Da "didática em questão" nos anos 80 a "questão da didática" : seu compromisso com a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogiba, Sônia Mara Moreira
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256143
Resumo: No presente trabalho buscou-se compreender os estudos desenvolvidos nos anos 80 sobre a Didática, expressos no Movimento tematizado “A DIDÁTICA EM QUESTÃO”, através da identificação de tendências e significados atribuídos a esta disciplina e a seu papel na formação do professor. Utilizou-se um percurso descritivo-analítico característico da Análise do Discurso, onde se examinou duas temáticas básicas, fundamentais, no contexto do referido movimento: a constituição do campo da Didática e a contribuição da Didática na formação do professor. A análise e a interpretação do “corpus” foram articuladas com um estudo de natureza teórico-pedagógica desenvolvido com acadêmicos de Cursos de Licenciaturas da UFRGS, estudantes de Didática Geral. A reflexão sobre a linguagem possibilitou a identificação de duas Formações Discursivas, correspondendo a Formações Ideológicas distintas. Na primeira, a Didática é vista como uma disciplina que deve buscar alternativas para uma prática pedagógica comprometida com o acesso do saber escolar para a maioria da população brasileira, através, basicamente, da reflexão crítica e sistemática acerca dos problemas postos pela prática concreta. Na segunda, a Didática é proposta como uma disciplina que deve ocupar-se da análise e descrição dos modos como são desenvolvidas as relações sócio-pedagógicas na dinâmica da sala de aula. As reflexões derivadas do estudo teórico-pedagógico evidenciaram a necessidade da Didática buscar um estatuto que se re-faz na dinâmica sócio-histórica em que a educação, a escola e a sala-de-aula, visualizadas como espaço de compromisso, são produzidas. A contribuição dessa disciplina na formação docente está vinculada diretamente à possibilidade de influir em uma proposta para o preparo de professores, que vise à concretização de uma nova ordem social e pedagógica.
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