A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atz, Dafne
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164618
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao ensino da Análise Combinatória, por meio da Resolução de Problemas, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, elaborou-se uma sequência didática que buscava proporcionar aos educandos um contato com esse conteúdo antes do Ensino Médio. A partir dessa sequência analisou-se como a Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato, auxiliou os alunos a compreender os conceitos iniciais de Análise Combinatória, buscando também como referencial teórico o estudo referente ao Pensamento Matemático, de David Tall. Concluímos que a Resolução de Problemas auxiliou a expandir e modificar as Imagens dos Conceitos que os alunos possuíam com relação à Análise Combinatória.
id URGS_92fe82d596037616554bfb8d5494af08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164618
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Atz, DafneSant'Ana, Marilaine de Fraga2017-08-01T02:36:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/164618001027287Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao ensino da Análise Combinatória, por meio da Resolução de Problemas, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, elaborou-se uma sequência didática que buscava proporcionar aos educandos um contato com esse conteúdo antes do Ensino Médio. A partir dessa sequência analisou-se como a Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato, auxiliou os alunos a compreender os conceitos iniciais de Análise Combinatória, buscando também como referencial teórico o estudo referente ao Pensamento Matemático, de David Tall. Concluímos que a Resolução de Problemas auxiliou a expandir e modificar as Imagens dos Conceitos que os alunos possuíam com relação à Análise Combinatória.This dissertation shows the development of research related to teaching Combinatorics, through Problem Solving, at a 6th grade level. A lesson plan was prepared and aimed to confront students of middle school with problems involving Combinatorics, allowing them to work with such concepts before high school. Based on this lesson plan, our intent was to verify how Problem Solving, according to Onuchic e Allevato, helped the students to understand initial concepts of Combinatorics. Also, using David Tall’s studies about Mathematical Thinking as reference. We could verify that the Problem Solving Theory helped the students to expand and modify their Concept Images related to Combinatorics.application/pdfporPensamento matemáticoResolução de problemasMathematical thinkingProblem solvingCombinatoricsMiddle schoolA análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027287.pdf001027287.pdfTexto completoapplication/pdf2880088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/1/001027287.pdfb5eac75b6ddc282cd79c886247e0feabMD51TEXT001027287.pdf.txt001027287.pdf.txtExtracted Texttext/plain254356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/2/001027287.pdf.txtbc62a80317fafcbd9e927847a8db1611MD52THUMBNAIL001027287.pdf.jpg001027287.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/3/001027287.pdf.jpgde81073ef274e46b26008a6b2bfb6fe2MD5310183/1646182018-10-17 08:48:59.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:48:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
title A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
spellingShingle A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
Atz, Dafne
Pensamento matemático
Resolução de problemas
Mathematical thinking
Problem solving
Combinatorics
Middle school
title_short A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
title_full A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
title_fullStr A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
title_full_unstemmed A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
title_sort A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemas
author Atz, Dafne
author_facet Atz, Dafne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Atz, Dafne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento matemático
Resolução de problemas
topic Pensamento matemático
Resolução de problemas
Mathematical thinking
Problem solving
Combinatorics
Middle school
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical thinking
Problem solving
Combinatorics
Middle school
description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao ensino da Análise Combinatória, por meio da Resolução de Problemas, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, elaborou-se uma sequência didática que buscava proporcionar aos educandos um contato com esse conteúdo antes do Ensino Médio. A partir dessa sequência analisou-se como a Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato, auxiliou os alunos a compreender os conceitos iniciais de Análise Combinatória, buscando também como referencial teórico o estudo referente ao Pensamento Matemático, de David Tall. Concluímos que a Resolução de Problemas auxiliou a expandir e modificar as Imagens dos Conceitos que os alunos possuíam com relação à Análise Combinatória.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-01T02:36:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027287
url http://hdl.handle.net/10183/164618
identifier_str_mv 001027287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/1/001027287.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/2/001027287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164618/3/001027287.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5eac75b6ddc282cd79c886247e0feab
bc62a80317fafcbd9e927847a8db1611
de81073ef274e46b26008a6b2bfb6fe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736959203115008