Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelatti, Lilian Schwab
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69938
Resumo: Esta Tese, intitulada Concepções e Práticas de Ensinar na Educação Superior a Distância, analisa concepções epistemológicas e educacionais de ensinar que embasam propostas e práticas pedagógicas do primeiro curso de licenciatura desenvolvido na modalidade a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil), buscando compreender as racionalidades que fundamentam a prática do ensinar na Educação a Distância. Partindo da temática principal o ensinar na educação superior a distância, a presente Tese está norteada pela seguinte questãoproblema: Como se processa o ensinar no Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UFRGS? Com base nessa problemática, são consideradas as seguintes questões norteadoras desse trabalho: a) como o ensinar é proposto pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? b) como o ensinar é estruturado pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? c) como o ensinar é desenvolvido pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? Como fundamentação teórica, são contempladas as abordagens empirista, apriorista e interacionista, com o foco nesta última e, em especial, dentro desta abordagem, na teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. As principais áreas de conhecimento envolvidas nesse estudo são: a Educação, a Informática, a Psicologia e a Filosofia. A pesquisa proposta se caracteriza por uma abordagem de caráter qualitativo, embora apresente também dados quantitativos para subsidiarem os dados qualitativos levantados, resultando em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, contempla a utilização de diário de campo, a aplicação de questionário e a realização de entrevista. O contexto de investigação é o Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Faculdade de Educação da UFRGS. Os sujeitos participantes da pesquisa são coordenações, professores, tutores e alunos do Curso. O que se concebe por ensinar no Curso, o que se intenciona com o ensinar, quais perspectivas teórico-práticas orientam o ensinar, quais são as atividades de ensinar, como se organizam as atividades de ensinar, o que se ensina, a quem se ensina, como se costuma ensinar, como se percebe que se ensina, quem é ensinado, quem ensina, quem aprende, como se percebe que se aprende são questões tratadas na Tese. Resulta da pesquisa que a proposição, a estruturação e o desenvolvimento do ensinar pelos sujeitos do Curso abrangem distintas concepções epistemológicoeducacionais, sendo que estão mais presentes em suas propostas e práticas pedagógicas os pressupostos teórico-práticos interacionistas.
id URGS_591bd6664b40151c758e27ddf8d28c88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69938
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gelatti, Lilian SchwabFranco, Sérgio Roberto Kieling2013-04-03T01:42:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/69938000875339Esta Tese, intitulada Concepções e Práticas de Ensinar na Educação Superior a Distância, analisa concepções epistemológicas e educacionais de ensinar que embasam propostas e práticas pedagógicas do primeiro curso de licenciatura desenvolvido na modalidade a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil), buscando compreender as racionalidades que fundamentam a prática do ensinar na Educação a Distância. Partindo da temática principal o ensinar na educação superior a distância, a presente Tese está norteada pela seguinte questãoproblema: Como se processa o ensinar no Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UFRGS? Com base nessa problemática, são consideradas as seguintes questões norteadoras desse trabalho: a) como o ensinar é proposto pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? b) como o ensinar é estruturado pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? c) como o ensinar é desenvolvido pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? Como fundamentação teórica, são contempladas as abordagens empirista, apriorista e interacionista, com o foco nesta última e, em especial, dentro desta abordagem, na teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. As principais áreas de conhecimento envolvidas nesse estudo são: a Educação, a Informática, a Psicologia e a Filosofia. A pesquisa proposta se caracteriza por uma abordagem de caráter qualitativo, embora apresente também dados quantitativos para subsidiarem os dados qualitativos levantados, resultando em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, contempla a utilização de diário de campo, a aplicação de questionário e a realização de entrevista. O contexto de investigação é o Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Faculdade de Educação da UFRGS. Os sujeitos participantes da pesquisa são coordenações, professores, tutores e alunos do Curso. O que se concebe por ensinar no Curso, o que se intenciona com o ensinar, quais perspectivas teórico-práticas orientam o ensinar, quais são as atividades de ensinar, como se organizam as atividades de ensinar, o que se ensina, a quem se ensina, como se costuma ensinar, como se percebe que se ensina, quem é ensinado, quem ensina, quem aprende, como se percebe que se aprende são questões tratadas na Tese. Resulta da pesquisa que a proposição, a estruturação e o desenvolvimento do ensinar pelos sujeitos do Curso abrangem distintas concepções epistemológicoeducacionais, sendo que estão mais presentes em suas propostas e práticas pedagógicas os pressupostos teórico-práticos interacionistas.This thesis, entitled Concepts and Practices of Teaching in Higher Distance Education, analyzes epistemological and educational conceptions of teaching that base pedagogical proposals and practices of the first graduate course developed in the distance by the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / Brazil), seeking to understand the rationales that found the practice of teaching in distance education. Starting from the main theme, teaching in higher distance education, this thesis is guided by the following question-problem: How is teaching processed in the Graduate Course in Distance Education at UFRGS? Based on this context of research, the following questions guiding this work are considered: a) how is teaching proposed by the subjects at the course in the distance mode? b) how is teaching structured by the subjects at the course in the distance mode? c) how is teaching developed by the subjects at the course in the distance mode? As theoretical foundation, empirical, aprioristic and interactionist approaches are contemplated, with a focus on the latter and, in particular, within this approach, in the theory of Genetic Epistemology of Jean Piaget. The main areas of expertise involved in this study are: Education, Computer Science, Psychology and Philosophy. The proposed research is characterized by a qualitative approach, although also provides quantitative data to support the qualitative data collected, resulting in a case study. As data collection instruments, contemplates the use of a field journal, the application of a questionnaire and interview. The research context is the Graduation Course in Distance Education, College of Education at UFRGS. The subjects of the research are coordinators, professors, tutors and students of the course. What is conceived as teaching in the course, what is intended with teaching, which theoretical-practical perspectives guide teaching, what are the activities of teaching, how the activities of teaching are organized, what the participants teach, who they teach, how they usually teach, how they perceive that they teach, who is taught, who teaches, who learns, how is possible to realize that someone learns are the issues addressed in this thesis. It results from the research that the proposition, the structuring and the development of teaching by the subjects of the course cover different epistemological-educational conceptions, and the theoreticalpractical interactionist assumptions are more present in their pedagogical proposals and practices.Esta tesis, titulada Concepciones y Prácticas del Enseñar en la Educación Superior a Distancia, analiza concepciones epistemológicas y educacionales del enseñar que basan las propuestas y prácticas pedagógicas del primer curso de licenciatura que se desarrolló a distancia en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil), intentando comprender las racionalidades que fundamentan la práctica del enseñar en la educación a distancia. A partir del tema principal, el enseñar en la educación superior a distancia, esta tesis se guía por la siguiente pregunta-problema: ¿Cómo se procesa el enseñar en el Curso de Graduación en Educación a Distancia de la UFRGS? Basado en esta problemática, se consideran las siguientes preguntas orientadoras de este trabajo: a) ¿cómo el enseñar es propuesto por los sujetos en el curso en la modalidad a distancia? b) ¿cómo el enseñar es estructurado por los sujetos en el curso en la modalidad a distancia? c) ¿cómo el enseñar es desarrollado por los sujetos en el curso en la modalidad a distancia? Como fundamentos teóricos, se contemplan los enfoques empirista, apriorista e interaccionista, con foco en este último y, en particular, dentro de este enfoque, en la teoría de la Epistemología Genética de Jean Piaget. Las principales áreas de conocimiento involucradas en este estudio son: Educación, Informática, Psicología y Filosofía. La investigación propuesta se caracteriza por un enfoque cualitativo, aunque también presente datos cuantitativos para sostener los datos cualitativos recogidos, lo que resulta en un estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, contempla el uso de un diario de campo, la aplicación de cuestionarios y entrevistas. El contexto de investigación es el Curso de Graduación en Educación a Distancia, de la Facultad de Educación de la UFRGS. Los sujetos participantes de la investigación son los coordinadores, profesores, tutores y estudiantes del Curso. Lo que se concibe por el enseñar en el curso, lo que se pretende con el enseñar, cuales perspectivas teórico-prácticas guían el enseñar, cuáles son las actividades del enseñar, cómo se organizan las actividades del enseñar, lo que se enseña, a quién se enseña, cómo se suele enseñar, cómo se percibe que se enseña, quién es enseñado, quién enseña, quién aprende, cómo se percibe que se aprende son cuestiones que se abordan en la tesis. Se desprende de la investigación que la proposición, la estructuración y el desarrollo del enseñar por los sujetos del curso comprenden diferentes concepciones epistemológicas-educativas, dado que los presupuestos teórico-prácticos interaccionistas están más presentes en sus propuestas y prácticas pedagógicas.application/pdfporEnsino a distânciaEpistemologiaEducação superiorTeachingLearningEpistemologyDistance educationHigher educationEnseñanzaAprendizajeEpistemologíaEducación a distanciaEducación superiorConcepções e práticas de ensinar na educação superior a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000875339.pdf.txt000875339.pdf.txtExtracted Texttext/plain668770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/2/000875339.pdf.txte32d8b5240733ca3c285ccaee6c99483MD52ORIGINAL000875339.pdf000875339.pdfTexto completoapplication/pdf2380319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/1/000875339.pdf13e509dbb54164881c78f6fe1d23d9baMD51THUMBNAIL000875339.pdf.jpg000875339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/3/000875339.pdf.jpg9102d00e96e9a0d73f9157cd0e97e1d3MD5310183/699382021-12-06 05:33:25.378794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:33:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
title Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
spellingShingle Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
Gelatti, Lilian Schwab
Ensino a distância
Epistemologia
Educação superior
Teaching
Learning
Epistemology
Distance education
Higher education
Enseñanza
Aprendizaje
Epistemología
Educación a distancia
Educación superior
title_short Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
title_full Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
title_fullStr Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
title_full_unstemmed Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
title_sort Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
author Gelatti, Lilian Schwab
author_facet Gelatti, Lilian Schwab
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelatti, Lilian Schwab
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Epistemologia
Educação superior
topic Ensino a distância
Epistemologia
Educação superior
Teaching
Learning
Epistemology
Distance education
Higher education
Enseñanza
Aprendizaje
Epistemología
Educación a distancia
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Learning
Epistemology
Distance education
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Aprendizaje
Epistemología
Educación a distancia
Educación superior
description Esta Tese, intitulada Concepções e Práticas de Ensinar na Educação Superior a Distância, analisa concepções epistemológicas e educacionais de ensinar que embasam propostas e práticas pedagógicas do primeiro curso de licenciatura desenvolvido na modalidade a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil), buscando compreender as racionalidades que fundamentam a prática do ensinar na Educação a Distância. Partindo da temática principal o ensinar na educação superior a distância, a presente Tese está norteada pela seguinte questãoproblema: Como se processa o ensinar no Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UFRGS? Com base nessa problemática, são consideradas as seguintes questões norteadoras desse trabalho: a) como o ensinar é proposto pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? b) como o ensinar é estruturado pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? c) como o ensinar é desenvolvido pelos sujeitos do Curso na modalidade a distância? Como fundamentação teórica, são contempladas as abordagens empirista, apriorista e interacionista, com o foco nesta última e, em especial, dentro desta abordagem, na teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. As principais áreas de conhecimento envolvidas nesse estudo são: a Educação, a Informática, a Psicologia e a Filosofia. A pesquisa proposta se caracteriza por uma abordagem de caráter qualitativo, embora apresente também dados quantitativos para subsidiarem os dados qualitativos levantados, resultando em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, contempla a utilização de diário de campo, a aplicação de questionário e a realização de entrevista. O contexto de investigação é o Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Faculdade de Educação da UFRGS. Os sujeitos participantes da pesquisa são coordenações, professores, tutores e alunos do Curso. O que se concebe por ensinar no Curso, o que se intenciona com o ensinar, quais perspectivas teórico-práticas orientam o ensinar, quais são as atividades de ensinar, como se organizam as atividades de ensinar, o que se ensina, a quem se ensina, como se costuma ensinar, como se percebe que se ensina, quem é ensinado, quem ensina, quem aprende, como se percebe que se aprende são questões tratadas na Tese. Resulta da pesquisa que a proposição, a estruturação e o desenvolvimento do ensinar pelos sujeitos do Curso abrangem distintas concepções epistemológicoeducacionais, sendo que estão mais presentes em suas propostas e práticas pedagógicas os pressupostos teórico-práticos interacionistas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875339
url http://hdl.handle.net/10183/69938
identifier_str_mv 000875339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/2/000875339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/1/000875339.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69938/3/000875339.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e32d8b5240733ca3c285ccaee6c99483
13e509dbb54164881c78f6fe1d23d9ba
9102d00e96e9a0d73f9157cd0e97e1d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085252032364544