As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolin, Eliana Holmer
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198820
Resumo: Esta investigação constitui-se de um estudo do tipo correlacional a respeito da interação professor-aluno, com o objetivo de caracterizar o estilo democrático de ensinar. Foram as seguintes as principais variáveis correlacionadas: - qualidade de interação professor-aluno. - as bases de poder identificadas na referida interação. - níveis de maturidade de julgamento moral do professor. As principais hipóteses testadas foram: H1 – “Existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre escores de maturidade de julgamento moral (Kohlberg ) e estilo democrático de ensinar.” H2 – “A influência autoritária está diretamente relacionada a comportamentos verbais e/ou não verbais que sugerem punição ou recompensa”. H3 – “O professor de estilo autoritário orienta seu trabalho para a informação do conteúdo, propriamente dito, percebendo este como mais importante do que o aluno”. H4 - “O professor de estilo democrático utiliza os diferentes tipos de poder de forma variada, com predominância do poder de informação e referência”. De acordo com a H2, esperava-se que o professor de estilo autoritário utilizasse comportamentos verbais e / ou não verbais de caráter punitivo com mais frequência do que os de estilo democrático. Em relação às hipótese 3 e 4 foram utilizadas as frequências e respectivas análises para o estabelecimento de comparações entre as categorias de professores (A) e (B),ou seja, professores de estilo autoritário e professores de estilo democrático, a fim de testar as referidas hipóteses. A principal constatação é de que, na verdade,existe uma concentração maior , em termos de quantidade, no poder de informação (Ic), isto é, informações a respeito do conteúdo propriamente dito nas situações interativas dos professores do tipo (A) ou de estilo autoritário, enquanto os professores com tendências democráticas de ensinar, distribuem o poder de informação (Ic) de modo mais equilibrado entre este e os demais tipos ou categorias de informação, tais como as informações sobre modos de atuação (Im), informações sobre alunos (la) e Informações extras (Ie). Os sujeitos desta pesquisa foram 10 professores de 7º e 8º séries de 1º grau e 88 alunos das respectivas séries, todos eles adolescentes e pertencentes a uma escola publica da rede estadual de nível sócio-econômico médio. Como instrumentos foram utilizados: 1) a escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967), aplicada aos alunos com o objetivo de obter uma medida da qualidade da interação professor/aluno do ponto de vista da percepção do aluno; 2) a observação com registro descritivo das aulas e respectiva análise de conteúdo dos comportamentos verbais e não verbais evidenciados na situação interativa a fim de identificar as bases de poder, conforme French e Raven(l959) que caracterizam o estilo interativo do professor; 3) três dilemas de Kohlberg (1979) aplicados aos professores, com o objetivo de obter o nível de maturidade de julgamento moral dos mesmos (MMS); 4) entrevista aberta com alunos e professores e respectiva análise de discurso segundo método fenomenológico. Para o teste das hipóteses principais, ou seja H1 e H2, foi utilizada a correlação de Pearson e os resultados foram os seguintes: a) correlação entre escores de maturidade de julgamento moral (MMS) e as médias obtidas com a aplicação da (DS) , ou seja, Escala de Diferencial Semântica aos alunos foi 0,65 (p < 0,01). b) correlação entre os resultados da (DS) Esca1a de Diferencial Semântica e as frequências do poder punitivo foi -0,77 (p < 0,0l). Com os resultados obtidos, ficaram confirmadas as hipóteses (1) e (2) e as principais evidências foram: de que os professores que possuem estilo de interação com características democráticas estão com nível de maturidade de julgamento moral acima dos estágios 1 e 2, isto é, atingem os estágios 3 e 4 de julgamento moral (Moral convencional ) ,tendo alcançado médias mais altas no instrumento de avaliação do aluno, ou seja, na Escala de Diferencial Semântica (DS). Não houve no entanto, incidência dos estágios 5 e 6 que correspondem ao nível de moral pós-convencional. Quanto à interação efetiva em classe com os alunos, os professores cujos comportamentos verbais e/ ou não verbais evidenciam menor frequência de poder punitivo são aqueles que os alunos mais admiram e respeitam. Como conclusão, cabe ressaltar a importância da maturidade de julgamento moral a nível de professor, a fim de que seu relacionamento com os alunos em situação de interação pedagógica possa efetivar-se de modo mais humano e democrático com um sentido educativo em que valores sejam, não apenas percebidos, porém cultivados de modo a favorecer um processo de ensino-aprendizagem reflexivo e crítico .
id URGS_cbf47260ace873127f44baac159cb4da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198820
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marcolin, Eliana HolmerBiaggio, Angela Maria BrasilPenna Firme, Thereza2019-09-05T02:33:44Z1989http://hdl.handle.net/10183/198820000009908Esta investigação constitui-se de um estudo do tipo correlacional a respeito da interação professor-aluno, com o objetivo de caracterizar o estilo democrático de ensinar. Foram as seguintes as principais variáveis correlacionadas: - qualidade de interação professor-aluno. - as bases de poder identificadas na referida interação. - níveis de maturidade de julgamento moral do professor. As principais hipóteses testadas foram: H1 – “Existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre escores de maturidade de julgamento moral (Kohlberg ) e estilo democrático de ensinar.” H2 – “A influência autoritária está diretamente relacionada a comportamentos verbais e/ou não verbais que sugerem punição ou recompensa”. H3 – “O professor de estilo autoritário orienta seu trabalho para a informação do conteúdo, propriamente dito, percebendo este como mais importante do que o aluno”. H4 - “O professor de estilo democrático utiliza os diferentes tipos de poder de forma variada, com predominância do poder de informação e referência”. De acordo com a H2, esperava-se que o professor de estilo autoritário utilizasse comportamentos verbais e / ou não verbais de caráter punitivo com mais frequência do que os de estilo democrático. Em relação às hipótese 3 e 4 foram utilizadas as frequências e respectivas análises para o estabelecimento de comparações entre as categorias de professores (A) e (B),ou seja, professores de estilo autoritário e professores de estilo democrático, a fim de testar as referidas hipóteses. A principal constatação é de que, na verdade,existe uma concentração maior , em termos de quantidade, no poder de informação (Ic), isto é, informações a respeito do conteúdo propriamente dito nas situações interativas dos professores do tipo (A) ou de estilo autoritário, enquanto os professores com tendências democráticas de ensinar, distribuem o poder de informação (Ic) de modo mais equilibrado entre este e os demais tipos ou categorias de informação, tais como as informações sobre modos de atuação (Im), informações sobre alunos (la) e Informações extras (Ie). Os sujeitos desta pesquisa foram 10 professores de 7º e 8º séries de 1º grau e 88 alunos das respectivas séries, todos eles adolescentes e pertencentes a uma escola publica da rede estadual de nível sócio-econômico médio. Como instrumentos foram utilizados: 1) a escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967), aplicada aos alunos com o objetivo de obter uma medida da qualidade da interação professor/aluno do ponto de vista da percepção do aluno; 2) a observação com registro descritivo das aulas e respectiva análise de conteúdo dos comportamentos verbais e não verbais evidenciados na situação interativa a fim de identificar as bases de poder, conforme French e Raven(l959) que caracterizam o estilo interativo do professor; 3) três dilemas de Kohlberg (1979) aplicados aos professores, com o objetivo de obter o nível de maturidade de julgamento moral dos mesmos (MMS); 4) entrevista aberta com alunos e professores e respectiva análise de discurso segundo método fenomenológico. Para o teste das hipóteses principais, ou seja H1 e H2, foi utilizada a correlação de Pearson e os resultados foram os seguintes: a) correlação entre escores de maturidade de julgamento moral (MMS) e as médias obtidas com a aplicação da (DS) , ou seja, Escala de Diferencial Semântica aos alunos foi 0,65 (p < 0,01). b) correlação entre os resultados da (DS) Esca1a de Diferencial Semântica e as frequências do poder punitivo foi -0,77 (p < 0,0l). Com os resultados obtidos, ficaram confirmadas as hipóteses (1) e (2) e as principais evidências foram: de que os professores que possuem estilo de interação com características democráticas estão com nível de maturidade de julgamento moral acima dos estágios 1 e 2, isto é, atingem os estágios 3 e 4 de julgamento moral (Moral convencional ) ,tendo alcançado médias mais altas no instrumento de avaliação do aluno, ou seja, na Escala de Diferencial Semântica (DS). Não houve no entanto, incidência dos estágios 5 e 6 que correspondem ao nível de moral pós-convencional. Quanto à interação efetiva em classe com os alunos, os professores cujos comportamentos verbais e/ ou não verbais evidenciam menor frequência de poder punitivo são aqueles que os alunos mais admiram e respeitam. Como conclusão, cabe ressaltar a importância da maturidade de julgamento moral a nível de professor, a fim de que seu relacionamento com os alunos em situação de interação pedagógica possa efetivar-se de modo mais humano e democrático com um sentido educativo em que valores sejam, não apenas percebidos, porém cultivados de modo a favorecer um processo de ensino-aprendizagem reflexivo e crítico .This investigation is a correlational type study concerning the pupil/teacher interaction, having as its objetive the characterization of the democratic style in teaching. The main correlated variables were: - the quality of the pupil/teacher interaction, - the power bases identified in such interaction, - the teacher's moral judgement maturity levels. The main hypotheses tested were: H1 - "There is a positive correlation, statistically significant, between moral judgementmaturity scores (Kohlberg) and democratic style in teaching". H2 - "The authoritarian influence is directly related to verbal and/or non-verbal behaviors that suggest punishment or reward". H3 - "The authoritarian style teacher orient his work toward the information itself, perceiving this as more important than the student. H4 - "The democratic style teacher utilizie the differents types of power in a varied way, with predominance as information and referente power". According to this H2, it was expected that the authoritarian type of teacher had used punitive verbal and non- verbal hehaviors more frequently than the democratic one . Regarding hypotheses 3 and 4, an analysis of frequency of responses was utilized in order do establish comparisons between categories of teachers (A) and (B), i e. ,authoritarian style teachers and democratic style teachers, in order to test the above mentioned hypotheses. The main finding obtained is that there is, in fact, a larger concentration, in terms of quantity, of Information power, that is, information about the content itself, in interactional situations of the type A teachers (authoritarian), whereas teachers wit democratic tendencies distribute information power, in a more balanced way between content and the other types of information such as modes of acting, information about students and extra information. The subjects of this research study were 10 (ten) 7.th and 8th grade teachers in the junior high school, and 88 (eighty eight) pupils of these grades, all adolescents and belonging to a middle-class public school. The instrument used were the following: 1 - the Osgood Semantic Differential Scale (1967) applied to the pupuls with the objective obtaining a pupil/teacher interaction quality measure from the point of view of the pupil's perception; 2 - the observation with a descriptive record of the class, containing an analysis of its verbal and non - verbal behaviour content shown in the interactive situation, in order to identify the power bases according to French &\Raven (1959) who characterized the teacher's interactive style; 3- the three Kolberg dilemas ( 1979)applied to teachers with the objective of obtaining their moral judgement.maturity level (MMS); 4 - open interview with pupils and teachers with a discourse analysis according to the phenomenological method. Perason’s correlation was used in testingthemais hipotheses, and the results were the following: - correlation between the moral judgement maturity scores (MMS) and the means obtained from the (DS) application, of Semantic Differential Scale do pupils, was 0,65 (p < 0,01), - correlation between Semantic Differential Scale (DS) resu1ts and the punitive power frequencies was -0,77 (p < 0,01). With the results obtained, hypotheses (1) and (2) were confirmed, the main evidence being that those teachers whose interaction syt1e is that of democratic characteristics have a moral judgement maturity le ve1 above stage 1 and 2, that is, they reach 1eve1s 3 and 4 of moral judgement (conventional moral), having also attained higher means in the pupil's eva1uation instrument, that is, in the Semantic Differential Scale (DS). It is worth mentioning though, that there was no incidence of moral judgement maturity levels above stage 4, that is, stages 5 and 6 which corresponde to the pos-conventional moral. Regarding the interaction which took place in the classroom with the pupi1s, those teachers whose verba1 and/or non-verbal behaviours showed less punitive power frequency are the teachers the pupils respect and admire most. As a conclusion it must be pointed out the importance of the teacher's moral judgement maturity so that his her relationshipl with the pupils in a pedagogical interaction situation can happen in a more humane and democratic way, with an educational meaning where va1ues be not only perceived but cultivated in order to favour a critical and reflexive teaching/learning process.application/pdfporRelação professor-alunoPsicologia do comportamentoEnsino de primeiro grauJulgamento moralAs bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1989doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009908.pdf.txt000009908.pdf.txtExtracted Texttext/plain374997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198820/2/000009908.pdf.txt3e21ad63af77a6f37a48dfa6bc161f7bMD52ORIGINAL000009908.pdfTexto completoapplication/pdf51217662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198820/1/000009908.pdf6304843783af178973777d9f8b8d7a4bMD5110183/1988202019-09-06 02:33:09.541217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-06T05:33:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
title As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
spellingShingle As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
Marcolin, Eliana Holmer
Relação professor-aluno
Psicologia do comportamento
Ensino de primeiro grau
Julgamento moral
title_short As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
title_full As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
title_fullStr As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
title_full_unstemmed As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
title_sort As bases de poder na interação professor-aluno e suas relações com maturidade de julgamento moral do professor
author Marcolin, Eliana Holmer
author_facet Marcolin, Eliana Holmer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolin, Eliana Holmer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biaggio, Angela Maria Brasil
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Penna Firme, Thereza
contributor_str_mv Biaggio, Angela Maria Brasil
Penna Firme, Thereza
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Psicologia do comportamento
Ensino de primeiro grau
Julgamento moral
topic Relação professor-aluno
Psicologia do comportamento
Ensino de primeiro grau
Julgamento moral
description Esta investigação constitui-se de um estudo do tipo correlacional a respeito da interação professor-aluno, com o objetivo de caracterizar o estilo democrático de ensinar. Foram as seguintes as principais variáveis correlacionadas: - qualidade de interação professor-aluno. - as bases de poder identificadas na referida interação. - níveis de maturidade de julgamento moral do professor. As principais hipóteses testadas foram: H1 – “Existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre escores de maturidade de julgamento moral (Kohlberg ) e estilo democrático de ensinar.” H2 – “A influência autoritária está diretamente relacionada a comportamentos verbais e/ou não verbais que sugerem punição ou recompensa”. H3 – “O professor de estilo autoritário orienta seu trabalho para a informação do conteúdo, propriamente dito, percebendo este como mais importante do que o aluno”. H4 - “O professor de estilo democrático utiliza os diferentes tipos de poder de forma variada, com predominância do poder de informação e referência”. De acordo com a H2, esperava-se que o professor de estilo autoritário utilizasse comportamentos verbais e / ou não verbais de caráter punitivo com mais frequência do que os de estilo democrático. Em relação às hipótese 3 e 4 foram utilizadas as frequências e respectivas análises para o estabelecimento de comparações entre as categorias de professores (A) e (B),ou seja, professores de estilo autoritário e professores de estilo democrático, a fim de testar as referidas hipóteses. A principal constatação é de que, na verdade,existe uma concentração maior , em termos de quantidade, no poder de informação (Ic), isto é, informações a respeito do conteúdo propriamente dito nas situações interativas dos professores do tipo (A) ou de estilo autoritário, enquanto os professores com tendências democráticas de ensinar, distribuem o poder de informação (Ic) de modo mais equilibrado entre este e os demais tipos ou categorias de informação, tais como as informações sobre modos de atuação (Im), informações sobre alunos (la) e Informações extras (Ie). Os sujeitos desta pesquisa foram 10 professores de 7º e 8º séries de 1º grau e 88 alunos das respectivas séries, todos eles adolescentes e pertencentes a uma escola publica da rede estadual de nível sócio-econômico médio. Como instrumentos foram utilizados: 1) a escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967), aplicada aos alunos com o objetivo de obter uma medida da qualidade da interação professor/aluno do ponto de vista da percepção do aluno; 2) a observação com registro descritivo das aulas e respectiva análise de conteúdo dos comportamentos verbais e não verbais evidenciados na situação interativa a fim de identificar as bases de poder, conforme French e Raven(l959) que caracterizam o estilo interativo do professor; 3) três dilemas de Kohlberg (1979) aplicados aos professores, com o objetivo de obter o nível de maturidade de julgamento moral dos mesmos (MMS); 4) entrevista aberta com alunos e professores e respectiva análise de discurso segundo método fenomenológico. Para o teste das hipóteses principais, ou seja H1 e H2, foi utilizada a correlação de Pearson e os resultados foram os seguintes: a) correlação entre escores de maturidade de julgamento moral (MMS) e as médias obtidas com a aplicação da (DS) , ou seja, Escala de Diferencial Semântica aos alunos foi 0,65 (p < 0,01). b) correlação entre os resultados da (DS) Esca1a de Diferencial Semântica e as frequências do poder punitivo foi -0,77 (p < 0,0l). Com os resultados obtidos, ficaram confirmadas as hipóteses (1) e (2) e as principais evidências foram: de que os professores que possuem estilo de interação com características democráticas estão com nível de maturidade de julgamento moral acima dos estágios 1 e 2, isto é, atingem os estágios 3 e 4 de julgamento moral (Moral convencional ) ,tendo alcançado médias mais altas no instrumento de avaliação do aluno, ou seja, na Escala de Diferencial Semântica (DS). Não houve no entanto, incidência dos estágios 5 e 6 que correspondem ao nível de moral pós-convencional. Quanto à interação efetiva em classe com os alunos, os professores cujos comportamentos verbais e/ ou não verbais evidenciam menor frequência de poder punitivo são aqueles que os alunos mais admiram e respeitam. Como conclusão, cabe ressaltar a importância da maturidade de julgamento moral a nível de professor, a fim de que seu relacionamento com os alunos em situação de interação pedagógica possa efetivar-se de modo mais humano e democrático com um sentido educativo em que valores sejam, não apenas percebidos, porém cultivados de modo a favorecer um processo de ensino-aprendizagem reflexivo e crítico .
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-05T02:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198820
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000009908
url http://hdl.handle.net/10183/198820
identifier_str_mv 000009908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198820/2/000009908.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198820/1/000009908.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e21ad63af77a6f37a48dfa6bc161f7b
6304843783af178973777d9f8b8d7a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085495918559232