Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Luiz de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184343
Resumo: O engajamento dos discentes é um dos assuntos em voga na Educação hoje em dia. Observa-se que os novos alunos possuem uma forma diferente de encarar o processo de aprendizagem, uma vez que o modelo tradicional ainda impõe ao aluno o papel passivo em sala de aula. Nessa perspectiva, o uso da gamification surge como uma proposta de estratégia capaz de auxiliar os professores a atrair os seus alunos, uma vez que a estrutura do gamification possui potencial de engajamento. Seu formato é adequado aos anseios atuais, principalmente quando o assunto é aprendizagem em uma época em que os professores disputam a atenção dos alunos com a tecnologia. Assim, esta pesquisa descreve quais as preferências e os determinantes do engajamento de discentes de Ciências Contábeis em relação aos elementos da gamification. São apresentados os fatores determinantes do engajamento de discentes em relação à aceitação de elementos de gamification. Utiliza-se uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva como método para coleta dos dados da pesquisa. O campo de pesquisa explorado foi o curso de Ciências Contábeis da UFRGS, no qual participaram 355 alunos de todo curso (43%). A pesquisa revela que os alunos de graduação são experientes com jogos (quase 95% utilizam jogos digitais) e que eles se envolvem com frequência nessa atividade (54,4% frequência pelo menos mensal). Os resultados permitiram identificar que a percepção dos alunos sobre gamification é positiva: 36,62% disseram que se sentem confortável com a ideia. Além desses, 27% demonstraram animação com essa proposta. Os estudantes indicaram serem favoráveis a um sistema com elementos de gamification no ensino, considerando os seguintes elementos: Pontos, Progressão, Equipes, Medalhas, Perfil e Ajudas. Por fim, esta pesquisa contribui na identificação dos fatores determinantes do engajamento dos discentes em relação à aceitação de elementos de gamification (seção 4.5). Acrescenta ainda informações sobre o relacionamento dos discentes com os jogos, tornando possível encontrar uma linha orientadora que possa auxiliar professores a aplicar com sucesso atividades com gamification.
id URGS_9fcbe25efce9ae3c691dd108b5e7bff8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184343
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, André Luiz de CastroBehr, Ariel2018-11-02T02:49:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/184343001078591O engajamento dos discentes é um dos assuntos em voga na Educação hoje em dia. Observa-se que os novos alunos possuem uma forma diferente de encarar o processo de aprendizagem, uma vez que o modelo tradicional ainda impõe ao aluno o papel passivo em sala de aula. Nessa perspectiva, o uso da gamification surge como uma proposta de estratégia capaz de auxiliar os professores a atrair os seus alunos, uma vez que a estrutura do gamification possui potencial de engajamento. Seu formato é adequado aos anseios atuais, principalmente quando o assunto é aprendizagem em uma época em que os professores disputam a atenção dos alunos com a tecnologia. Assim, esta pesquisa descreve quais as preferências e os determinantes do engajamento de discentes de Ciências Contábeis em relação aos elementos da gamification. São apresentados os fatores determinantes do engajamento de discentes em relação à aceitação de elementos de gamification. Utiliza-se uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva como método para coleta dos dados da pesquisa. O campo de pesquisa explorado foi o curso de Ciências Contábeis da UFRGS, no qual participaram 355 alunos de todo curso (43%). A pesquisa revela que os alunos de graduação são experientes com jogos (quase 95% utilizam jogos digitais) e que eles se envolvem com frequência nessa atividade (54,4% frequência pelo menos mensal). Os resultados permitiram identificar que a percepção dos alunos sobre gamification é positiva: 36,62% disseram que se sentem confortável com a ideia. Além desses, 27% demonstraram animação com essa proposta. Os estudantes indicaram serem favoráveis a um sistema com elementos de gamification no ensino, considerando os seguintes elementos: Pontos, Progressão, Equipes, Medalhas, Perfil e Ajudas. Por fim, esta pesquisa contribui na identificação dos fatores determinantes do engajamento dos discentes em relação à aceitação de elementos de gamification (seção 4.5). Acrescenta ainda informações sobre o relacionamento dos discentes com os jogos, tornando possível encontrar uma linha orientadora que possa auxiliar professores a aplicar com sucesso atividades com gamification.Engagement of learners is one of the most important topics in Education nowadays. It is observed that the new students have a different way of looking at the learning process, since the traditional model still imposes on the student the passive role in the classroom. In this perspective, the use of gamification appears as a strategy proposal capable of helping teachers to attract their students, since the structure of gamification has potential for engagement. Its format is well suited to current yearnings, especially when it comes to learning in a time when teachers challenge students' attention to technology. Thus, this research describes the preferences and determinants of accounting student engagement in relation to the elements of gamification. The determinants of student engagement in relation to the acceptance of gamification elements are presented. A quantitative-qualitative and descriptive approach is used as a method for collecting research data. The field of research explored was the Accounting Sciences course of UFRGS, in which 355 students from all over the course participated (43%). Research shows that undergraduates are experienced with games (almost 95% use digital games) and that they engage frequently in this activity (54.4% at least monthly frequency). The results allowed to identify that the students' perception about gamification is positive: 36.62% said they feel comfortable with the idea. In addition, 27% demonstrated animation with this proposal. The students indicated that they favor a system with elements of gamification in teaching, considering the following elements: Points, Progression, Teams, Medals, Profile and Helps. Finally, this research contributes to the identification of the determinants of students' engagement in relation to the acceptance of gamification elements (section 4.5). It also adds information about the students' relationship with the games, making it possible to find a guideline that can help teachers to successfully apply gamification activities.application/pdfporGames na educaçãoMotivaçãoGamificationDeterminants of MotivationGamesGames in EducationGames elementsPreferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078591.pdf.txt001078591.pdf.txtExtracted Texttext/plain208137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184343/2/001078591.pdf.txted3da5b20ff030005e203c494eff8d88MD52ORIGINAL001078591.pdfTexto completoapplication/pdf2017050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184343/1/001078591.pdf4dfe9ded8637e35781a618a10dcd51eeMD5110183/1843432018-11-03 03:06:27.262576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-03T06:06:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
title Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
spellingShingle Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
Oliveira, André Luiz de Castro
Games na educação
Motivação
Gamification
Determinants of Motivation
Games
Games in Education
Games elements
title_short Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
title_full Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
title_fullStr Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
title_full_unstemmed Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
title_sort Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
author Oliveira, André Luiz de Castro
author_facet Oliveira, André Luiz de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Luiz de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Games na educação
Motivação
topic Games na educação
Motivação
Gamification
Determinants of Motivation
Games
Games in Education
Games elements
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Determinants of Motivation
Games
Games in Education
Games elements
description O engajamento dos discentes é um dos assuntos em voga na Educação hoje em dia. Observa-se que os novos alunos possuem uma forma diferente de encarar o processo de aprendizagem, uma vez que o modelo tradicional ainda impõe ao aluno o papel passivo em sala de aula. Nessa perspectiva, o uso da gamification surge como uma proposta de estratégia capaz de auxiliar os professores a atrair os seus alunos, uma vez que a estrutura do gamification possui potencial de engajamento. Seu formato é adequado aos anseios atuais, principalmente quando o assunto é aprendizagem em uma época em que os professores disputam a atenção dos alunos com a tecnologia. Assim, esta pesquisa descreve quais as preferências e os determinantes do engajamento de discentes de Ciências Contábeis em relação aos elementos da gamification. São apresentados os fatores determinantes do engajamento de discentes em relação à aceitação de elementos de gamification. Utiliza-se uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva como método para coleta dos dados da pesquisa. O campo de pesquisa explorado foi o curso de Ciências Contábeis da UFRGS, no qual participaram 355 alunos de todo curso (43%). A pesquisa revela que os alunos de graduação são experientes com jogos (quase 95% utilizam jogos digitais) e que eles se envolvem com frequência nessa atividade (54,4% frequência pelo menos mensal). Os resultados permitiram identificar que a percepção dos alunos sobre gamification é positiva: 36,62% disseram que se sentem confortável com a ideia. Além desses, 27% demonstraram animação com essa proposta. Os estudantes indicaram serem favoráveis a um sistema com elementos de gamification no ensino, considerando os seguintes elementos: Pontos, Progressão, Equipes, Medalhas, Perfil e Ajudas. Por fim, esta pesquisa contribui na identificação dos fatores determinantes do engajamento dos discentes em relação à aceitação de elementos de gamification (seção 4.5). Acrescenta ainda informações sobre o relacionamento dos discentes com os jogos, tornando possível encontrar uma linha orientadora que possa auxiliar professores a aplicar com sucesso atividades com gamification.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-02T02:49:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184343
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078591
url http://hdl.handle.net/10183/184343
identifier_str_mv 001078591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184343/2/001078591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184343/1/001078591.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed3da5b20ff030005e203c494eff8d88
4dfe9ded8637e35781a618a10dcd51ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309133789888512