Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobatto, Marcelo Roberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32898
Resumo: A presente pesquisa parte da análise dos procedimentos implicados na criação de obras em vídeo e videoinstalações produzidas entre 2004 e 2008. A valorização dos aspectos sensoriais da imagem - como as descrições do espaço e da paisagem que aparecem em vários vídeos desse período – transforma as relações entre espaço e tempo nessas narrativas, que vão se caracterizando pelo aparecimento de espaços vazios e por uma crescente autonomia das imagens e dos sons. Na montagem, os intervalos entre as imagens, a descontinuidade, a dissociação entre a imagem e o som, as repetições/recorrências, são procedimentos que constroem uma lógica disjuntiva (inclusiva), paratática e ligada a um pensamento paradoxal (não-causal e não-racional). Nas videoinstalações a disjunção se apresenta com o uso de múltiplos televisores/projetores, criando novas ressonâncias entre as imagens. As narrativas desses vídeos apresentam uma ambivalência entre imagens significantes e não-significantes e operam num regime sensório-temporal - marcado pelo tempo, pela montagem disjuntiva e pela potência pura das imagens. Além da análise de nossas obras buscamos referências na filosofia de Bergson para entender a imagem além da representação e as relações entre corpo e consciência além da fenomenologia. Com o conceito de imagem-movimento forjado por Deleuze (que caracteriza nossa experiência de mundo) podemos mostrar como as imagens cinematográficas (e também a imagem-vídeo), liberadas de suas conexões habituais (sensório-motoras) vão entrar em relação com o tempo e o pensamento. Aproximamos os procedimentos observados em nossa prática com a experiência do cinema moderno em relação à função do espaço, às descrições puras, à autonomia das imagens e dos signos e às transformações da montagem. Problematizamos também a questão da narrativa no âmbito da videoarte e na produção de filmes e vídeos experimentais, investigando as diferenças entre filmes narrativos e nãonarrativos e discutindo os conceitos de narrativa e acontecimento. Analisamos os procedimentos de filmagem e montagem no cinema de Vertov, no flicker-film, no filme estrutural e nos filmes de arquivo. Apontamos também a imbricação entre os conceitos de imanência e vidência, buscando ressonâncias entre a filosofia de Deleuze, a poesia de Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) e o cinema, no qual afectos e perceptos puros podem ser observados nos filmes de Oscar Fischinger, Joris Ivens e Stan Brakhage.
id URGS_a181638a438d5db66b500e4207b06aae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32898
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gobatto, Marcelo RobertoCattani, Icleia Maria Borsa2011-10-14T01:17:25Z2009http://hdl.handle.net/10183/32898000729710A presente pesquisa parte da análise dos procedimentos implicados na criação de obras em vídeo e videoinstalações produzidas entre 2004 e 2008. A valorização dos aspectos sensoriais da imagem - como as descrições do espaço e da paisagem que aparecem em vários vídeos desse período – transforma as relações entre espaço e tempo nessas narrativas, que vão se caracterizando pelo aparecimento de espaços vazios e por uma crescente autonomia das imagens e dos sons. Na montagem, os intervalos entre as imagens, a descontinuidade, a dissociação entre a imagem e o som, as repetições/recorrências, são procedimentos que constroem uma lógica disjuntiva (inclusiva), paratática e ligada a um pensamento paradoxal (não-causal e não-racional). Nas videoinstalações a disjunção se apresenta com o uso de múltiplos televisores/projetores, criando novas ressonâncias entre as imagens. As narrativas desses vídeos apresentam uma ambivalência entre imagens significantes e não-significantes e operam num regime sensório-temporal - marcado pelo tempo, pela montagem disjuntiva e pela potência pura das imagens. Além da análise de nossas obras buscamos referências na filosofia de Bergson para entender a imagem além da representação e as relações entre corpo e consciência além da fenomenologia. Com o conceito de imagem-movimento forjado por Deleuze (que caracteriza nossa experiência de mundo) podemos mostrar como as imagens cinematográficas (e também a imagem-vídeo), liberadas de suas conexões habituais (sensório-motoras) vão entrar em relação com o tempo e o pensamento. Aproximamos os procedimentos observados em nossa prática com a experiência do cinema moderno em relação à função do espaço, às descrições puras, à autonomia das imagens e dos signos e às transformações da montagem. Problematizamos também a questão da narrativa no âmbito da videoarte e na produção de filmes e vídeos experimentais, investigando as diferenças entre filmes narrativos e nãonarrativos e discutindo os conceitos de narrativa e acontecimento. Analisamos os procedimentos de filmagem e montagem no cinema de Vertov, no flicker-film, no filme estrutural e nos filmes de arquivo. Apontamos também a imbricação entre os conceitos de imanência e vidência, buscando ressonâncias entre a filosofia de Deleuze, a poesia de Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) e o cinema, no qual afectos e perceptos puros podem ser observados nos filmes de Oscar Fischinger, Joris Ivens e Stan Brakhage.The present research is the analysis of the procedures involved in creating video works and video installations produced between 2004 and 2008. The appreciation of sensory aspects of the image - the descriptions of space and landscape that appear in several videos of that period - transforms the relationships between space and time in these narratives, which is characterized by the appearance of empty spaces and a growing autonomy of the images and sounds. In the editing, intervals between the images, discontinuity, dissociation of the picture and sound, repetition / recurrence are procedures that build a logical disjunction (inclusive), paratactic and connected to a paradoxical thinking (non-causal and non- rational). In the installations video disjunction is presented with the use of multiple televisions / projectors, creating new resonances between the images. The narratives of these videos show an ambivalence between significant and nonsignificant images and operate in a sensory-temporal system - marked by time, by disjunctive montage and pure power of images. Besides the analysis of our work we seek references in Bergson's philosophy to understand the image beyond the representation and the relations between body and consciousness beyond phenomenology. With the concept of image-movement forged by Deleuze (which characterizes our experience of the world) we can show how cinematic images (and also image-video), freed from their usual connections (sensorimotor) will enter into a relationship with time and thought. We approach procedures observed in our practice with the experience of modern cinema in relation to the function of space, the pure descriptions, the autonomy of images and signs and to change the montage. We also problematize the question of narrative in the context of video art and production of films and experimental videos, investigating the differences between narrative films and non-narrative films and discussing the concepts of narrative and event. We analyze the procedures for shooting and editing in Vertov’s films, flicker-films, structural films and found-footage films. We also show the overlap between the concepts of immanence and clairvoyant function, seeking resonance between Deleuze's philosophy, the poetry of Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) and film, in which pure affections and perceptions can be seen in the films of Oscar Fischinger, Joris Ivens and Stan Brakhage.application/zipapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/pdfporCinema : ArteVídeoarteVídeoinstalaçãoTempo : EspacoArte : ImagemArte : TecnologiaArte contemporâneaEntre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000729710.pdf.txt000729710.pdf.txtExtracted Texttext/plain796661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/6/000729710.pdf.txtc2ae15ff0275887292ca7e734a9e5f43MD56ORIGINAL000729710.pdf000729710.pdfTexto completoapplication/pdf2681721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/1/000729710.pdfd2ee158f693fca9005d34c92d215f23eMD51000729710.zip000729710.zipVídeoapplication/zip2009288325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/2/000729710.zipb779eb8ee37f365e4a89743ec338c982MD52000729710-02.zip000729710-02.zipVídeoapplication/zip1388930846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/3/000729710-02.zipa9c2f5e8e047d1c69e1a8dbaed8e50f0MD53000729710-03.zip000729710-03.zipMúsicaapplication/zip61504269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/4/000729710-03.zip97784065941ee765211f778448849006MD54000729710-04.zip000729710-04.zipVídeoapplication/zip1700601947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/5/000729710-04.zipd2ac0b747fd676761d6bca6bd2387ec3MD55THUMBNAIL000729710.pdf.jpg000729710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/7/000729710.pdf.jpgde0a7db4f18eda555d701c7c87b31123MD5710183/328982018-10-05 08:30:57.106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:30:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
title Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
spellingShingle Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
Gobatto, Marcelo Roberto
Cinema : Arte
Vídeoarte
Vídeoinstalação
Tempo : Espaco
Arte : Imagem
Arte : Tecnologia
Arte contemporânea
title_short Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
title_full Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
title_fullStr Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
title_full_unstemmed Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
title_sort Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
author Gobatto, Marcelo Roberto
author_facet Gobatto, Marcelo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobatto, Marcelo Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Icleia Maria Borsa
contributor_str_mv Cattani, Icleia Maria Borsa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema : Arte
Vídeoarte
Vídeoinstalação
Tempo : Espaco
Arte : Imagem
Arte : Tecnologia
Arte contemporânea
topic Cinema : Arte
Vídeoarte
Vídeoinstalação
Tempo : Espaco
Arte : Imagem
Arte : Tecnologia
Arte contemporânea
description A presente pesquisa parte da análise dos procedimentos implicados na criação de obras em vídeo e videoinstalações produzidas entre 2004 e 2008. A valorização dos aspectos sensoriais da imagem - como as descrições do espaço e da paisagem que aparecem em vários vídeos desse período – transforma as relações entre espaço e tempo nessas narrativas, que vão se caracterizando pelo aparecimento de espaços vazios e por uma crescente autonomia das imagens e dos sons. Na montagem, os intervalos entre as imagens, a descontinuidade, a dissociação entre a imagem e o som, as repetições/recorrências, são procedimentos que constroem uma lógica disjuntiva (inclusiva), paratática e ligada a um pensamento paradoxal (não-causal e não-racional). Nas videoinstalações a disjunção se apresenta com o uso de múltiplos televisores/projetores, criando novas ressonâncias entre as imagens. As narrativas desses vídeos apresentam uma ambivalência entre imagens significantes e não-significantes e operam num regime sensório-temporal - marcado pelo tempo, pela montagem disjuntiva e pela potência pura das imagens. Além da análise de nossas obras buscamos referências na filosofia de Bergson para entender a imagem além da representação e as relações entre corpo e consciência além da fenomenologia. Com o conceito de imagem-movimento forjado por Deleuze (que caracteriza nossa experiência de mundo) podemos mostrar como as imagens cinematográficas (e também a imagem-vídeo), liberadas de suas conexões habituais (sensório-motoras) vão entrar em relação com o tempo e o pensamento. Aproximamos os procedimentos observados em nossa prática com a experiência do cinema moderno em relação à função do espaço, às descrições puras, à autonomia das imagens e dos signos e às transformações da montagem. Problematizamos também a questão da narrativa no âmbito da videoarte e na produção de filmes e vídeos experimentais, investigando as diferenças entre filmes narrativos e nãonarrativos e discutindo os conceitos de narrativa e acontecimento. Analisamos os procedimentos de filmagem e montagem no cinema de Vertov, no flicker-film, no filme estrutural e nos filmes de arquivo. Apontamos também a imbricação entre os conceitos de imanência e vidência, buscando ressonâncias entre a filosofia de Deleuze, a poesia de Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) e o cinema, no qual afectos e perceptos puros podem ser observados nos filmes de Oscar Fischinger, Joris Ivens e Stan Brakhage.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-14T01:17:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000729710
url http://hdl.handle.net/10183/32898
identifier_str_mv 000729710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
application/zip
application/zip
application/zip
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/6/000729710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/1/000729710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/2/000729710.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/3/000729710-02.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/4/000729710-03.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/5/000729710-04.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32898/7/000729710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2ae15ff0275887292ca7e734a9e5f43
d2ee158f693fca9005d34c92d215f23e
b779eb8ee37f365e4a89743ec338c982
a9c2f5e8e047d1c69e1a8dbaed8e50f0
97784065941ee765211f778448849006
d2ac0b747fd676761d6bca6bd2387ec3
de0a7db4f18eda555d701c7c87b31123
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736854346563584