O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampert, Rodrigo Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254903
Resumo: O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.com
id URGS_68013a3bf0111dad1a3695706fffeb9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254903
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lampert, Rodrigo AlvesAntoni, Edson2023-02-18T03:28:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/254903001162612O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.comThis paper addresses the possibilities of using a set of pedagogical workshops to investigate the local history of a peripheral community in the Metropolitan Region of Porto Alegre. These workshops have a decolonial character by contesting the hegemonic history of dominant groups and also by guaranteeing the centrality of students in their knowledge construction process, as well as by breaking disciplinary barriers and working in a transdisciplinary way, while allowing contact with the historical sources. Thus, through pedagogical workshops, the objective is for students not only to build knowledge, but to empower themselves in terms of their history and space. As a result and materialization of this research, a website was built with the Virtual Memorial of EMEF Ivo Rech and its school community, allowing access to the research carried out by students and professor to the entire community. The Memorial is available at https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.comapplication/pdfporHistória localEnsino de históriaDecolonialidadeMemorialOficina pedagógicaLocal historyDecolonial educationMemorial pedagogical workshopsO trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periféricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162612.pdf.txt001162612.pdf.txtExtracted Texttext/plain181360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/2/001162612.pdf.txt1ac42f2dfc583a3c0df9bb7ea50ba0d9MD52ORIGINAL001162612.pdfTexto completoapplication/pdf3345611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/1/001162612.pdff61c20d7916ac25bbe082c78393f1aa8MD5110183/2549032023-03-18 03:31:54.652108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-18T06:31:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
title O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
spellingShingle O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
Lampert, Rodrigo Alves
História local
Ensino de história
Decolonialidade
Memorial
Oficina pedagógica
Local history
Decolonial education
Memorial pedagogical workshops
title_short O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
title_full O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
title_fullStr O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
title_full_unstemmed O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
title_sort O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
author Lampert, Rodrigo Alves
author_facet Lampert, Rodrigo Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampert, Rodrigo Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoni, Edson
contributor_str_mv Antoni, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv História local
Ensino de história
Decolonialidade
Memorial
Oficina pedagógica
topic História local
Ensino de história
Decolonialidade
Memorial
Oficina pedagógica
Local history
Decolonial education
Memorial pedagogical workshops
dc.subject.eng.fl_str_mv Local history
Decolonial education
Memorial pedagogical workshops
description O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.com
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-18T03:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254903
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162612
url http://hdl.handle.net/10183/254903
identifier_str_mv 001162612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/2/001162612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254903/1/001162612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ac42f2dfc583a3c0df9bb7ea50ba0d9
f61c20d7916ac25bbe082c78393f1aa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085609381822464