Aprendizagem baseada em problemas e as tecnologias digitais na educação básica : um olhar a partir da escrita coletiva e dos mapas mentais digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236539 |
Resumo: | A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que tem como objetivo principal a preparação dos aprendizes para resolverem questões advindas do mundo real. As demandas da sociedade exigem o uso de metodologias que promovam a ação do aluno e que sejam integradas às tecnologias digitais. Dessa forma, o investimento em formação inicial e continuada dos professores é importante no incentivo à inovação em sala de aula. Partindo dessa perspectiva, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como a escrita coletiva e os mapas mentais digitais podem auxiliar ABP na educação básica. A metodologia teve abordagem qualitativa, realizada por meio de dois cursos de extensão a distância, realizado nos anos de 2020 e 2021, tendo como público-alvo professores da educação básica, de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e fóruns do ambiente virtual de aprendizagem denominado Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA-UFRGS). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados, foi constatada a viabilidade da adoção desta metodologia ativa na educação básica, pela ABP proporcionar uma mudança de abordagem de ensino para a de aprendizagem. Outra justificativa apontada foi a possibilidade de relacionar os assuntos com o cotidiano e o melhor conhecimento das necessidades discentes. Dessa forma, foi possível definir em qual etapa do desenvolvimento da ABP melhor se adequam as tecnologias digitais. A escrita coletiva foi mais citada em duas fases do ciclo: identificação das deficiências no conhecimento e aplicação de novos conhecimentos. A etapa de abstração foi a mais citada pelos participantes para aplicação de atividades com os mapas mentais digitais. O processo de construção de estratégias pedagógicas revelou ser produtivo com a promoção do repensar pedagógico. Portanto, a partir dos caminhos percorridos durante esta investigação, a aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia que promove a contextualização dos conteúdos tratados em sala de aula, mas exige adaptações ou mudanças para ser implementada. Nesse sentido, as tecnologias de escrita coletiva e mapas mentais tornam-se grandes aliadas, como ferramentas que facilitam ou mesmo incentivam a execução das etapas desta metodologia ativa. |
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Rodrigues, Aline GoulartBehar, Patrícia Alejandra2022-04-05T04:42:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/236539001139308A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que tem como objetivo principal a preparação dos aprendizes para resolverem questões advindas do mundo real. As demandas da sociedade exigem o uso de metodologias que promovam a ação do aluno e que sejam integradas às tecnologias digitais. Dessa forma, o investimento em formação inicial e continuada dos professores é importante no incentivo à inovação em sala de aula. Partindo dessa perspectiva, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como a escrita coletiva e os mapas mentais digitais podem auxiliar ABP na educação básica. A metodologia teve abordagem qualitativa, realizada por meio de dois cursos de extensão a distância, realizado nos anos de 2020 e 2021, tendo como público-alvo professores da educação básica, de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e fóruns do ambiente virtual de aprendizagem denominado Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA-UFRGS). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados, foi constatada a viabilidade da adoção desta metodologia ativa na educação básica, pela ABP proporcionar uma mudança de abordagem de ensino para a de aprendizagem. Outra justificativa apontada foi a possibilidade de relacionar os assuntos com o cotidiano e o melhor conhecimento das necessidades discentes. Dessa forma, foi possível definir em qual etapa do desenvolvimento da ABP melhor se adequam as tecnologias digitais. A escrita coletiva foi mais citada em duas fases do ciclo: identificação das deficiências no conhecimento e aplicação de novos conhecimentos. A etapa de abstração foi a mais citada pelos participantes para aplicação de atividades com os mapas mentais digitais. O processo de construção de estratégias pedagógicas revelou ser produtivo com a promoção do repensar pedagógico. Portanto, a partir dos caminhos percorridos durante esta investigação, a aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia que promove a contextualização dos conteúdos tratados em sala de aula, mas exige adaptações ou mudanças para ser implementada. Nesse sentido, as tecnologias de escrita coletiva e mapas mentais tornam-se grandes aliadas, como ferramentas que facilitam ou mesmo incentivam a execução das etapas desta metodologia ativa.Problem-Based Learning (PBL) is an active methodology (AM) whose main objective is to prepare learners to solve real-world issues. Society's demands requires the use of methodologies that promote student action and that are integrated with digital technologies. Thus, investment in initial and continuing teacher education is important in encouraging innovation in the classroom. From this perspective, this research aims to investigate how collective writing and digital mental mapping can help PBL in basic education. The methodology had a qualitative approach, carried out through two distance extension courses, performed in 2020 and 2021, with the target audience of basic education teachers from public and private institutions in Rio Grande do Sul. The data collection instruments were questionnaires and forums of the virtual learning environment called Cooperative Learning Network (ROODA-UFRGS). For data analysis, the Content Analysis technique proposed by Bardin was used. As a result, the feasibility of adopting this AM in basic education was verified, by the PBL providing a change of approach from teaching to learning. Another justification mentioned was the possibility of relating the issues to daily life and better knowledge of the students' needs. In this way, it was possible to define in which stage of the development of the PBL best fit for digital technologies. Collective writing was most cited in two phases of the cycle: identification of deficiencies in knowledge and application of new knowledge. The abstraction stage was the most mentioned by the participants for the application of activities with digital mind mapping. The process of building pedagogical strategies proved to be productive with the promotion of pedagogical rethinking. Therefore, based on the paths taken during this investigation, problem-based learning is a methodology that promotes the contextualization of the contents treated in the classroom, but it requires adaptations or changes to be implemented. In this sense, collective writing technologies and mental mapping become great allies, as tools that facilitate or even encourage the execution of the steps of this active methodology.application/pdfporFormação de professoresAprendizagem baseada em problemasEscrita coletivaTecnologia educacionalTeacher trainingProblem-based learningDigital collective writingMental mappingDigital technologiesAprendizagem baseada em problemas e as tecnologias digitais na educação básica : um olhar a partir da escrita coletiva e dos mapas mentais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139308.pdf.txt001139308.pdf.txtExtracted Texttext/plain311980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236539/2/001139308.pdf.txt1fa24c3aca8c73e2e6794bb5491789f9MD52ORIGINAL001139308.pdfTexto completoapplication/pdf2393458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236539/1/001139308.pdf8cbc42bd500efcbdbfd45715104780f6MD5110183/2365392022-04-20 04:53:43.492564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:53:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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