Plantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218057 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para abordagem dos conceitos de estereoquímica com foco na contextualização com a temática plantas medicinais, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Estruturada no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica, utilizando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos. A justificativa para essa pesquisa está relacionada ao fato da estereoquímica ser considerada difícil pois exige dos estudantes o domínio de uma rede de conceitos e o desenvolvimento habilidades visuoespaciais. Para elaborar o produto educacional, inicialmente foi elaborado um compêndio de princípios ativos estereoisômeros, bem como revisão sistemática de literatura sobre ensino de estereoisomeria e sobre plantas medicinais no ensino de ciências. A UEPS organizada em cinco aulas e aborda os conceitos de estereoisomeria contextualizados com a temática plantas medicinais. Como recursos visuais foram utilizadas múltiplas representações, modelos moleculares e aplicativo de montagem de moléculas. Tal unidade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio e os dados coletados foram analisados com base na Análise de conteúdo. Os resultados apontam que a unidade de ensino apresenta um potencial para promover a aprendizagem significativa pois fomenta a participação ativa dos estudantes ao utilizar a relação com seus conhecimentos prévios e os integrar de forma progressiva com os novos conhecimentos. Além disso ao demandar uma avaliação processual, pode promover uma atitude reflexiva do professor sobre a prática docente e assim contribuir para um ensino de química que motive os estudantes a reconhecer a relevância do conhecimento cientifico em sua vida diária e na sociedade. |
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Rockenbach, Lara ColveroRaupp, Daniele Trajano2021-02-19T04:05:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/218057001122371Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para abordagem dos conceitos de estereoquímica com foco na contextualização com a temática plantas medicinais, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Estruturada no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica, utilizando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos. A justificativa para essa pesquisa está relacionada ao fato da estereoquímica ser considerada difícil pois exige dos estudantes o domínio de uma rede de conceitos e o desenvolvimento habilidades visuoespaciais. Para elaborar o produto educacional, inicialmente foi elaborado um compêndio de princípios ativos estereoisômeros, bem como revisão sistemática de literatura sobre ensino de estereoisomeria e sobre plantas medicinais no ensino de ciências. A UEPS organizada em cinco aulas e aborda os conceitos de estereoisomeria contextualizados com a temática plantas medicinais. Como recursos visuais foram utilizadas múltiplas representações, modelos moleculares e aplicativo de montagem de moléculas. Tal unidade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio e os dados coletados foram analisados com base na Análise de conteúdo. Os resultados apontam que a unidade de ensino apresenta um potencial para promover a aprendizagem significativa pois fomenta a participação ativa dos estudantes ao utilizar a relação com seus conhecimentos prévios e os integrar de forma progressiva com os novos conhecimentos. Além disso ao demandar uma avaliação processual, pode promover uma atitude reflexiva do professor sobre a prática docente e assim contribuir para um ensino de química que motive os estudantes a reconhecer a relevância do conhecimento cientifico em sua vida diária e na sociedade.This work presents the construction and application of an educational product developed in the Professional Master's Program in Chemistry in the National Network - PROFQUI-UFRGS, research line Chemistry of life. The proposal is directed to approach the concepts of stereochemistry with a focus on contextualization with the thematic medicinal plants, based on the Theory of Meaningful Learning. Structured in the format of a didactic sequence, called Potentially Significant Teaching Unit (PSTU), it aims to overcome the strong dependence on mechanical memorization, using the students' prior knowledge as a starting point for teaching scientific concepts. The justification for this research is related to the fact that stereochemistry is considered difficult because it requires students to master a network of concepts and to develop visuospatial skills. To prepare the educational product, a compendium of stereoisomeric active ingredients was initially prepared, as well as a systematic review of the literature on the teaching of stereoisomers and on medicinal plants in science education. The PSTU is organized in five classes and addresses the concepts of stereoisomerism contextualized with the thematic medicinal plants. As visual resources, multiple representations, molecular models and a molecule assembly application were used. This unit was applied in two classes of third year of high school and the data collected were analyzed based on Content analysis. The results show that the teaching unit has a potential to promote meaningful learning because it encourages the active participation of students by using the relationship with their previous knowledge and integrating them progressively with new knowledge. In addition, by requiring a procedural assessment, it can promote a reflective attitude of the teacher about teaching practice and thus contribute to a teaching of chemistry that motivates students to recognize the relevance of scientific knowledge in their daily life and in society.application/pdfporEstereoisomeriaAprendizagem significativaRecursos visuaisMapa conceitualEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemObjeto de aprendizagemStereoisomery teachingMeaningful learningVisual resourcesConceptual mapsDidactic unitPlantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122371.pdf.txt001122371.pdf.txtExtracted Texttext/plain326724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218057/2/001122371.pdf.txt90dafbf998c395fcb432d9cd7946ec68MD52ORIGINAL001122371.pdfTexto completoapplication/pdf11922319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218057/1/001122371.pdf1b7975c7f24dc4eeaa4bfad795dd5b32MD5110183/2180572021-03-09 04:38:21.030931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:38:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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