Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonial, Marcelo Sedrez Terres
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14976
Resumo: A presente dissertação procura contextualizar a questão da problemática projetual, realizando uma revisão histórica e abordando alguns conceitos sobre a construção do conhecimento acerca do projeto arquitetônico. O trabalho reafirma que é possível aprender a projetar em arquitetura, com base na formação e no incremento do pensamento reflexivo e crítico, vinculado ao conhecimento da história da arquitetura e às mudanças paradigmáticas culturais que geraram distintas abordagens projetuais no século XX. O ponto de partida e motivação do trabalho foi a percepção de que ainda é freqüente o distanciamento entre a teoria da arquitetura e a prática projetual. Procurouse, então, relacionar a teoria das revoluções científicas de Thomas Kuhn com as práticas correntes no âmbito do projeto arquitetônico. Teorias da arquitetura e métodos projetuais vinculam-se a paradigmas culturais, ambos em transformação permanente. Um estudo histórico mostrou que a contemporaneidade experimentou o esgotamento dos paradigmas da École de Beaux-Arts e da Bauhaus, o que gerou uma crise nas doutrinas e práticas projetuais, embora essas tendências tenham deixado importantes legados. Historicamente, no século XX, além de essas escolas caracterizarem duas metodologias exemplares de projetar em arquitetura, esses paradigmas arquitetônicos mudaram e foram mudados pelas transformações culturais e tecnológicas, permanecendo subjacentes ao ensino contemporâneo de arquitetura. Assim, sugere-se que as práticas projetuais contemporâneas não deveriam romper totalmente com os paradigmas do passado. A idéia é que se pode recorrer à história, na análise de precedentes referenciais, para tirar proveito das melhores soluções encontradas para os distintos problemas de projeto. Buscar uma continuidade na história da arquitetura evitaria, na produção arquitetônica contemporânea, o vazio teórico deixado pelo movimento moderno.
id URGS_7617d36491518a96a8dd30bf095d9cab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14976
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tonial, Marcelo Sedrez TerresFiore, Renato HolmerSilva, Elvan2009-01-27T04:12:54Z2008http://hdl.handle.net/10183/14976000673383A presente dissertação procura contextualizar a questão da problemática projetual, realizando uma revisão histórica e abordando alguns conceitos sobre a construção do conhecimento acerca do projeto arquitetônico. O trabalho reafirma que é possível aprender a projetar em arquitetura, com base na formação e no incremento do pensamento reflexivo e crítico, vinculado ao conhecimento da história da arquitetura e às mudanças paradigmáticas culturais que geraram distintas abordagens projetuais no século XX. O ponto de partida e motivação do trabalho foi a percepção de que ainda é freqüente o distanciamento entre a teoria da arquitetura e a prática projetual. Procurouse, então, relacionar a teoria das revoluções científicas de Thomas Kuhn com as práticas correntes no âmbito do projeto arquitetônico. Teorias da arquitetura e métodos projetuais vinculam-se a paradigmas culturais, ambos em transformação permanente. Um estudo histórico mostrou que a contemporaneidade experimentou o esgotamento dos paradigmas da École de Beaux-Arts e da Bauhaus, o que gerou uma crise nas doutrinas e práticas projetuais, embora essas tendências tenham deixado importantes legados. Historicamente, no século XX, além de essas escolas caracterizarem duas metodologias exemplares de projetar em arquitetura, esses paradigmas arquitetônicos mudaram e foram mudados pelas transformações culturais e tecnológicas, permanecendo subjacentes ao ensino contemporâneo de arquitetura. Assim, sugere-se que as práticas projetuais contemporâneas não deveriam romper totalmente com os paradigmas do passado. A idéia é que se pode recorrer à história, na análise de precedentes referenciais, para tirar proveito das melhores soluções encontradas para os distintos problemas de projeto. Buscar uma continuidade na história da arquitetura evitaria, na produção arquitetônica contemporânea, o vazio teórico deixado pelo movimento moderno.The present dissertation addresses the problem of the construction of knowledge concerning architectural design, proceeding with a historical review on the issue and looking at some important concepts involved. It reaffirms that it is possible to learn how to design in architecture on the basis of the formation and development of reflexive and critical thought, linked to the knowledge of architectural history and to the changes in cultural paradigms, which produced different design approaches in the 20th century. The perception that, very often, there is still a distance between theory of architecture and design practice was the point of departure and motivation of the present work. This work, thus, connects Thomas Kuhn’s theory of scientific revolutions with the current practices of architectural design. Theories of architecture and design methods are linked to cultural paradigms, both in constant transformation. A historical study showed that the contemporary world saw the exhaustion of the École de Beaux-Arts and Bauhaus paradigms, and that there has been a crisis in design doctrines and practices, even if those tendencies have left important legacies. Historically, in the 20th century, besides having characterized two exemplary design methodologies in architecture, these two architectural paradigms changed and were changed by the cultural and technological transformations, and they remain underlying contemporary architectural teaching. Thus, it is suggested that contemporary design practices should not break totally with the paradigms of the past. The idea is that it is possible to resort to history, through the analysis of precedents, in order to benefit from the best solutions which have been found for the different problems of design. Keeping continuity with history of architecture would avoid, in contemporary architectural production, the theoretical emptiness left by the modern movement.application/pdfporProjeto arquitetônicoProjeto arquitetonico : MetodologiaArquitetura : TeoriaHistoria da arquiteturaParadigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000673383.pdf000673383.pdfTexto completoapplication/pdf403590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/1/000673383.pdfee930bce6be321317196120e1e8146a3MD51TEXT000673383.pdf.txt000673383.pdf.txtExtracted Texttext/plain210121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/2/000673383.pdf.txt4bdf8f7bff5cdec66e590834e6768729MD52THUMBNAIL000673383.pdf.jpg000673383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/3/000673383.pdf.jpg172bd9e27e538a7cdf9da93df5aa33aaMD5310183/149762018-10-17 08:47:12.068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:47:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
title Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
spellingShingle Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
Tonial, Marcelo Sedrez Terres
Projeto arquitetônico
Projeto arquitetonico : Metodologia
Arquitetura : Teoria
Historia da arquitetura
title_short Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
title_full Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
title_fullStr Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
title_full_unstemmed Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
title_sort Paradigmas culturais e projetuais : do sistema acadêmico francês à Bauhaus e alguns dos seus reflexos na contemporaneidade
author Tonial, Marcelo Sedrez Terres
author_facet Tonial, Marcelo Sedrez Terres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonial, Marcelo Sedrez Terres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiore, Renato Holmer
Silva, Elvan
contributor_str_mv Fiore, Renato Holmer
Silva, Elvan
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto arquitetônico
Projeto arquitetonico : Metodologia
Arquitetura : Teoria
Historia da arquitetura
topic Projeto arquitetônico
Projeto arquitetonico : Metodologia
Arquitetura : Teoria
Historia da arquitetura
description A presente dissertação procura contextualizar a questão da problemática projetual, realizando uma revisão histórica e abordando alguns conceitos sobre a construção do conhecimento acerca do projeto arquitetônico. O trabalho reafirma que é possível aprender a projetar em arquitetura, com base na formação e no incremento do pensamento reflexivo e crítico, vinculado ao conhecimento da história da arquitetura e às mudanças paradigmáticas culturais que geraram distintas abordagens projetuais no século XX. O ponto de partida e motivação do trabalho foi a percepção de que ainda é freqüente o distanciamento entre a teoria da arquitetura e a prática projetual. Procurouse, então, relacionar a teoria das revoluções científicas de Thomas Kuhn com as práticas correntes no âmbito do projeto arquitetônico. Teorias da arquitetura e métodos projetuais vinculam-se a paradigmas culturais, ambos em transformação permanente. Um estudo histórico mostrou que a contemporaneidade experimentou o esgotamento dos paradigmas da École de Beaux-Arts e da Bauhaus, o que gerou uma crise nas doutrinas e práticas projetuais, embora essas tendências tenham deixado importantes legados. Historicamente, no século XX, além de essas escolas caracterizarem duas metodologias exemplares de projetar em arquitetura, esses paradigmas arquitetônicos mudaram e foram mudados pelas transformações culturais e tecnológicas, permanecendo subjacentes ao ensino contemporâneo de arquitetura. Assim, sugere-se que as práticas projetuais contemporâneas não deveriam romper totalmente com os paradigmas do passado. A idéia é que se pode recorrer à história, na análise de precedentes referenciais, para tirar proveito das melhores soluções encontradas para os distintos problemas de projeto. Buscar uma continuidade na história da arquitetura evitaria, na produção arquitetônica contemporânea, o vazio teórico deixado pelo movimento moderno.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-27T04:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000673383
url http://hdl.handle.net/10183/14976
identifier_str_mv 000673383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/1/000673383.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/2/000673383.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14976/3/000673383.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee930bce6be321317196120e1e8146a3
4bdf8f7bff5cdec66e590834e6768729
172bd9e27e538a7cdf9da93df5aa33aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308969793650688