Relação entre estilos de direção do professor e clima emocional de grupos de alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256114 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a identificar, entre os professores de uma escola de primeiro grau, os estilos de direção predominantes e a influência que os mesmos exercem sobre o clima emocional da turma de alunos. Trata-se de um estudo de caso em que foram coletadas as informações dos professores, como também dos alunos sobre o estilo de direção assumido mais frequentemente em sala de aula e a maneira comum de reação do grupo frente a eles. O trabalho investigou a relação entre comportamento do professor em situação de ensino e clima emocional do grupo. Os resultados apontaram discrepância acentuada entre auto-avaliação do professor e avaliação do professor pelo aluno, em relação ao estilo de direção. Professores que foram considerados pelos alunos, líderes predominantemente diretivos, descreveram se como predominantemente não diretivos. Algumas variáveis do professor foram identificadas de forma relacionada ao estilo de direção assumido por ele observou-se que professores menos diretivos são jovens em idade, estão no início da carreira profissional, têm um regime de trabalho na escola inferior aos demais professores e lecionam em séries mais avançadas. Os professores diretivos têm um regime de trabalho maior, possuem idade mais avançada e maior experiência na função docente. A relação entre avaliação do professor e do clima do grupo pelo aluno foi positiva, principalmente no grupo de professores considerado de diretividade média. Os dados referentes ao Teste de Zulliger, aplicado ao grupo de alunos, no sentido de examinar alguns elementos dinâmicos da personalidade, como capacidade de adaptação a situações novas, controle da agressividade, relacionamento interpessoal e nível de ansiedade, apontaram que os alunos submetidos a um controle mais intenso evidenciam um auto-conceito inadequado, como também timidez e reservas, dificultando a expressão natural de sentimentos e emoções. |
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Maggi, Noeli ReckMouriño Mosquera, Juan José2023-03-22T03:23:48Z1980http://hdl.handle.net/10183/256114000155692Esta pesquisa se propôs a identificar, entre os professores de uma escola de primeiro grau, os estilos de direção predominantes e a influência que os mesmos exercem sobre o clima emocional da turma de alunos. Trata-se de um estudo de caso em que foram coletadas as informações dos professores, como também dos alunos sobre o estilo de direção assumido mais frequentemente em sala de aula e a maneira comum de reação do grupo frente a eles. O trabalho investigou a relação entre comportamento do professor em situação de ensino e clima emocional do grupo. Os resultados apontaram discrepância acentuada entre auto-avaliação do professor e avaliação do professor pelo aluno, em relação ao estilo de direção. Professores que foram considerados pelos alunos, líderes predominantemente diretivos, descreveram se como predominantemente não diretivos. Algumas variáveis do professor foram identificadas de forma relacionada ao estilo de direção assumido por ele observou-se que professores menos diretivos são jovens em idade, estão no início da carreira profissional, têm um regime de trabalho na escola inferior aos demais professores e lecionam em séries mais avançadas. Os professores diretivos têm um regime de trabalho maior, possuem idade mais avançada e maior experiência na função docente. A relação entre avaliação do professor e do clima do grupo pelo aluno foi positiva, principalmente no grupo de professores considerado de diretividade média. Os dados referentes ao Teste de Zulliger, aplicado ao grupo de alunos, no sentido de examinar alguns elementos dinâmicos da personalidade, como capacidade de adaptação a situações novas, controle da agressividade, relacionamento interpessoal e nível de ansiedade, apontaram que os alunos submetidos a um controle mais intenso evidenciam um auto-conceito inadequado, como também timidez e reservas, dificultando a expressão natural de sentimentos e emoções.This study is intended to identify, among teachers of a high school, the prevailing guidance styles and their influence on the emotional clime of the group of students. For this study, teachers’ and students’ opinions about the guidance style more frequently adopted in classroom and about the groups’ reaction to this style were gathered. The study investigated the relationship between teacher’s behavior in classroom and group’s emotional clime. The results indicated great discrepancy between teacher’s self-evaluation and student’s evaluation of the teacher concerning the guidance style. Teachers considered by students as predominantly directive leaders, described themselves as predominantly non-directive. Some of the teacher’s variables corresponded to the guidance style adopted. It was observed that less directive teachers are young, they are beginning their Professional career, have a smaller work schedule in school than the other teachers and teach to more advanced classes. Directive teachers have bigger work Schedule, they are older and have more experience in teaching. The relationship between student’s evaluation of the teacher and of the group’s clime was positive, mainly in the group of teachers considered of mean directiveness. Zulliger’s Test was applied to the group of students to examine some dynamic elements of personality as capacity of adaptation to new situations, control of aggressiveness, personal relationship and level of anxiety. The test data indicated that students under a more intense control show na inadequate self concept, as well as shyness and reserves making the natural expression of feelings and emotions difficult.application/pdfporRelação professor-alunoEnsino de primeiro grauPsicologia do comportamentoRelação entre estilos de direção do professor e clima emocional de grupos de alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1980mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000155692.pdf.txt000155692.pdf.txtExtracted Texttext/plain152481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256114/2/000155692.pdf.txt2d8dbe242165245ea20c49822a7a9c0bMD52ORIGINAL000155692.pdfTexto completoapplication/pdf10065543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256114/1/000155692.pdff4161f43d198f1dc832a88b1832fa0efMD5110183/2561142023-04-21 03:22:16.412696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:22:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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