O ensino da Biologia à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Sabrina Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133833
Resumo: O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).
id UFRGS-2_8db61bb34ee2b39e27ac4f05b575846d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133833
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rinaldi, Sabrina MariaSilveira, Paloma Dias2016-03-16T02:05:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133833000982333O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).This paper will bring a brief history about distance education and its emergence in Brazil, as well as a little story about the real meaning of personal motivation for this scientific research. Following the perspective of the pedagogical relationships present in the midia environment, this paper discusses student settings and virtual teacher as well as their relationships and their difference when compared to the same in different forms of education. From the moment the search begins to address the issue virtuality, its scope becomes more relevant when it comes to the virtual community and especially the collaborative learning that happens. In this moment comes the controversy of the relevance of classroom moments in the course of Biology and the appearance of the concept of hybrid education – known as Blended Learning or B-Learning which is characterized by moments away and face moments. The work ends with a distance educational proposal in biology, in which theory and practice go hand in hand, with practical lessons in real labs, not just virtual, enabling the formation of a qualified professional, unafraid to practice in their day by day what might have done in a DE course.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BiologiaEnsino a distânciaDistance educationBiology learningTechnology in educationHybrid educationO ensino da Biologia à distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982333.pdf000982333.pdfTexto completoapplication/pdf681128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/1/000982333.pdf3924bcb0c263944f5e5ad99b8bdf4283MD51TEXT000982333.pdf.txt000982333.pdf.txtExtracted Texttext/plain77199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/2/000982333.pdf.txt70ea42c4472f566e1acd207c713cc91eMD52THUMBNAIL000982333.pdf.jpg000982333.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/3/000982333.pdf.jpg1d133f0f1e60c50b4b0377749c361814MD5310183/1338332021-12-06 05:38:55.728633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da Biologia à distância
title O ensino da Biologia à distância
spellingShingle O ensino da Biologia à distância
Rinaldi, Sabrina Maria
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Biologia
Ensino a distância
Distance education
Biology learning
Technology in education
Hybrid education
title_short O ensino da Biologia à distância
title_full O ensino da Biologia à distância
title_fullStr O ensino da Biologia à distância
title_full_unstemmed O ensino da Biologia à distância
title_sort O ensino da Biologia à distância
author Rinaldi, Sabrina Maria
author_facet Rinaldi, Sabrina Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Sabrina Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paloma Dias
contributor_str_mv Silveira, Paloma Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Biologia
Ensino a distância
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Biologia
Ensino a distância
Distance education
Biology learning
Technology in education
Hybrid education
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Biology learning
Technology in education
Hybrid education
description O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133833
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982333
url http://hdl.handle.net/10183/133833
identifier_str_mv 000982333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/1/000982333.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/2/000982333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/3/000982333.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3924bcb0c263944f5e5ad99b8bdf4283
70ea42c4472f566e1acd207c713cc91e
1d133f0f1e60c50b4b0377749c361814
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500102037504