A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Scheiler Fagundes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210252
Resumo: Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública.
id URGS_9f43fca305b0b7915c34a6d877de9be5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210252
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carvalho, Scheiler FagundesPeroni, Vera Maria Vidal2020-06-10T03:49:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/210252001114994Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública.This dissertation approaches the public-private relationship in education through the intervention of the Unibanco Institute by its leading educational technology, the Youth of the Future Program, in a public school in Rio Grande do Sul from 2011 to 2013, debating contradictions of the development process of the program at school and its implications for its democratic management experience. The research is characterized as a documentary, qualitatively investigating primary sources from the Unibanco Institute, secondary sources that incorporate academic productions about it, and documents from the Youth of the Future Program produced in and to the school, by the period proposed for this study. The goal is to contextualize them with semi-structured interviews conducted with subjects who experienced the intervention of Unibanco Institute at the school. Encompassing theoretical sources of historical-dialectical materialism of Marx, especially with the categories of analysis of totality and contradiction it appears that the bases of democratic management at the school were consistently reframed from the procedural principles that define the content of the Youth of the Future Program outline - especially the managerialism. Therefore resignifying the role of the school and community, which incorporate the logic and interests of the market, consequently modifying the content of public education.application/pdfporRelação público-privadoGestão democráticaEducação públicaUnibanco InstituteYouth of the Future ProgramPublic educationDemocratic managementPublic-Private RelationsA escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114994.pdf.txt001114994.pdf.txtExtracted Texttext/plain260595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/2/001114994.pdf.txt786609494a9dce7d8b76ffb1b4907e37MD52ORIGINAL001114994.pdfTexto completoapplication/pdf1896868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/1/001114994.pdff53b49f975fb9cdc8ad40609335cc355MD5110183/2102522020-06-11 03:51:02.464032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-11T06:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
title A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
spellingShingle A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
Carvalho, Scheiler Fagundes
Relação público-privado
Gestão democrática
Educação pública
Unibanco Institute
Youth of the Future Program
Public education
Democratic management
Public-Private Relations
title_short A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_full A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_fullStr A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_sort A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
author Carvalho, Scheiler Fagundes
author_facet Carvalho, Scheiler Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Scheiler Fagundes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
contributor_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Relação público-privado
Gestão democrática
Educação pública
topic Relação público-privado
Gestão democrática
Educação pública
Unibanco Institute
Youth of the Future Program
Public education
Democratic management
Public-Private Relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Unibanco Institute
Youth of the Future Program
Public education
Democratic management
Public-Private Relations
description Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T03:49:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114994
url http://hdl.handle.net/10183/210252
identifier_str_mv 001114994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/2/001114994.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210252/1/001114994.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 786609494a9dce7d8b76ffb1b4907e37
f53b49f975fb9cdc8ad40609335cc355
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085521925341184