O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Rubens Barros
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6698
Resumo: Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área.
id URGS_a65c28364b87423ce9389657280cffa3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6698
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Coelho, Rubens BarrosSlongo, Luiz Antonio2007-06-06T18:59:46Z2004http://hdl.handle.net/10183/6698000445463Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área.application/pdfporMarketing de serviçosComportamento do consumidorServiços de saúdeMarketing de relacionamentoO processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000445463.pdf000445463.pdfTexto completoapplication/pdf857847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/1/000445463.pdf53707d44a57f1a8cd98218ba070e5c65MD51TEXT000445463.pdf.txt000445463.pdf.txtExtracted Texttext/plain129587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/2/000445463.pdf.txta1bd13c5daf6775971494dc1dc016da0MD52THUMBNAIL000445463.pdf.jpg000445463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/3/000445463.pdf.jpg45140ced8be0dab4e4b12853513e5898MD5310183/66982018-10-18 07:28:19.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
title O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
spellingShingle O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
Coelho, Rubens Barros
Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Serviços de saúde
Marketing de relacionamento
title_short O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
title_full O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
title_fullStr O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
title_full_unstemmed O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
title_sort O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
author Coelho, Rubens Barros
author_facet Coelho, Rubens Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Rubens Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Serviços de saúde
Marketing de relacionamento
topic Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Serviços de saúde
Marketing de relacionamento
description Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:59:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000445463
url http://hdl.handle.net/10183/6698
identifier_str_mv 000445463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/1/000445463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/2/000445463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/3/000445463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53707d44a57f1a8cd98218ba070e5c65
a1bd13c5daf6775971494dc1dc016da0
45140ced8be0dab4e4b12853513e5898
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308935938277376