Saberes da experiência que constituem modos específicos da docência na educação de jovens, adultos e idosos surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202051 |
Resumo: | Esta Tese tematiza a constituição de professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos (EJA) e idosos com surdos. A pesquisa foi produzida em duas instituições educacionais, localizadas no Distrito Federal, que atendem a essa categoria de estudantes. Tomo, como ponto central da pesquisa, as narrativas em rodas de conversas sobre as experiências e práticas atravessadas pelas políticas da EJA e inclusivas, que constituem modos específicos de ser professora na educação de jovens, adultos e idosos surdos. E, como problematização de pesquisa, pergunto: como os saberes da experiência constituem modos específicos de ser professora na EJA com surdos? Para empreender e sustentar as diferentes discussões sobre essa temática, analiso as narrativas das professoras a partir das noções de governamento e experiência, tendo como base o campo dos Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos em Educação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os saberes da experiência e os modos específicos de ser professora na EJA com surdos. Os objetivos específicos são: (a) descrever as políticas educacionais para a educação de jovens, adultos e idosos surdos; (b) discutir a economia política do corpo nas experiências docentes na EJA com surdos; (c) problematizar a posição de sujeito nas experiências docentes na EJA com surdos. Como resultado da pesquisa, analisando as narrativas das professoras intérpretes, concluí que estas vivenciam o estado de menoridade em relação às professoras das salas de recursos, ou seja, posicionam-se como menores. Do mesmo modo, analisei as narrativas das professoras das salas de recursos, porém, em contrapartida, percebi que estas vivenciam o estado de maioridade em relação às professoras intérpretes, ou seja, posicionam-se como maiores. Neste jogo de posicionamento, conferido pelas políticas, as professoras ocupam o espaço da EJA com surdos como menores e maiores. Com isto, apresento a seguinte Tese: os saberes da experiência, na EJA com surdos, posicionam as professoras da menoridade à maioridade. |
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Kuchenbecker, Liège GemelliKarnopp, Lodenir Becker2019-11-26T03:53:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/202051001106374Esta Tese tematiza a constituição de professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos (EJA) e idosos com surdos. A pesquisa foi produzida em duas instituições educacionais, localizadas no Distrito Federal, que atendem a essa categoria de estudantes. Tomo, como ponto central da pesquisa, as narrativas em rodas de conversas sobre as experiências e práticas atravessadas pelas políticas da EJA e inclusivas, que constituem modos específicos de ser professora na educação de jovens, adultos e idosos surdos. E, como problematização de pesquisa, pergunto: como os saberes da experiência constituem modos específicos de ser professora na EJA com surdos? Para empreender e sustentar as diferentes discussões sobre essa temática, analiso as narrativas das professoras a partir das noções de governamento e experiência, tendo como base o campo dos Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos em Educação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os saberes da experiência e os modos específicos de ser professora na EJA com surdos. Os objetivos específicos são: (a) descrever as políticas educacionais para a educação de jovens, adultos e idosos surdos; (b) discutir a economia política do corpo nas experiências docentes na EJA com surdos; (c) problematizar a posição de sujeito nas experiências docentes na EJA com surdos. Como resultado da pesquisa, analisando as narrativas das professoras intérpretes, concluí que estas vivenciam o estado de menoridade em relação às professoras das salas de recursos, ou seja, posicionam-se como menores. Do mesmo modo, analisei as narrativas das professoras das salas de recursos, porém, em contrapartida, percebi que estas vivenciam o estado de maioridade em relação às professoras intérpretes, ou seja, posicionam-se como maiores. Neste jogo de posicionamento, conferido pelas políticas, as professoras ocupam o espaço da EJA com surdos como menores e maiores. Com isto, apresento a seguinte Tese: os saberes da experiência, na EJA com surdos, posicionam as professoras da menoridade à maioridade.This thesis deals with the constitution of teachers, who work in Youth Education, Adult (EJA) and elderly with deaf education. The research was produced in two educational institutions, located in the Federal District, that attend this category of students. I take, as a central point of the research, narratives in circles of conversations about the experiences and practices crossed by EJA policies and inclusive, that constitutes specific ways of being a teacher in the education of young, adult and deaf elderly. And, as a research problematization, I ask: How does the knowledge of experience constitute specific ways of being a teacher in EJA with deaf people? To undertake and sustain the different discussions on this subject, I analyze the teachers' narratives from the notions of governance and experience, based on the field of Cultural Studies and Foucaultian Studies in Education. The general objective of this research is to analyze the knowledge of the experience and the specific ways of being a teacher in EJA with deaf people. The specific objectives are: (a) to describe educational policies for the education of deaf youth, adults and the elderly; (b) discuss the political economy of the body in the teaching experiences in the EJA with deaf people; (c) problematize the subject position in the teaching experiences in the EJA with deaf. As a result of the research, analyzing the narratives of the interpreting teachers, I concluded that, they experience the state of minority; related to the teachers of the resource rooms, that is, position themselves as minors. Likewise, I analyzed the narratives of the teachers of the resource rooms, but, in contrast, I realized that they experience the state of majority in relation to the teaching interpreters, that is, they position themselves as larger. In this positioning game, conferred by the policies, the teachers occupy the space of the EJA with deaf as smaller and larger. With this, I present the following thesis: The knowledge of experience, in the EJA with the deaf, positions the teachers of the minority to the majority.application/pdfporSurdos : Língua de sinais : Língua brasileira de sinais (libras)Educação de jovens e adultosGovernançaGovernanceTeaching experienceEJA with DeafSaberes da experiência que constituem modos específicos da docência na educação de jovens, adultos e idosos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106374.pdf.txt001106374.pdf.txtExtracted Texttext/plain255709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202051/2/001106374.pdf.txt37aa8d3f78f7fe688f448b85a9b357e3MD52ORIGINAL001106374.pdfTexto completoapplication/pdf1140404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202051/1/001106374.pdfd415c6d5a06a8407a0cc7d0526800d78MD5110183/2020512019-11-27 05:02:16.031112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-27T07:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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