Ensino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cassiano Rufino da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231969
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação das perspectivas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no âmbito de um espaço não formal. Entendemos como pressuposto as potencialidades dos espaços não formais, que reverberam a construção do processo de cidadania. Assim sendo, a proposta deste estudo foi observar e discutir diferentes contextos e ideias imbricadas na temática, por meio de pesquisa qualitativa, delineando o percurso desta dissertação em três artigos que percorrem o nosso movimento no campo da pesquisa. No primeiro artigo buscamos sinalizar como surgiram os primeiros espaços de ensino de ciências de Pernambuco, além de explanar as possibilidades educativas para o ensino de ciências encontradas em uma usina de cana-de-açúcar (Usina Cruangi). Nesse movimento identificamos que existem diversos espaços que podem viabilizar processos de ensino e aprendizagem sobre ciências. No segundo artigo buscamos “visitar” os conceitos de alfabetização científica, cultura e divulgação da ciência para com os espaços não formais, além de sinalizar a potencialidade desses espaços para aprender sobre ciências. Nesse movimento identificamos a importância de ensinar e aprender em diferentes locais e contextos para transformar a realidade em que se vive. No terceiro e último artigo buscamos articular os conceitos e ideias que perpassam os saberes docentes, a educação não formal e os processos de formação inicial e continuada de professores de ciências no âmbito da utilização dos espaços não formais de aprendizagem. Para o alcance dos objetivos desse movimento elaboramos um questionário digital, o qual foi enviado para professores dos cursos de Licenciatura em Biologia das universidades públicas do estado de Pernambuco. Assim sendo, detectamos no nosso último artigo a relevância de formar professores para assumirem práticas educativas em espaços para além dos escolares. Esperamos, a partir dos resultados dessa dissertação, contribuir com os estudos atuais e futuros que tratem sobre as potencialidades educativas em espaços não formais de aprendizagem, bem como aqueles que retratem a importância da alfabetização científica para com os processos educativos nos referidos espaços.
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Nesse movimento identificamos que existem diversos espaços que podem viabilizar processos de ensino e aprendizagem sobre ciências. No segundo artigo buscamos “visitar” os conceitos de alfabetização científica, cultura e divulgação da ciência para com os espaços não formais, além de sinalizar a potencialidade desses espaços para aprender sobre ciências. Nesse movimento identificamos a importância de ensinar e aprender em diferentes locais e contextos para transformar a realidade em que se vive. No terceiro e último artigo buscamos articular os conceitos e ideias que perpassam os saberes docentes, a educação não formal e os processos de formação inicial e continuada de professores de ciências no âmbito da utilização dos espaços não formais de aprendizagem. Para o alcance dos objetivos desse movimento elaboramos um questionário digital, o qual foi enviado para professores dos cursos de Licenciatura em Biologia das universidades públicas do estado de Pernambuco. Assim sendo, detectamos no nosso último artigo a relevância de formar professores para assumirem práticas educativas em espaços para além dos escolares. Esperamos, a partir dos resultados dessa dissertação, contribuir com os estudos atuais e futuros que tratem sobre as potencialidades educativas em espaços não formais de aprendizagem, bem como aqueles que retratem a importância da alfabetização científica para com os processos educativos nos referidos espaços.This research presents an investigation of the perspectives for the teaching and learning process in science within a non-formal space. We understand as a presupposition the potentialities of non-formal spaces, which reverberate the construction of the citizenship process. Therefore, the purpose of this study is to observe and discuss different contexts and ideas imbriated in the theme, through qualitative research, outline ing the course of this dissertation in three articles that go through our movement in the field of research. In the first article we sought to signal how the first science teaching spaces of Pernambuco emerged, in addition to explaining the educational possibilities for the teaching of sciences found in a sugarcane plant (Usina Cruangi). In this movement we identified that there are several spaces that can enable teaching and learning processes about science. In the second article we seek to "visit" the concepts of scientific literacy, culture and dissemination of science to non-formal spaces, besides signaling the potential of these spaces to learn about science. In this movement we identify the importance of teaching and learning in different places and contexts to transform the reality in which one lives. In the third and last article we seek to articulate the concepts and ideas that permeate the teaching knowledge, non-formal education and the initial and continuous training processes of science teachers in the context of the use of non-formal learning spaces. In addition to achieving the objectives of this movement, we developed a digital questionnaire, which was sent to professors of undergraduate biology courses at public universities in the state of Pernambuco. Therefore, we detected in our last article the relevance of training teachers to assume educational practices in spaces beyond schoolchildren. We hope, from the results of this dissertation, to contribute to current and future studies that deal with educational potentialities in non-formal spaces of learning, as well as those that retract the importance of scientific literacy to the educational processes in these spaces.application/pdfporEnsino de ciênciasAmbiente de aprendizagemEnsino e aprendizagemAlfabetização científicaScience teachingNon-formal spacesScientific literacyEnsino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133760.pdf.txt001133760.pdf.txtExtracted Texttext/plain201341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231969/2/001133760.pdf.txt9cb9c2d0e545656b9dfed532fa97f28dMD52ORIGINAL001133760.pdfTexto completoapplication/pdf782645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231969/1/001133760.pdf51acbbd20082a9597e8a258d6b5f8efeMD5110183/2319692023-01-15 06:07:47.494326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-15T08:07:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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