O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254903 |
Resumo: | O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.com |
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Lampert, Rodrigo AlvesAntoni, Edson2023-02-18T03:28:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/254903001162612O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.comThis paper addresses the possibilities of using a set of pedagogical workshops to investigate the local history of a peripheral community in the Metropolitan Region of Porto Alegre. These workshops have a decolonial character by contesting the hegemonic history of dominant groups and also by guaranteeing the centrality of students in their knowledge construction process, as well as by breaking disciplinary barriers and working in a transdisciplinary way, while allowing contact with the historical sources. Thus, through pedagogical workshops, the objective is for students not only to build knowledge, but to empower themselves in terms of their history and space. As a result and materialization of this research, a website was built with the Virtual Memorial of EMEF Ivo Rech and its school community, allowing access to the research carried out by students and professor to the entire community. The Memorial is available at https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.comapplication/pdfporHistória localEnsino de históriaDecolonialidadeMemorialOficina pedagógicaLocal historyDecolonial educationMemorial pedagogical workshopsO trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periféricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162612.pdf.txt001162612.pdf.txtExtracted Texttext/plain181360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/2/001162612.pdf.txt1ac42f2dfc583a3c0df9bb7ea50ba0d9MD52ORIGINAL001162612.pdfTexto completoapplication/pdf3345611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/1/001162612.pdff61c20d7916ac25bbe082c78393f1aa8MD5110183/2549032023-03-18 03:31:54.652108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-18T06:31:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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