O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/6698 |
Resumo: | Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área. |
id |
URGS_a65c28364b87423ce9389657280cffa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6698 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Coelho, Rubens BarrosSlongo, Luiz Antonio2007-06-06T18:59:46Z2004http://hdl.handle.net/10183/6698000445463Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área.application/pdfporMarketing de serviçosComportamento do consumidorServiços de saúdeMarketing de relacionamentoO processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000445463.pdf000445463.pdfTexto completoapplication/pdf857847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/1/000445463.pdf53707d44a57f1a8cd98218ba070e5c65MD51TEXT000445463.pdf.txt000445463.pdf.txtExtracted Texttext/plain129587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/2/000445463.pdf.txta1bd13c5daf6775971494dc1dc016da0MD52THUMBNAIL000445463.pdf.jpg000445463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/3/000445463.pdf.jpg45140ced8be0dab4e4b12853513e5898MD5310183/66982018-10-18 07:28:19.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
title |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
spellingShingle |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor Coelho, Rubens Barros Marketing de serviços Comportamento do consumidor Serviços de saúde Marketing de relacionamento |
title_short |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
title_full |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
title_fullStr |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
title_full_unstemmed |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
title_sort |
O processo de busca de informações na escolha de profissionais da área da saúde pelo consumidor |
author |
Coelho, Rubens Barros |
author_facet |
Coelho, Rubens Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Rubens Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Comportamento do consumidor Serviços de saúde Marketing de relacionamento |
topic |
Marketing de serviços Comportamento do consumidor Serviços de saúde Marketing de relacionamento |
description |
Esse trabalho aborda as questões relativas à comunicação de serviços na área da saúde. A cultura assistencialista existente nessa área produziu restrições éticas e legais em relação à promoção de serviços na área da saúde, o que torna a comunicação interpessoal um importante meio de comunicação dos serviços nessa área. Utilizando a técnica da análise conjunta, a importância relativa da comunicação de boca em boca foi verificada em comparação a categorias de mídias tradicionais como a mídia externa, mídia eletrônica, mídia impressa e mídia direcionada na escolha de serviços na área da saúde pelos consumidores. A pesquisa realizada mostrou que os 80 pacientes de uma clínica odontológica da cidade de Porto Alegre- RS vêem a comunicação de boca em boca positiva como a mídia mais importante na escolha dos serviços na área da saúde pelos consumidores. Além disso, dentre outras coisas, ainda foi testada a influência da familiaridade dos consumidores com os serviços na área da saúde na importância dada à comunicação de boca em boca. Entretanto, não houve diferença significativa entre os pacientes que responderam que tinham familiaridade e os que responderam que não tinham familiaridade com os serviços nessa área. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:59:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000445463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6698 |
identifier_str_mv |
000445463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/1/000445463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/2/000445463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6698/3/000445463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53707d44a57f1a8cd98218ba070e5c65 a1bd13c5daf6775971494dc1dc016da0 45140ced8be0dab4e4b12853513e5898 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085068166660096 |