Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetto, Eduardo Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272094
Resumo: Os Pré-universitários Populares (PUPs) são movimentos sociais da educação que visam diminuir a distância entre as classes populares e o acesso ao ensino superior público. Contam com educadores em sua maioria ainda cursando licenciatura, que contribuem com seu trabalho docente voluntário. Por meio de entrevista semi-estruturada, ouvimos sete educadores da área das Ciências da Natureza de PUPs em Porto Alegre - RS. Estas entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando Análise Textual Discursiva sob a luz da perspectiva freireana de educação, buscando elementos que fornecessem pistas sobre a práxis (ação-reflexão-ação educativa) dos educadores participantes, a partir da qual sintetizamos seis categorias explicativas que identificam questões importantes nos discursos analisados: i) educação bancária simultaneamente criticada e praticada; ii) amorosidade presente, mas separada da ação pedagógica; iii) dimensão militante latente; iv) situação-limite do trabalho voluntário; v) diversidade de concepções de Educação Popular; e vi) situação-limite da pedagogia bancária. Embora não tenha sido possível perceber uma práxis autêntica na atuação desses educadores, esses sujeitos vivem uma dualidade entre limites e potencialidades dos PUPs que pode fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de sua práxis educativa libertária e transformadora.
id URGS_940f3aa3ddf2d19ea763bc76652b9d3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272094
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rossetto, Eduardo SoaresSouza, Diogo Onofre Gomes de2024-02-22T05:00:50Z2023http://hdl.handle.net/10183/272094001196846Os Pré-universitários Populares (PUPs) são movimentos sociais da educação que visam diminuir a distância entre as classes populares e o acesso ao ensino superior público. Contam com educadores em sua maioria ainda cursando licenciatura, que contribuem com seu trabalho docente voluntário. Por meio de entrevista semi-estruturada, ouvimos sete educadores da área das Ciências da Natureza de PUPs em Porto Alegre - RS. Estas entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando Análise Textual Discursiva sob a luz da perspectiva freireana de educação, buscando elementos que fornecessem pistas sobre a práxis (ação-reflexão-ação educativa) dos educadores participantes, a partir da qual sintetizamos seis categorias explicativas que identificam questões importantes nos discursos analisados: i) educação bancária simultaneamente criticada e praticada; ii) amorosidade presente, mas separada da ação pedagógica; iii) dimensão militante latente; iv) situação-limite do trabalho voluntário; v) diversidade de concepções de Educação Popular; e vi) situação-limite da pedagogia bancária. Embora não tenha sido possível perceber uma práxis autêntica na atuação desses educadores, esses sujeitos vivem uma dualidade entre limites e potencialidades dos PUPs que pode fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de sua práxis educativa libertária e transformadora.Popular pre-college courses (PUPs) are social movements on education that aim to reduce the distance between the working classes and accessing public college education. They majorly count on teachers that haven’t yet graduated and contribute with voluntary educational work. We interviewed, through a semi-structured interview, seven teachers from the Natural Sciences field in Porto Alegre - RS. These interviews were transcribed and analyzed by using Discourse Textual Analysis on the light of Paulo Freire’s perspective on education, seeking elements that would provide clues on the interviewed teacher’s educational praxis (acting-reflecting-acting), from which we synthesized six explanatory categories that identify important matters in the analyzed discourses: i) Simultaneous critic and practice of bancary education; ii) present amorosity, but separated from pedagogic action; iii) latent militant dimension; iv) voluntary work’s situation-limit; v) conceptual diversity on Popular Education; and vi) bancary pedagogy’s situation-limit. Even though it wasn’t possible to identify authentic praxis on these teacher’s practice, these subjects live a duality consisting of the PUPs’ limits and potentialities that may provide the necessary conditions in order to develop an educational praxis that is both liberating and transformative.application/pdfporPrática docenteNaturezaEnsinoCurso pré-vestibularEducação popularPopular pre-college coursesScience educationPopular EducationFreirean perspectivePráxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196846.pdf.txt001196846.pdf.txtExtracted Texttext/plain93644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272094/2/001196846.pdf.txt6b49be94f13074e0e5983ade0c811b0aMD52ORIGINAL001196846.pdfTexto completoapplication/pdf735695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272094/1/001196846.pdfe1a1d501f599212adf51bba9bd70a87eMD5110183/2720942024-02-23 05:03:22.422929oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-23T08:03:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
title Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
spellingShingle Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
Rossetto, Eduardo Soares
Prática docente
Natureza
Ensino
Curso pré-vestibular
Educação popular
Popular pre-college courses
Science education
Popular Education
Freirean perspective
title_short Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
title_full Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
title_fullStr Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
title_sort Práxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RS
author Rossetto, Eduardo Soares
author_facet Rossetto, Eduardo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetto, Eduardo Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
contributor_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Natureza
Ensino
Curso pré-vestibular
Educação popular
topic Prática docente
Natureza
Ensino
Curso pré-vestibular
Educação popular
Popular pre-college courses
Science education
Popular Education
Freirean perspective
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular pre-college courses
Science education
Popular Education
Freirean perspective
description Os Pré-universitários Populares (PUPs) são movimentos sociais da educação que visam diminuir a distância entre as classes populares e o acesso ao ensino superior público. Contam com educadores em sua maioria ainda cursando licenciatura, que contribuem com seu trabalho docente voluntário. Por meio de entrevista semi-estruturada, ouvimos sete educadores da área das Ciências da Natureza de PUPs em Porto Alegre - RS. Estas entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando Análise Textual Discursiva sob a luz da perspectiva freireana de educação, buscando elementos que fornecessem pistas sobre a práxis (ação-reflexão-ação educativa) dos educadores participantes, a partir da qual sintetizamos seis categorias explicativas que identificam questões importantes nos discursos analisados: i) educação bancária simultaneamente criticada e praticada; ii) amorosidade presente, mas separada da ação pedagógica; iii) dimensão militante latente; iv) situação-limite do trabalho voluntário; v) diversidade de concepções de Educação Popular; e vi) situação-limite da pedagogia bancária. Embora não tenha sido possível perceber uma práxis autêntica na atuação desses educadores, esses sujeitos vivem uma dualidade entre limites e potencialidades dos PUPs que pode fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de sua práxis educativa libertária e transformadora.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T05:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196846
url http://hdl.handle.net/10183/272094
identifier_str_mv 001196846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272094/2/001196846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272094/1/001196846.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b49be94f13074e0e5983ade0c811b0a
e1a1d501f599212adf51bba9bd70a87e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085639524188160