A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213059 |
Resumo: | Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais. |
id |
URGS_7afd8254cafbdda2d09edd33cfb23722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213059 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Gabriela Pedroso dosPassiani, Enio2020-08-26T03:37:05Z2020http://hdl.handle.net/10183/213059001116834Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais.application/pdfporInstagram (Empresa)Redes sociaisInfluenciador digitalCelebridadesCultura de massaAtores sociaisEstilo de vidaCelebretiesWeb celebretiesDigital influencerLifestyleSocial mediasInstagramA nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116834.pdf.txt001116834.pdf.txtExtracted Texttext/plain515436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/2/001116834.pdf.txt575180865c38274decfcbc9c19bbf82bMD52ORIGINAL001116834.pdfTexto completoapplication/pdf12474027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/1/001116834.pdf940832b2622012ed1892dc9e33d71949MD5110183/2130592020-08-27 03:37:12.501234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-27T06:37:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
title |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
spellingShingle |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho Santos, Gabriela Pedroso dos Instagram (Empresa) Redes sociais Influenciador digital Celebridades Cultura de massa Atores sociais Estilo de vida Celebreties Web celebreties Digital influencer Lifestyle Social medias |
title_short |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
title_full |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
title_fullStr |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
title_full_unstemmed |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
title_sort |
A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho |
author |
Santos, Gabriela Pedroso dos |
author_facet |
Santos, Gabriela Pedroso dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gabriela Pedroso dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passiani, Enio |
contributor_str_mv |
Passiani, Enio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram (Empresa) Redes sociais Influenciador digital Celebridades Cultura de massa Atores sociais Estilo de vida |
topic |
Instagram (Empresa) Redes sociais Influenciador digital Celebridades Cultura de massa Atores sociais Estilo de vida Celebreties Web celebreties Digital influencer Lifestyle Social medias |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Celebreties Web celebreties Digital influencer Lifestyle Social medias |
description |
Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-26T03:37:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213059 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213059 |
identifier_str_mv |
001116834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/2/001116834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213059/1/001116834.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
575180865c38274decfcbc9c19bbf82b 940832b2622012ed1892dc9e33d71949 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085531944484864 |