A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Pedroso dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213059
Resumo: Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.
id URGS_7afd8254cafbdda2d09edd33cfb23722
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213059
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Gabriela Pedroso dosPassiani, Enio2020-08-26T03:37:05Z2020http://hdl.handle.net/10183/213059001116834Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.application/pdfporInstagram (Empresa)Redes sociaisInfluenciador digitalCelebridadesCultura de massaAtores sociaisEstilo de vidaCelebretiesWeb celebretiesDigital influencerLifestyleSocial mediasInstagramA nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116834.pdf.txt001116834.pdf.txtExtracted Texttext/plain515436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/2/001116834.pdf.txt575180865c38274decfcbc9c19bbf82bMD52ORIGINAL001116834.pdfTexto completoapplication/pdf12474027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/1/001116834.pdf940832b2622012ed1892dc9e33d71949MD5110183/2130592020-08-27 03:37:12.501234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-27T06:37:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
title A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
spellingShingle A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
Santos, Gabriela Pedroso dos
Instagram (Empresa)
Redes sociais
Influenciador digital
Celebridades
Cultura de massa
Atores sociais
Estilo de vida
Celebreties
Web celebreties
Digital influencer
Lifestyle
Social medias
Instagram
title_short A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
title_full A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
title_fullStr A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
title_full_unstemmed A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
title_sort A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
author Santos, Gabriela Pedroso dos
author_facet Santos, Gabriela Pedroso dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriela Pedroso dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passiani, Enio
contributor_str_mv Passiani, Enio
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Empresa)
Redes sociais
Influenciador digital
Celebridades
Cultura de massa
Atores sociais
Estilo de vida
topic Instagram (Empresa)
Redes sociais
Influenciador digital
Celebridades
Cultura de massa
Atores sociais
Estilo de vida
Celebreties
Web celebreties
Digital influencer
Lifestyle
Social medias
Instagram
dc.subject.eng.fl_str_mv Celebreties
Web celebreties
Digital influencer
Lifestyle
Social medias
Instagram
description Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-26T03:37:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213059
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116834
url http://hdl.handle.net/10183/213059
identifier_str_mv 001116834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/2/001116834.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/1/001116834.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 575180865c38274decfcbc9c19bbf82b
940832b2622012ed1892dc9e33d71949
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085531944484864