Servidores de microinformática : um estudo da distribuição e dos serviços ao cliente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Luiz Gustavo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22745
Resumo: Este estudo buscou compreender o canal de marketing usado para distribuição de servidores de microinformática do tipo x86 que, segundo institutos de pesquisas como o IDC (2009), responderão pela maioria absoluta de todos os servidores vendidos no país. Dentro da categoria de servidores x86, foram explorados os que estão em fases de crescimento e maturidade no ciclo de vida, devido aos potenciais de venda e de agregação de serviços ao cliente final. Para tanto, foram entrevistados doze membros deste canal, incluindo o fabricante dos produtos, três atacadistas, quatro varejistas e quatro clientes finais. Estes foram questionados sobre suas funções no canal de marketing analisado, avaliação de capacitação técnica para venda e prestação de serviços ao cliente, além dos papéis dos clientes e suas expectativas quando ao serviço ao cliente prestado. Percebeu-se que deficiência na capacitação e falta de estruturação nos varejistas pode ser um fator crítico para o canal de marketing, podendo comprometer a imagem dos produtos vendidos, o entendimento das necessidades e a prestação de serviços ao cliente e, de certa forma, o resultado de todos os outros membros do canal.
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spelling Furlan, Luiz GustavoSlongo, Luiz Antonio2010-05-22T04:17:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/22745000739896Este estudo buscou compreender o canal de marketing usado para distribuição de servidores de microinformática do tipo x86 que, segundo institutos de pesquisas como o IDC (2009), responderão pela maioria absoluta de todos os servidores vendidos no país. Dentro da categoria de servidores x86, foram explorados os que estão em fases de crescimento e maturidade no ciclo de vida, devido aos potenciais de venda e de agregação de serviços ao cliente final. Para tanto, foram entrevistados doze membros deste canal, incluindo o fabricante dos produtos, três atacadistas, quatro varejistas e quatro clientes finais. Estes foram questionados sobre suas funções no canal de marketing analisado, avaliação de capacitação técnica para venda e prestação de serviços ao cliente, além dos papéis dos clientes e suas expectativas quando ao serviço ao cliente prestado. Percebeu-se que deficiência na capacitação e falta de estruturação nos varejistas pode ser um fator crítico para o canal de marketing, podendo comprometer a imagem dos produtos vendidos, o entendimento das necessidades e a prestação de serviços ao cliente e, de certa forma, o resultado de todos os outros membros do canal.The intent of this study was to understand the marketing channel used to distribute x86 servers which, according to research institutes such as IDC (2009), will account for the majority of the servers sold in Brazil. Within the x86 category only products in growth or maturing lifecycle were considered in the investigation. These were selected due to potential of sales and customer services aggregation to the final purchasing customers. To accomplish that, twelve members of this channel were interviewed, including the product manufacturer, three wholesalers, four retailers and four final customers. They were asked about their function in the studied marketing channel, about their technical capability to sell and to serve customers, in addition to understanding the customer roles and their expectations on the performed service. The results found that reseller deficiency in technical skills and poor structure definition may be a critical factor for the marketing channel. This possibly compromises the image of sold products, the understanding of customer needs, customer services delivered and, in a certain way, the results for the other channel members.application/pdfporCanais de marketingServiçosInformáticaMarketing channelx86 serversCustomer servicesServidores de microinformática : um estudo da distribuição e dos serviços ao cliente no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010.mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739896.pdf.txt000739896.pdf.txtExtracted Texttext/plain189142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22745/2/000739896.pdf.txt9988841e6eccb4c745914d88bf725b8dMD52ORIGINAL000739896.pdf000739896.pdfTexto completoapplication/pdf455999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22745/1/000739896.pdfa1387e1bbbef81dceb7536566fe254e8MD51THUMBNAIL000739896.pdf.jpg000739896.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22745/3/000739896.pdf.jpg4b23e54d31c02a27055bcec183a929a1MD5310183/227452018-10-08 09:26:22.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:26:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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