Educação matemática e cidadania : entrelaçamentos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckert, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204140
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar possíveis entrelaçamentos entre Educação Matemática e Cidadania. A pergunta diretriz foi: Como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a formação de uma Literacia Digital e para o fortalecimento da Cidadania na sociedade? Os principais referenciais teóricos que dão sustentação a pesquisa se ancoram nas ideias de Cidadania, por meio de Skovsmose (2007; 2013), Alro e Skovmose (2006) e D’Ambrosio (1996) e nas relações entre Educação Matemática e Tecnologias Digitais, usando Notare e Basso (2012), Lummertz, Sápiras e Dalla Vecchia (2015) e Jenkins et al (2009). Os participantes da pesquisa foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Salvador do Sul. A pesquisa foi conduzida sob o viés qualitativo de investigação, procurando indícios de respostas para o questionamento principal. Com a finalidade de aproximar conceitos matemáticos ao dia a dia dos alunos, procurando dar sentido aos temas abordados e fazendo uso dos recursos tecnológicos disponíveis, elaboramos uma sequência de tarefas que permitiu que os estudantes participassem da escolha dos assuntos a serem abordados em sala de aula. Eles foram colocados na posição de Prefeitos da cidade, tendo a oportunidade de conhecer os mecanismo de funcionamento da administração pública, apontando as principais virtudes, as dificuldades e projetando possíveis soluções dos problemas para melhorar a qualidade de vida de seu município. Nesse cenário de investigação, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação foram recursos digitais importantes para a busca de informações sobre receitas, despesas e na troca de experiências que favoreceram a participação e reflexão sobre situações problemas que envolviam a vida dos alunos. Como principais resultados deste projeto, podemos destacar evidências das habilidades inteligência coletiva, navegação transmídia e networking, que segundo Jenkins et al (2009), são indícios de Literacia Digital. Encontramos também evidências dos argumentos social e pedagógico da democratização, de democracia, de Educação Matemática Crítica, de Materacia, do papel formatador da Matemática e sobre direitos e deveres, demonstrando ser possível o fortalecimento da Cidadania na sociedade.
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A pesquisa foi conduzida sob o viés qualitativo de investigação, procurando indícios de respostas para o questionamento principal. Com a finalidade de aproximar conceitos matemáticos ao dia a dia dos alunos, procurando dar sentido aos temas abordados e fazendo uso dos recursos tecnológicos disponíveis, elaboramos uma sequência de tarefas que permitiu que os estudantes participassem da escolha dos assuntos a serem abordados em sala de aula. Eles foram colocados na posição de Prefeitos da cidade, tendo a oportunidade de conhecer os mecanismo de funcionamento da administração pública, apontando as principais virtudes, as dificuldades e projetando possíveis soluções dos problemas para melhorar a qualidade de vida de seu município. Nesse cenário de investigação, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação foram recursos digitais importantes para a busca de informações sobre receitas, despesas e na troca de experiências que favoreceram a participação e reflexão sobre situações problemas que envolviam a vida dos alunos. Como principais resultados deste projeto, podemos destacar evidências das habilidades inteligência coletiva, navegação transmídia e networking, que segundo Jenkins et al (2009), são indícios de Literacia Digital. Encontramos também evidências dos argumentos social e pedagógico da democratização, de democracia, de Educação Matemática Crítica, de Materacia, do papel formatador da Matemática e sobre direitos e deveres, demonstrando ser possível o fortalecimento da Cidadania na sociedade.The Present dissertation is a result of a research with the objective of verifying the interlacing between Mathematics Education and Citizenship. The main question was: How Digital Tecnologies can contribute to form Digital Literacy and the fortification of the Citizenship? The main theoretical references that supports this research are based in ideas of Citizenship, by means of Skovmose (2007; 2013), Alro e Skovmose (2006) and D'Ambrosio (1996) and in the relation between Mathematic Education and Digital Tecnologies, using Notare and Basso (2012), Lummertz, Sápiras and Dalla Vecchia (2015) and Jenkins et al (2009).The participants of the research were students 9th grade of Elementary School from Salvador do Sul. The research was conducted under the qualitative proposals, looking for indications of answers to the main question. With the purpose of approaching mathematics concepts day by day of the students, looking for making sense to the addressed themes and use of technological resources available, elaborating a didactic sequence that the students could participate of the choice of the subjects that would be approached in the classroom. They were placed in the position of the city mayor, having the opportunity to know the operating mechanisms of the public administration, appointing the main virtue, the difficulties and projecting possible solutions to improve the life quality of the city. In this scenario, the usage of Information and Communication Technologies was an important digital resource to search information on revenue, expenditure and exchange experiences that favored the participation and reflection about situation problems that were involved with the student’s lives. As main results of this project that can be highlighted, evidences of collective intelligence, transmedia navegation and networking, which acording to Jenkins et al (2009), the development of those skills in the classroom are related with Digital Literacy. We found evidences of social and pedagogical arguments of democratization, democracy, Critical Mathematics Education, Materacia, the formatting paper of Mathematics and about rights and duties, showing being possible the fortification of Citizenship on society.application/pdfporEnsino da matematicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Aprendizagem : MatematicaEducação matemática e cidadania : entrelaçamentos possíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109433.pdf.txt001109433.pdf.txtExtracted Texttext/plain370870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204140/2/001109433.pdf.txtd63af6548ebb8459e76602f2318852d5MD52ORIGINAL001109433.pdfTexto completoapplication/pdf4457660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204140/1/001109433.pdfd4e911904600bc89729d55241575eab8MD5110183/2041402020-01-15 05:16:20.074241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-15T07:16:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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