A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goellner, Rene Vilodre
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30823
Resumo: A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.
id URGS_87efda0a541c301cfa2d7f754ec7b006
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30823
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Goellner, Rene VilodreJacks, Nilda Aparecida2011-08-06T06:01:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/30823000639259A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other authors, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu (1992, 1994, 1998b) through the concepts of habitus, capital, and field. Addressing the theme through a multi-methodological strategy, the study revealed the elements which are responsible for the choices made by this young population when joining the profession, highlighting the representations built via media consumption, the juvelinization process and the sociocultural conditions to which they are subjected.application/pdfporConsumoJovensPublicidadePropagandaCommunicationAdvertisingYouthConsumptionA publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000639259.pdf000639259.pdfTexto completoapplication/pdf7874843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/1/000639259.pdf8b82e6002d22bd89431fe9a2eddea0ceMD51TEXT000639259.pdf.txt000639259.pdf.txtExtracted Texttext/plain1273928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/2/000639259.pdf.txt3188a5483567b597c7362fa378102b01MD52THUMBNAIL000639259.pdf.jpg000639259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/3/000639259.pdf.jpg5e564b1fed9d170693922a7d2aacc58bMD5310183/308232018-10-18 07:41:26.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
title A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
spellingShingle A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
Goellner, Rene Vilodre
Consumo
Jovens
Publicidade
Propaganda
Communication
Advertising
Youth
Consumption
title_short A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
title_full A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
title_fullStr A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
title_full_unstemmed A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
title_sort A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
author Goellner, Rene Vilodre
author_facet Goellner, Rene Vilodre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goellner, Rene Vilodre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Jovens
Publicidade
Propaganda
topic Consumo
Jovens
Publicidade
Propaganda
Communication
Advertising
Youth
Consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Advertising
Youth
Consumption
description A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-06T06:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/30823
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000639259
url http://hdl.handle.net/10183/30823
identifier_str_mv 000639259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/1/000639259.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/2/000639259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/3/000639259.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b82e6002d22bd89431fe9a2eddea0ce
3188a5483567b597c7362fa378102b01
5e564b1fed9d170693922a7d2aacc58b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085204876853248