Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233733 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão escolar defendido pela professora Maria Tereza Eglér Mantoan. Foram elaboradas atividades que contemplassem todos os/as estudantes, não houve qualquer tipo de simplificação, os participantes realizaram as mesmas tarefas de acordo com sua capacidade. O objetivo central desta pesquisa era investigar o potencial das aulas de História para a formação cidadã de todos os alunos e alunas, incluindo àqueles e àquelas com deficiência. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes com deficiência demonstraram ser capazes de fazer associações e pensar a sociedade onde vivem a partir do conhecimento histórico abordado. |
id |
URGS_75db29104e961ee1bbfb20d9a5c792bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233733 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Eduardo Schutz dosPacievitch, Caroline2022-01-05T04:29:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/233733001135552O objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão escolar defendido pela professora Maria Tereza Eglér Mantoan. Foram elaboradas atividades que contemplassem todos os/as estudantes, não houve qualquer tipo de simplificação, os participantes realizaram as mesmas tarefas de acordo com sua capacidade. O objetivo central desta pesquisa era investigar o potencial das aulas de História para a formação cidadã de todos os alunos e alunas, incluindo àqueles e àquelas com deficiência. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes com deficiência demonstraram ser capazes de fazer associações e pensar a sociedade onde vivem a partir do conhecimento histórico abordado.El objetivo de esta disertación es reflexionar sobre la enseñanza de Historia para la formación ciudadana de los alumnos y de las alumnas desde el paradigma de la inclusión. La construcción del camino didáctico estuvo guiada por el concepto de inclusión escolar defendido por la profesora Maria Tereza Eglér Mantoan. Las actividades fueron hechas para atender a todos los/las estudiantes, no hubo ninguna simplificación, los participantes realizaron las mismas tareas según su capacidad. El objetivo principal de este trabajo era investigar el potencial de las clases de Historia para la formación ciudadana de todos los alumnos y alumnas, incluidos aquellos y aquellas con deficiencia. A partir de los resultados obtenidos, se pudo constatar que los estudiantes con deficiencia demostraron que son capaces de hacer asociaciones y pensar sobre la sociedad en la que viven a partir de los conocimientos históricos discutidos.application/pdfporEnsino de históriaInclusão escolarCidadaniaEnseñanza de HistoriaInclusión escolarCiudadaníaEnsino de História e inclusão : um caminho para a cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135552.pdf.txt001135552.pdf.txtExtracted Texttext/plain207293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233733/2/001135552.pdf.txt0375f07e8d7df1097c12ca517a00394aMD52ORIGINAL001135552.pdfTexto completoapplication/pdf3564668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233733/1/001135552.pdf213f8f52c3a33c13c543ec29601ea5fcMD5110183/2337332022-02-22 04:59:04.521113oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
title |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
spellingShingle |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania Santos, Eduardo Schutz dos Ensino de história Inclusão escolar Cidadania Enseñanza de Historia Inclusión escolar Ciudadanía |
title_short |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
title_full |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
title_fullStr |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
title_sort |
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania |
author |
Santos, Eduardo Schutz dos |
author_facet |
Santos, Eduardo Schutz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eduardo Schutz dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
contributor_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Inclusão escolar Cidadania |
topic |
Ensino de história Inclusão escolar Cidadania Enseñanza de Historia Inclusión escolar Ciudadanía |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de Historia Inclusión escolar Ciudadanía |
description |
O objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão escolar defendido pela professora Maria Tereza Eglér Mantoan. Foram elaboradas atividades que contemplassem todos os/as estudantes, não houve qualquer tipo de simplificação, os participantes realizaram as mesmas tarefas de acordo com sua capacidade. O objetivo central desta pesquisa era investigar o potencial das aulas de História para a formação cidadã de todos os alunos e alunas, incluindo àqueles e àquelas com deficiência. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes com deficiência demonstraram ser capazes de fazer associações e pensar a sociedade onde vivem a partir do conhecimento histórico abordado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T04:29:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233733 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135552 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233733 |
identifier_str_mv |
001135552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233733/2/001135552.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233733/1/001135552.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0375f07e8d7df1097c12ca517a00394a 213f8f52c3a33c13c543ec29601ea5fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085573803638784 |