Desenvolvimento e uso de uma abordagem autorregulada na avaliação de gravações após sessões de estudo : uma investigação auto etnográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264255 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento e investigação autoetnográfica de uma abordagem de autoavaliação de gravações realizadas após de sessões de estudo. Esta abordagem consiste em um formulário cujo a finalidade é a avaliação de aspectos musicais e técnicos da execução, e o incentivo a aprendizagem autorregulada, abrangendo processos como o estabelecimento de objetivos e estratégias, avaliação da eficiência do estudo e a atribuição causal de resultados observados na gravação. O formulário foi desenvolvido com base em necessidades percebidas durante a minha prática, e na literatura referente ao aprendizado autorregulado, temática que “tem um potencial significativo para aumentar a eficiência da aquisição de habilidades musicais em todas as áreas do ensino de performance musical.” (MCPHERSON, MIKSZA e EVANS, 2018). A investigação autoetnografica, que consiste na “imersão do pesquisador no ambiente sob investigação para vivenciá-lo em primeira mão e observar como funciona e como parece” (WILLIAMON et al., 2021), se deu a partir do uso deste formulário no estudo de quatro excertos da Sonata Op. 75 de Saint-Saëns durante quatro semanas. A análise dos dados obtidos durante este período expõe práticas características do aprendizado autorregulado, como o estabelecimento de objetivos, desenvolvimento de estratégias para a aquisição destes objetivos, uso de autoinstruções e monitoramento metacognitivo. Concluo que o uso do formulário contribuiu para o desenvolvimento do meu aprendizado autorregulado, compreensão de orientações recebidas em aula, e segurança na execução musical. |
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Coelho, Matheus Henrique KesslerGerling, Fredi Vieira2023-09-01T03:32:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/264255001175929A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento e investigação autoetnográfica de uma abordagem de autoavaliação de gravações realizadas após de sessões de estudo. Esta abordagem consiste em um formulário cujo a finalidade é a avaliação de aspectos musicais e técnicos da execução, e o incentivo a aprendizagem autorregulada, abrangendo processos como o estabelecimento de objetivos e estratégias, avaliação da eficiência do estudo e a atribuição causal de resultados observados na gravação. O formulário foi desenvolvido com base em necessidades percebidas durante a minha prática, e na literatura referente ao aprendizado autorregulado, temática que “tem um potencial significativo para aumentar a eficiência da aquisição de habilidades musicais em todas as áreas do ensino de performance musical.” (MCPHERSON, MIKSZA e EVANS, 2018). A investigação autoetnografica, que consiste na “imersão do pesquisador no ambiente sob investigação para vivenciá-lo em primeira mão e observar como funciona e como parece” (WILLIAMON et al., 2021), se deu a partir do uso deste formulário no estudo de quatro excertos da Sonata Op. 75 de Saint-Saëns durante quatro semanas. A análise dos dados obtidos durante este período expõe práticas características do aprendizado autorregulado, como o estabelecimento de objetivos, desenvolvimento de estratégias para a aquisição destes objetivos, uso de autoinstruções e monitoramento metacognitivo. Concluo que o uso do formulário contribuiu para o desenvolvimento do meu aprendizado autorregulado, compreensão de orientações recebidas em aula, e segurança na execução musical.The present research aimed at the development and autoethnographic investigation of a self-assessment approach for recordings made after study sessions. This approach consists of a form designed to evaluate musical and technical aspects of performance and encourage self-regulated learning, encompassing processes such as goal setting, strategy development, evaluation of practice efficiency, and causal attribution of observed results in the recording. The form was developed based on perceived needs during my practice and literature related to self-regulated learning, a theme that "holds significant potential for increasing the efficiency of musical skill acquisition across all aspects of music performance instruction" (McPherson, Miksza, & Evans, 2018). The autoethnographic investigation, which involves the "researcher's immersion in the environment under investigation to experience it firsthand and observe how it works and what it looks like" (Williamon et al., 2021), was conducted using this form in the study of four excerpts from Saint-Saëns' Sonata Op. 75 over four weeks. The analysis of the data obtained during this period reveals practices characteristic of self-regulated learning, such as goal setting, development of strategies to achieve these goals, use of self-instructions, and metacognitive monitoring. I conclude that the use of the form contributed to the development of my self-regulated learning, understanding of instructions received in class, and confidence in musical performance.application/pdfporAutorregulaçãoAutoavaliaçãoViolinoSelf-regulationSelf-evaluationSelf-regulated learning of the violinUse of recordingDesenvolvimento e uso de uma abordagem autorregulada na avaliação de gravações após sessões de estudo : uma investigação auto etnográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175929.pdf.txt001175929.pdf.txtExtracted Texttext/plain126005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264255/2/001175929.pdf.txt672fa99440ef95f2ea0fc377683fafc5MD52ORIGINAL001175929.pdfTexto completoapplication/pdf8797424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264255/1/001175929.pdfea7bf79875713ef3c0b6d49544839cbaMD5110183/2642552023-09-02 03:35:21.698948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-02T06:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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