O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127442 |
Resumo: | Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos. |
id |
URGS_a03d7892bab06b271fc2d2f2ad28d303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127442 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Alvarez, Cezar SantosSouza, Diogo Onofre Gomes deMoll, Jaqueline2015-10-03T02:37:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/127442000974288Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos.This work aims to rescue the Brazilian pilot experience of digital technologies implementation in learning process through the "Um Computador por Aluno (UCA)" based on the "One Computer per Child" (OLPC)" project, coordinated by Nicholas Negroponte and Seymour Papert, from the MediaLab at Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). The UCA project, involving 270 Brazilian schools as a pilot project, has started in the end of 2009. From personal interviews with 13 Directors from schools in various regions of the country it was established a comparison of the Directors thoughts with the principies, guidelines and proposals of the original documents of the Project Coordination and the MEC, pointing coherences, contrasts and gaps. This work collects a broad spectrum of the OLPC project development since its announcement in January 2005 in Davos (Switzerland) during the World Economic Fórum until the interviews between 2013 and 2014. It presents, from different moments of Seymour Papert's development, in the beginning of the 1970's until 2001, a set of theoretical references to discuss the implementation of these digital technologies in educational institutions, highlighting the tensions resulting from innovations and their impact on several dimensions of school, from management to pedagogical practices and models and, mainly, on modifications in the role of teachers and students, and the relationship between them.application/pdfporInclusão digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Escola públicaInformática na educaçãoO projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974288.pdf.txt000974288.pdf.txtExtracted Texttext/plain596080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/2/000974288.pdf.txt51205de586c875169bca9772855d35baMD52ORIGINAL000974288.pdf000974288.pdfTexto completoapplication/pdf11564640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/1/000974288.pdfa40ce4521075f7d5697a5eb9c2d68930MD51THUMBNAIL000974288.pdf.jpg000974288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/3/000974288.pdf.jpg88887ea0bfbe1bb4aaf2fe633aa20f73MD5310183/1274422018-10-18 09:04:56.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T12:04:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
title |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
spellingShingle |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir Alvarez, Cezar Santos Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Informática na educação |
title_short |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
title_full |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
title_fullStr |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
title_full_unstemmed |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
title_sort |
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir |
author |
Alvarez, Cezar Santos |
author_facet |
Alvarez, Cezar Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarez, Cezar Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Moll, Jaqueline |
contributor_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de Moll, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Informática na educação |
topic |
Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Informática na educação |
description |
Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop per Child (OLPC) conduzido por Nicholas Negroponte e Seymour Papert, no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). O UCA, desenvolvido como projeto piloto em 270 escolas públicas brasileiras, teve seu início no final de 2009. Com entrevistas de 13 Diretores de escolas de distintas regiões do país é estabelecida uma comparação com os princípios, diretrizes e propostas contidas nos documentos originais da Coordenação do Projeto e do MEC, assinalando aderências, contrastes e lacunas. O trabalho recolhe um amplo espectro da história de desenvolvimento do Projeto UCA no Brasil desde seu lançamento em janeiro de 2005 em Davos (Suíça) durante o Fórum Econômico Mundial até a realização das entrevistas entre 2013 e 2014. Apresenta, a partir de diferentes momentos da elaboração de Seymour Papert, do início dos anos 70 até 2001, um conjunto de referências teóricas para a discussão da implementação destas tecnologias digitais na instituição Escola com destaque as muitas tensões daí surgidas resultantes das inovações geradas e seus impactos nas várias dimensões da escola, de sua gestão às práticas e modelos pedagógicos e, principalmente, as modificações no papel e relação do professor e os alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-03T02:37:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127442 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000974288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127442 |
identifier_str_mv |
000974288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/2/000974288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/1/000974288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127442/3/000974288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51205de586c875169bca9772855d35ba a40ce4521075f7d5697a5eb9c2d68930 88887ea0bfbe1bb4aaf2fe633aa20f73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085333021229056 |