Autismo na escola : ação e reflexão do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13077 |
Resumo: | A pesquisa intitulada “Autismo na escola: ação e reflexão do professor” analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo é evidenciar como o professor constitui as estratégias que beneficiam o processo de aprendizagem do aluno incluído, contribuindo, assim, para a formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu através de dois estudos de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os procedimentos incluem observações do cotidiano de sala de aula e entrevistas com as professoras. A inserção no campo de estudo realizou-se durante três meses, no segundo semestre de 2006. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética e suas possíveis relações com a temática da pesquisa, com o objetivo de difundir e explorar a potencialidade dos conceitos desenvolvidos na obra de Jean Piaget para a discussão das estratégias de aprendizagem no âmbito da inclusão. Com relação à aprendizagem, apresentam-se autores que desenvolvem os conceitos piagetianos aplicados aos processos cognitivos de crianças com autismo. Com relação à inclusão, destacaram-se as formulações sobre a lógica de classes e relações, a constituição de valores de troca nas interações e o conceito de tomada de consciência. As conclusões indicam que as professoras constituem suas estratégias de trabalho a partir da relação que têm com os alunos. Estas estratégias se caracterizam principalmente pela flexibilidade no planejamento e na execução das atividades, que são pautadas segundo os interesses e facilidades da criança com necessidades especiais, visando a incentivar sua participação e interação com os colegas. |
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Lago, MaraBecker, Maria Luiza Rheingantz2008-06-06T04:12:07Z2007http://hdl.handle.net/10183/13077000638908A pesquisa intitulada “Autismo na escola: ação e reflexão do professor” analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo é evidenciar como o professor constitui as estratégias que beneficiam o processo de aprendizagem do aluno incluído, contribuindo, assim, para a formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu através de dois estudos de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os procedimentos incluem observações do cotidiano de sala de aula e entrevistas com as professoras. A inserção no campo de estudo realizou-se durante três meses, no segundo semestre de 2006. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética e suas possíveis relações com a temática da pesquisa, com o objetivo de difundir e explorar a potencialidade dos conceitos desenvolvidos na obra de Jean Piaget para a discussão das estratégias de aprendizagem no âmbito da inclusão. Com relação à aprendizagem, apresentam-se autores que desenvolvem os conceitos piagetianos aplicados aos processos cognitivos de crianças com autismo. Com relação à inclusão, destacaram-se as formulações sobre a lógica de classes e relações, a constituição de valores de troca nas interações e o conceito de tomada de consciência. As conclusões indicam que as professoras constituem suas estratégias de trabalho a partir da relação que têm com os alunos. Estas estratégias se caracterizam principalmente pela flexibilidade no planejamento e na execução das atividades, que são pautadas segundo os interesses e facilidades da criança com necessidades especiais, visando a incentivar sua participação e interação com os colegas.The research titled “Autism at school: the teacher’s action and reflection” analyzes pedagogical actions developed by teachers for the inclusion of autistic children in regular education. The objective of this study is to show how the teacher creates strategies that promote the included student’s learning process, thereby contributing to the training of teachers. This is a qualitative research which was developed by way of two case studies in the Porto Alegre Municipal School System. The procedures include observations of classroom daily routines and interviews with teachers. The field work of the study was carried out during a three month period, in the second semester of 2006. The main theoretical reference used was the Genetic Epistemology and its possible links to the subject of the research, with the aim of disseminating and exploring the potentiality of the concepts developed in the work of Jean Piaget, leading to a discussion of learning strategies relating to inclusion. In regards to learning, the work of authors that have developed Piagetian concepts applied to the cognitive processes of autistic children is presented. With respect to inclusion, notions about the logic of classes and relationships, the establishment of values of exchange in interaction, and the concept of taking hold of conscience were highlighted. The conclusion points out that teachers formulate work strategies based on their relationship with the students and these are marked mainly by flexibility in planning and carrying out activities, which are selected in the interests and capabilities of children with special needs and which encourage participation and interaction with their classmates.application/pdfporAutismoInclusão escolarAprendizagemEducação especialInclusionAutismLearningSocial exchangeAutismo na escola : ação e reflexão do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000638908.pdf000638908.pdfTexto completoapplication/pdf1147244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13077/1/000638908.pdfd50dceeb019232d1b2ce1c4d857a4a8dMD51TEXT000638908.pdf.txt000638908.pdf.txtExtracted Texttext/plain344845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13077/2/000638908.pdf.txt13f3b2e5c3897392cf057f0639244fe8MD52THUMBNAIL000638908.pdf.jpg000638908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13077/3/000638908.pdf.jpg0954b7b71732437e694d5d4e2c6a4092MD5310183/130772018-10-17 07:50:03.911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:50:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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