Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188380 |
Resumo: | Discutir sobre a formação de professores no país é uma necessidade, visto a importância desses profissionais como mediadores do processo educativo. O presente estudo teve como objetivo analisar os saberes docentes construídos ao longo do processo formativo do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na modalidade EaD, referente aos aspectos que favorecem a relação dos conhecimentos de referência com sua aplicação no contexto escolar. Trata-se de um estudo de caso, cuja abordagem de pesquisa foi mista, devido envolver aspectos qualitativos e dados quantitativos, que investigou o único curso de química ofertado nessa modalidade em toda região Centro-Oeste do Brasil. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados formulários eletrônicos com acadêmicos em formação, professores formadores, tutores presenciais e egressos do curso e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A metodologia empregada para análise dos dados qualitativos foi a Análise de Conteúdo, já para os dados quantitativos foi a Análise de Consenso. Inicialmente foi realizado um levantamento dos principais aspectos de pesquisas já realizadas sobre o assunto, o que serviu para verificar tendências e lacunas que nortearam a investigação. No intuito de contextualizar o objeto de pesquisa, foi apresentado um panorama da oferta nacional de cursos de Licenciatura em Química nas modalidades EaD e presencial, além de uma breve descrição sobre o histórico, estrutura e funcionamento desse curso. Em um primeiro momento foi realizada a análise da estrutura curricular pela qual foi possível constatar conformidades com os documentos oficiais nacionais, bem como ajustes necessários para sua adequação. Posteriormente, foram levantadas as percepções dos acadêmicos em formação sobre o andamento do curso no que tange as potencialidades e limitações encontradas ao receberem sua formação inicial de professores de química, além dos recursos pedagógicos utilizados que consideram mais significativos. Os tutores presenciais, devido a função privilegiada que exercem neste curso, também contribuíram informando as principais características que observaram sobre este processo formativo. Foi identificado, junto aos professores formadores, seus referenciais teóricos e suas estratégias metodológicas utilizadas nesse processo formativo voltados ao ensino contextualizado, além dos saberes docentes que julgam ser necessários para o exercício do magistério e aqueles viabilizados pelo curso. Também foram identificadas as percepções dos egressos desse curso, quanto a formação pedagógica recebida para o exercício do magistério, bem como os impactos dessa formação inicial dos professores de química ao atuarem na educação básica. Ao concluir o estudo, foi possível estabelecer relações entre pressupostos teóricos, documentos do curso e entrevistas com professores, licenciados e egressos para assim evidenciar os saberes construídos que são proporcionados pelo curso. |
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Leão, Marcelo FrancoDel Pino, Jose ClaudioOliveira, Eniz Conceição2019-01-31T02:32:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/188380001085197Discutir sobre a formação de professores no país é uma necessidade, visto a importância desses profissionais como mediadores do processo educativo. O presente estudo teve como objetivo analisar os saberes docentes construídos ao longo do processo formativo do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na modalidade EaD, referente aos aspectos que favorecem a relação dos conhecimentos de referência com sua aplicação no contexto escolar. Trata-se de um estudo de caso, cuja abordagem de pesquisa foi mista, devido envolver aspectos qualitativos e dados quantitativos, que investigou o único curso de química ofertado nessa modalidade em toda região Centro-Oeste do Brasil. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados formulários eletrônicos com acadêmicos em formação, professores formadores, tutores presenciais e egressos do curso e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A metodologia empregada para análise dos dados qualitativos foi a Análise de Conteúdo, já para os dados quantitativos foi a Análise de Consenso. Inicialmente foi realizado um levantamento dos principais aspectos de pesquisas já realizadas sobre o assunto, o que serviu para verificar tendências e lacunas que nortearam a investigação. No intuito de contextualizar o objeto de pesquisa, foi apresentado um panorama da oferta nacional de cursos de Licenciatura em Química nas modalidades EaD e presencial, além de uma breve descrição sobre o histórico, estrutura e funcionamento desse curso. Em um primeiro momento foi realizada a análise da estrutura curricular pela qual foi possível constatar conformidades com os documentos oficiais nacionais, bem como ajustes necessários para sua adequação. Posteriormente, foram levantadas as percepções dos acadêmicos em formação sobre o andamento do curso no que tange as potencialidades e limitações encontradas ao receberem sua formação inicial de professores de química, além dos recursos pedagógicos utilizados que consideram mais significativos. Os tutores presenciais, devido a função privilegiada que exercem neste curso, também contribuíram informando as principais características que observaram sobre este processo formativo. Foi identificado, junto aos professores formadores, seus referenciais teóricos e suas estratégias metodológicas utilizadas nesse processo formativo voltados ao ensino contextualizado, além dos saberes docentes que julgam ser necessários para o exercício do magistério e aqueles viabilizados pelo curso. Também foram identificadas as percepções dos egressos desse curso, quanto a formação pedagógica recebida para o exercício do magistério, bem como os impactos dessa formação inicial dos professores de química ao atuarem na educação básica. Ao concluir o estudo, foi possível estabelecer relações entre pressupostos teóricos, documentos do curso e entrevistas com professores, licenciados e egressos para assim evidenciar os saberes construídos que são proporcionados pelo curso.A discussion about teacher training in the country is a necessity due to how important those professionals are as mediators for the education process. The purpose of this study was to analyze teacher knowledge constructed throughout the training process of the Chemistry Licentiate Degree Course by the Mato Grosso Federal Institute (IFMT) in the DE modality regarding those aspects that favor the relation between the knowledge of reference and its application within the school context. It is a case study from a mixed approach, as it involves qualitative aspects and quantitative data to investigate the only chemistry course offered through this modality in the entire Midwest region of Brazil. The data collection instruments used were forms with course scholars and graduates, semi-structured interviews with the trainer teachers and a document analysis of the Course Pedagogical Project (CPP). The methodology employed to analyze the qualitative data was Content Analysis, and, to analyze the quantitative data, Consensus Analysis was used. Initially, an ascertainment was made of the main aspects of researches that have been carried out on the subject, which served to verify any gaps to be investigated. In order to contextualize the research object, an outlook of the national offering of Chemistry Licentiate Degree courses in the DE and presential modalities was presented, as well as a brief description about the background, framework and functioning of the course. At first, an analysis of the curricular framework has been carried out, which allowed to find conformities with the national official documents, as well as necessary adjustments to their conformance. Thereafter, the perceptions of scholars on the course development have been ascertained pertaining the potentials and limitations found upon entering their early chemistry teacher training, in addition to the pedagogical resources they deem most meaningful. The face-to-face tutors, due to their privileged role in this course, also contributed by informing the main characteristics that they observed about this formative process. It was identified, together with the training teachers, their theoretical references and their methodological strategies used in this training process focused on contextualized teaching, besides the teacher knowledge they deem necessary for the exercise of teaching and those made feasible by the course. The perceptions of the graduates of this course regarding the pedagogical training received for the teaching profession were also identified, as well as the impacts of this initial training of chemistry teachers when they work in basic education. At the conclusion of the study, it was possible to establish relationships between theoretical assumptions, course documents and interviews with professors, graduates, in order to highlight the constructed knowledge that is provided by the course.application/pdfporFormação de professoresEnsino de quimicaEducação a distânciaTeacher TrainingChemistry Licentiate DegreeTeacher KnowledgeDistance EducationLicenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085197.pdf.txt001085197.pdf.txtExtracted Texttext/plain576487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188380/2/001085197.pdf.txt9b9439341bc202fb72d874788c231393MD52ORIGINAL001085197.pdfTexto completoapplication/pdf1437300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188380/1/001085197.pdfdf05e6d74c6a72717816533716fb2b73MD5110183/1883802019-02-01 02:32:43.220573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-01T04:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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