“A vida é uma batalha” : o baralho e as perspectivas de luta e proteção na Comunidade Quilombola São Roque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Ré, Mégui Fernanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264947
Resumo: Esta tese, realizada junto aos moradores da comunidade quilombola São Roque, localizada na zona rural do município de Arroio do Meio (RS), sul do Brasil, busca apreender algumas dimensões de seu particular modo de existência. Através da etnografia das relações com não humanos e o jogo de cartas, pôde-se vislumbrar parte de concepções complexas sobre território, organização política, espiritualidade, parentesco e alguns dos agenciamentos históricos que compõem os territórios negros do estado, particularmente do Vale do Taquari, região conhecida pela imigração de colonos europeus. A constituição da coletividade como remanescente de quilombo é localizada num amplo espectro temporal e espacial, vivenciado de forma múltipla, perpassado por narrativas sobre Theobaldo, ex-escravizado, fundador da comunidade e antepassado de todos os moradores, como iniciador de procedimentos de proteção espiritual e de organização das forças existenciais que têm espaço no território, desde sua origem. A dimensão da luta pela existência emerge, transversalmente, nas práticas estudadas, com todos os seres, relações, objetos, particularmente construídos, destacando os diálogos de São Roque com as instituições do estado brasileiro, e as formas de que se revestem, como provenientes de uma ontologia específica, visualizada nas composições do baralho de cartas, posto nas mesas das casas da comunidade.
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A constituição da coletividade como remanescente de quilombo é localizada num amplo espectro temporal e espacial, vivenciado de forma múltipla, perpassado por narrativas sobre Theobaldo, ex-escravizado, fundador da comunidade e antepassado de todos os moradores, como iniciador de procedimentos de proteção espiritual e de organização das forças existenciais que têm espaço no território, desde sua origem. A dimensão da luta pela existência emerge, transversalmente, nas práticas estudadas, com todos os seres, relações, objetos, particularmente construídos, destacando os diálogos de São Roque com as instituições do estado brasileiro, e as formas de que se revestem, como provenientes de uma ontologia específica, visualizada nas composições do baralho de cartas, posto nas mesas das casas da comunidade.This thesis, carried out among the inhabitants of the quilombola community São Roque, located in the rural area of the municipality of Arroio do Meio (RS), southern Brazil, seeks to apprehend some dimensions of its particular mode of existence. Through the ethnography of relations with non-humans and the game of cards, one can glimpse part of complex conceptions about territory, political organization, spirituality, kinship and some of the historical assemblages that make up the black territories of the state, particularly Taquari Valley, region known for the immigration of European settlers. The constitution of the community as a remnant of quilombo is located in a wide temporal and spatial spectrum, experienced in multiple ways, pervaded by narratives about Theobaldo, ex-enslaved, founder of the community and ancestor of all the inhabitants, as initiator of spiritual protection procedures and organization of the existential forces that have space in the territory, from its origin. The dimension of the struggle for existence emerges, transversally, in the practices studied, with all beings, relationships, objects, particularly constructed, highlighting the dialogues of São Roque with the institutions of the Brazilian state, and the forms they face, as coming from a specific ontology, visualized in the compositions of the deck of cards, placed on the tables of the houses of the community.Esta tesis, llevada a cabo entre los habitantes de la comunidad quilombola São Roque, ubicada en el área rural del municipio de Arroio do Meio (RS), sur de Brasil, busca captar algunas dimensiones de su modo particular de existencia. A través de la etnografía de las relaciones con los no humanos y el juego de cartas, se pueden vislumbrar parte de complejas concepciones sobre territorio, organización política, espiritualidad, parentesco y algunos de los agentes históricos que conforman los territorios negros del estado, particularmente el Valle de Taquari, región conocida por la inmigración de colonos europeos. La constitución de la comunidad como remanente de quilombo se ubica en un amplio espectro temporal y espacial, experimentado de múltiples maneras, impregnado de narrativas sobre Theobaldo, un antiguo esclavo, fundador de la comunidad y antepasado de todos los habitantes, como iniciador de los procedimientos de protección espiritual y organización de las fuerzas existenciales que tienen espacio en el territorio desde su origen. La dimensión de la lucha por la existencia emerge, transversalmente, en las prácticas estudiadas, con todos los seres, relaciones, objetos, particularmente construidos, destacando los diálogos de São Roque con las instituciones del estado brasileño y las formas que toman, como provenientes de una ontología específica, visualizada en las composiciones del mazo de cartas, colocado en las mesas de las casas de la comunidad.application/pdfporEtnografiaQuilombosComunidadeQuilombola communityCosmopoliticsRexistenceProtectionComunidad quilombolaCosmopolíticaRexistenciaProtección“A vida é uma batalha” : o baralho e as perspectivas de luta e proteção na Comunidade Quilombola São Roqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RuralPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176997.pdf.txt001176997.pdf.txtExtracted Texttext/plain454854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264947/2/001176997.pdf.txt22d60db59f8e2fb6a629a90d9e687966MD52ORIGINAL001176997.pdfTexto completoapplication/pdf5040405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264947/1/001176997.pdfa0d9a62a09f3abee51969a6ca42e51baMD5110183/2649472023-09-16 03:40:20.335402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-16T06:40:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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