Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219200 |
Resumo: | Este trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo. |
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Von Porster, Fernanda da SilvaGurski, Rose2021-03-23T04:22:49Z2020http://hdl.handle.net/10183/219200001123741Este trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo.This master's work arises from a research that resumes an internship experience in the year 2017, with adolescents who comply with the Assisted Freedom measure in the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with the Socio Educational Measure of Assisted Freedom and Service Delivery to Community, at the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in the municipality of Lajeado - RS. During the aforementioned period, questions arose regarding the way the adolescents fulfilled their measures and were followed up by the Service technicians. When asked: are there conditions for a subject's speech space in the execution of Assisted Freedom? And also, how does the adolescent take responsibility for the execution of this measure? We tried to tension these issues with concepts of psychoanalysis, using the flânerie essay as a methodological tool, resuming the records of the adolescents' attendance accompanied by the researcher and as written evaluations by them. These issues were discussed in this research, tensioning the Assisted Freedom measure and the possibility of listening to the adolescent during its execution. The proposal is, based on the aforementioned experience, to reflect on the conditions for building young people's accountability from legal accountability, expensive themes and required for socio-education. It is also a matter of thinking about how the construction of a space for psychoanalytic listening to the subject, within the scope of public socio-educational policies, can contribute to this process.application/pdfporLiberdade assistidaMedida socioeducativaAdolescenteEscuta psicanalíticaPsicanálisePsychoanalysisSocio-educationAccountabilityOpen media socio-educational measuresAssisted freedomSobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123741.pdf.txt001123741.pdf.txtExtracted Texttext/plain169060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/2/001123741.pdf.txt0ef08a4c317b161bf42d11d3a6e18957MD52ORIGINAL001123741.pdfTexto completoapplication/pdf872899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/1/001123741.pdf23635415f05024eeed4b5ba37b5b2ffbMD5110183/2192002023-03-10 03:35:57.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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