O relatório de pesquisa foi um organizador de informações, trazendo paisagens: da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado em meio à pandemia, tomando o cenário de uma cidade. Foram detectados três grandes acidentes na paisagem psicossocial educativa em Educação Especial: solidão e superação individual das professoras; risco e exposição à saúde mental dos alunos; e perdas e ganhos: os esperados e os inesperados da Educação Especial em meio à pandemia. O ensino mediado por tecnologias foi interpretado às vezes como "a grande preocupação"; às vezes, "a grande salvação"; e, às vezes, "o despertar de interesses para práticas pedagógicas inéditas". Com o desafio de um "conta pra nós", chegou-se ao final apresentando memórias de professoras com projetos de vida na Educação Especial. Os acidentes psicossociais da paisagem traçaram uma cartografia que já se desmanchou ao escrever a dissertação. É apenas como cartografia que esta dissertação porta seu valor.
id URGS_5722e75fc26824aa8a1ca3245568d902
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249161
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Correa, Rosimere da RosaCeccim, Ricardo Burg2022-09-23T04:42:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/249161001139851"Professoras inumeráveis: a educação inclusiva no revés da pandemia" corresponde à tematização da Educação Especial em meio à pandemia de covid-19 e ao relatório da pesquisa em educação realizada como estudo de caso em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul, o município de Canoas. Com a chegada da pandemia, chegou, também, o distanciamento físico como forma de conter e controlar a disseminação da doença, cuja letalidade e mortalidade apresentavam números grandiosos. Como medida de saúde pública, ambientes educativos e culturais foram fechados, devendo a sociedade evitar, sob todas as formas, a aglomeração de pessoas. Alguns questionamentos surgiram: uma vez sem escola, qual o território educativo buscado pelos estudantes, particularmente aqueles que tinham na sala de recursos multifuncionais um ponto de apoio estratégico ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psíquico? O Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo, não participa apenas da inclusão escolar de alunos designados à Educação Especial, mas da garantia equitativa das melhores intervenções em apoio ao desenvolvimento. Em meio a tantas mortes e às insensibilidades de tantos governos, um artista brasileiro, Edson Pavoni, criou a obra Memorial Inumeráveis, tendo em vista distanciar-se dos números de morte às histórias de vida, não deixando que projetos de vida se tornassem números de morte. Assim foi nomeada a dissertação, professoras inumeráveis, professoras que não são representação de quantidades de opinião, percepção e recorrência. O objetivo geral foi conhecer e compreender medidas tomadas por professoras do AEE para assegurar acesso à Educação Especial. A escolha metodológica foi a de um estudo de caso, abrangendo a totalidade de professores do AEE de um município. Como na cartografia, não se tratou de uma pesquisa de representação, mas de sensações. A pesquisa delineou, então, paisagens: o "estado da arte" (perfil da informação científica, conceitual e tecnológica publicada no Brasil), conversações iniciais (na forma de um formulário eletrônico para aqueles que estavam em casa, com perguntas exploratórias abertas, livres à narrativa), encontro on-line na forma de roda de conversa, a escrita de excertos narrativos e de narrativas com origem na "vontade de contar" das professoras (uma sensação, um aprendizado, uma confidência). O relatório de pesquisa foi um organizador de informações, trazendo paisagens: da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado em meio à pandemia, tomando o cenário de uma cidade. Foram detectados três grandes acidentes na paisagem psicossocial educativa em Educação Especial: solidão e superação individual das professoras; risco e exposição à saúde mental dos alunos; e perdas e ganhos: os esperados e os inesperados da Educação Especial em meio à pandemia. O ensino mediado por tecnologias foi interpretado às vezes como "a grande preocupação"; às vezes, "a grande salvação"; e, às vezes, "o despertar de interesses para práticas pedagógicas inéditas". Com o desafio de um "conta pra nós", chegou-se ao final apresentando memórias de professoras com projetos de vida na Educação Especial. Os acidentes psicossociais da paisagem traçaram uma cartografia que já se desmanchou ao escrever a dissertação. É apenas como cartografia que esta dissertação porta seu valor."Uncountable female teachers: inclusive education at the countercurrent of the pandemic" talks about the thematization of special education in the thick of the covid-19 pandemic and the report of the research in education conducted as a case study in a municipality in the metropolitan region of Rio Grande do Sul, the municipality of Canoas. The arrival of the pandemic brought with it the physical distance as a way to contain and control the spread of the disease, presenting lethality and mortality in mounting numbers. As a public health measure, educational and cultural environments were closed, and society was asked to avoid, by all means, the agglomeration of people. Some questions have arisen: once without school, what is the educational territory sought by students, particularly those who had in the multipurpose room a strategic support point for their affective, cognitive and psychological development? The Specialized Educational Attendance (AEE in the Portuguese acronym), for example, does not only participate in the school inclusion of students assigned to special education, but in the equitable guarantee of the best interventions in support of development. In the midst of so many deaths and the insensitivity of so many governments, a Brazilian artist, Edson Pavoni, created the work 'Memorial The Uncountable”, aiming to distance the death tolls from the life stories, not letting life projects become death counts. This is how the dissertation was named, uncountable teachers, teachers who are not the representation of quantities of opinion, perception, and recurrence. The general objective was to know and understand measures taken by AEE teachers to ensure access to special education. The methodological choice was that of a case study, covering the totality of AEE teachers in a municipality. As in cartography, this was not a survey of representation, but of sensations. The research outlined landscapes: the "state of the art" (profile of scientific, conceptual and technological information published in Brazil), initial conversations (by the way of an electronic form for those who were at home, with open exploratory questions, free to the narrative), online meeting in the form of conversation circles, the writing of narrative excerpts and narratives originated in the teachers' "will to tell" (a sensation, a learning, a confession). The research report was an organizer of information, bringing landscapes: of inclusive education and specialized educational care in the midst of the pandemic, taking a city as its setting. Three major accidents were detected in the psychosocial educational landscape in special education: loneliness and overcoming of individual teachers; risk and exposure to students' mental health; and losses and gains: the expected and the unexpected coming from special education amidst the pandemic. Technology-mediated teaching was interpreted as sometimes "the great concern”, sometimes "the great salvation", and sometimes "the awakening of interests for unprecedented pedagogical practices”. With the challenge of a "tell us about it" we came to the end, presenting memories of female teachers with life projects in special education. The psychosocial accidents of the landscape traced a cartography that has already broken into pieces while writing dissertation. It is only as cartography that this dissertation carries its value.application/pdfporInclusão escolarProfessorSpecialized Educational AttendanceCovid-19PandemicEducation in healthSpecial education from an inclusive perspectiveEducationHealth and inclusive processesProfessoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139851.pdf.txt001139851.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249161/2/001139851.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001139851.pdfTexto completoapplication/pdf49204492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249161/1/001139851.pdfa70ffbaa4392a849ec3c6cb9c0200e24MD5110183/2491612022-09-24 05:00:23.3309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-24T08:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
title Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
spellingShingle Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
Correa, Rosimere da Rosa
Inclusão escolar
Professor
Specialized Educational Attendance
Covid-19
Pandemic
Education in health
Special education from an inclusive perspective
Education
Health and inclusive processes
title_short Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
title_full Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
title_fullStr Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
title_full_unstemmed Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
title_sort Professoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemia
author Correa, Rosimere da Rosa
author_facet Correa, Rosimere da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Rosimere da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
contributor_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Professor
topic Inclusão escolar
Professor
Specialized Educational Attendance
Covid-19
Pandemic
Education in health
Special education from an inclusive perspective
Education
Health and inclusive processes
dc.subject.eng.fl_str_mv Specialized Educational Attendance
Covid-19
Pandemic
Education in health
Special education from an inclusive perspective
Education
Health and inclusive processes
description "Professoras inumeráveis: a educação inclusiva no revés da pandemia" corresponde à tematização da Educação Especial em meio à pandemia de covid-19 e ao relatório da pesquisa em educação realizada como estudo de caso em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul, o município de Canoas. Com a chegada da pandemia, chegou, também, o distanciamento físico como forma de conter e controlar a disseminação da doença, cuja letalidade e mortalidade apresentavam números grandiosos. Como medida de saúde pública, ambientes educativos e culturais foram fechados, devendo a sociedade evitar, sob todas as formas, a aglomeração de pessoas. Alguns questionamentos surgiram: uma vez sem escola, qual o território educativo buscado pelos estudantes, particularmente aqueles que tinham na sala de recursos multifuncionais um ponto de apoio estratégico ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psíquico? O Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo, não participa apenas da inclusão escolar de alunos designados à Educação Especial, mas da garantia equitativa das melhores intervenções em apoio ao desenvolvimento. Em meio a tantas mortes e às insensibilidades de tantos governos, um artista brasileiro, Edson Pavoni, criou a obra Memorial Inumeráveis, tendo em vista distanciar-se dos números de morte às histórias de vida, não deixando que projetos de vida se tornassem números de morte. Assim foi nomeada a dissertação, professoras inumeráveis, professoras que não são representação de quantidades de opinião, percepção e recorrência. O objetivo geral foi conhecer e compreender medidas tomadas por professoras do AEE para assegurar acesso à Educação Especial. A escolha metodológica foi a de um estudo de caso, abrangendo a totalidade de professores do AEE de um município. Como na cartografia, não se tratou de uma pesquisa de representação, mas de sensações. A pesquisa delineou, então, paisagens: o "estado da arte" (perfil da informação científica, conceitual e tecnológica publicada no Brasil), conversações iniciais (na forma de um formulário eletrônico para aqueles que estavam em casa, com perguntas exploratórias abertas, livres à narrativa), encontro on-line na forma de roda de conversa, a escrita de excertos narrativos e de narrativas com origem na "vontade de contar" das professoras (uma sensação, um aprendizado, uma confidência). O relatório de pesquisa foi um organizador de informações, trazendo paisagens: da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado em meio à pandemia, tomando o cenário de uma cidade. Foram detectados três grandes acidentes na paisagem psicossocial educativa em Educação Especial: solidão e superação individual das professoras; risco e exposição à saúde mental dos alunos; e perdas e ganhos: os esperados e os inesperados da Educação Especial em meio à pandemia. O ensino mediado por tecnologias foi interpretado às vezes como "a grande preocupação"; às vezes, "a grande salvação"; e, às vezes, "o despertar de interesses para práticas pedagógicas inéditas". Com o desafio de um "conta pra nós", chegou-se ao final apresentando memórias de professoras com projetos de vida na Educação Especial. Os acidentes psicossociais da paisagem traçaram uma cartografia que já se desmanchou ao escrever a dissertação. É apenas como cartografia que esta dissertação porta seu valor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T04:42:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249161
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139851
url http://hdl.handle.net/10183/249161
identifier_str_mv 001139851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249161/2/001139851.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249161/1/001139851.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a70ffbaa4392a849ec3c6cb9c0200e24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085597390307328