A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210252 |
Resumo: | Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública. |
id |
URGS_9f43fca305b0b7915c34a6d877de9be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210252 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Carvalho, Scheiler FagundesPeroni, Vera Maria Vidal2020-06-10T03:49:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/210252001114994Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública.This dissertation approaches the public-private relationship in education through the intervention of the Unibanco Institute by its leading educational technology, the Youth of the Future Program, in a public school in Rio Grande do Sul from 2011 to 2013, debating contradictions of the development process of the program at school and its implications for its democratic management experience. The research is characterized as a documentary, qualitatively investigating primary sources from the Unibanco Institute, secondary sources that incorporate academic productions about it, and documents from the Youth of the Future Program produced in and to the school, by the period proposed for this study. The goal is to contextualize them with semi-structured interviews conducted with subjects who experienced the intervention of Unibanco Institute at the school. Encompassing theoretical sources of historical-dialectical materialism of Marx, especially with the categories of analysis of totality and contradiction it appears that the bases of democratic management at the school were consistently reframed from the procedural principles that define the content of the Youth of the Future Program outline - especially the managerialism. Therefore resignifying the role of the school and community, which incorporate the logic and interests of the market, consequently modifying the content of public education.application/pdfporRelação público-privadoGestão democráticaEducação públicaUnibanco InstituteYouth of the Future ProgramPublic educationDemocratic managementPublic-Private RelationsA escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114994.pdf.txt001114994.pdf.txtExtracted Texttext/plain260595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/2/001114994.pdf.txt786609494a9dce7d8b76ffb1b4907e37MD52ORIGINAL001114994.pdfTexto completoapplication/pdf1896868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/1/001114994.pdff53b49f975fb9cdc8ad40609335cc355MD5110183/2102522020-06-11 03:51:02.464032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-11T06:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul Carvalho, Scheiler Fagundes Relação público-privado Gestão democrática Educação pública Unibanco Institute Youth of the Future Program Public education Democratic management Public-Private Relations |
title_short |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_full |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul |
author |
Carvalho, Scheiler Fagundes |
author_facet |
Carvalho, Scheiler Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Scheiler Fagundes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
contributor_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação público-privado Gestão democrática Educação pública |
topic |
Relação público-privado Gestão democrática Educação pública Unibanco Institute Youth of the Future Program Public education Democratic management Public-Private Relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Unibanco Institute Youth of the Future Program Public education Democratic management Public-Private Relations |
description |
Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T03:49:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210252 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114994 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210252 |
identifier_str_mv |
001114994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/2/001114994.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/1/001114994.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
786609494a9dce7d8b76ffb1b4907e37 f53b49f975fb9cdc8ad40609335cc355 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085521925341184 |