O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Cezar Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127442
Resumo: Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos.
id URGS_a03d7892bab06b271fc2d2f2ad28d303
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127442
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alvarez, Cezar SantosSouza, Diogo Onofre Gomes deMoll, Jaqueline2015-10-03T02:37:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/127442000974288Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos.This work aims to rescue the Brazilian pilot experience of digital technologies implementation in learning process through the "Um Computador por Aluno (UCA)" based on the "One Computer per Child" (OLPC)" project, coordinated by Nicholas Negroponte and Seymour Papert, from the MediaLab at Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). The UCA project, involving 270 Brazilian schools as a pilot project, has started in the end of 2009. From personal interviews with 13 Directors from schools in various regions of the country it was established a comparison of the Directors thoughts with the principies, guidelines and proposals of the original documents of the Project Coordination and the MEC, pointing coherences, contrasts and gaps. This work collects a broad spectrum of the OLPC project development since its announcement in January 2005 in Davos (Switzerland) during the World Economic Fórum until the interviews between 2013 and 2014. It presents, from different moments of Seymour Papert's development, in the beginning of the 1970's until 2001, a set of theoretical references to discuss the implementation of these digital technologies in educational institutions, highlighting the tensions resulting from innovations and their impact on several dimensions of school, from management to pedagogical practices and models and, mainly, on modifications in the role of teachers and students, and the relationship between them.application/pdfporInclusão digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Escola públicaInformática na educaçãoO projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974288.pdf.txt000974288.pdf.txtExtracted Texttext/plain596080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/2/000974288.pdf.txt51205de586c875169bca9772855d35baMD52ORIGINAL000974288.pdf000974288.pdfTexto completoapplication/pdf11564640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/1/000974288.pdfa40ce4521075f7d5697a5eb9c2d68930MD51THUMBNAIL000974288.pdf.jpg000974288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/3/000974288.pdf.jpg88887ea0bfbe1bb4aaf2fe633aa20f73MD5310183/1274422018-10-18 09:04:56.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T12:04:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
title O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
spellingShingle O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
Alvarez, Cezar Santos
Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Informática na educação
title_short O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
title_full O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
title_fullStr O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
title_full_unstemmed O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
title_sort O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
author Alvarez, Cezar Santos
author_facet Alvarez, Cezar Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarez, Cezar Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Informática na educação
topic Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Informática na educação
description Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-03T02:37:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127442
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000974288
url http://hdl.handle.net/10183/127442
identifier_str_mv 000974288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/2/000974288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/1/000974288.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/3/000974288.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51205de586c875169bca9772855d35ba
a40ce4521075f7d5697a5eb9c2d68930
88887ea0bfbe1bb4aaf2fe633aa20f73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309070779908096