A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28823 |
Resumo: | A presente dissertação teve como principal objetivo analisar criticamente o processo de formação de professores que se realiza atualmente nos cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura, a partir das modificações que as novas diretrizes curriculares de 2006 instituíram no currículo. Para desenvolver a pesquisa, realizou-se um Estudo de Caso, no sentido de um maior aprofundamento específico dessa realidade, no curso de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerando o que dizem professores e alunos envolvidos nesse processo de mudança. Buscou-se apoio em pesquisas já realizadas da área educacional, bem como em aportes teóricos que sustentam uma concepção de mundo e vida humana. A estrutura do estudo segue três momentos. Primeiro, na introdução se apresenta o fenômeno estudado, aponta-se o caminho percorrido no estudo, os objetivos e a sua justificativa. Em seguida, partindo do fenômeno na atualidade, buscou-se resgatar a história da formação de professores para os primeiros anos da Educação Básica, com enfoque nos dispositivos legais que orientaram essa formação ao longo dos anos. Na análise dos documentos e das entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos do referido curso foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, visando destacar aspectos ideológicos e suas vinculações com o Modo de Produção Capitalista. Ao longo do estudo foi possível constatar que a política educacional brasileira para a formação de professores para os primeiros anos do Ensino Básico é marcada por princípios neoliberais, interesses e prioridades, oriundos da classe dominante, distantes da realidade dos professores que atuam nessa área, assim como, da realidade dos alunos, que ainda sofrem com as condições impostas pela forte desigualdade social e educacional, existente no país. Nesse sentido, a educação caminha a passos lentos, com o formalismo que é histórico nas sociedades em desenvolvimento e, com efeito, cresce a necessidade de tratar conceitos teóricos e práticos do sistema educacional, de forma concreta, integral e com vistas a superar sua dicotomia na realidade objetiva. |
id |
URGS_a7a64ee52aab0dc94df6f93c60fc322b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28823 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Moraes, Jaira CoelhoSilva Triviños, Augusto Nibaldo2011-05-03T06:00:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/28823000772882A presente dissertação teve como principal objetivo analisar criticamente o processo de formação de professores que se realiza atualmente nos cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura, a partir das modificações que as novas diretrizes curriculares de 2006 instituíram no currículo. Para desenvolver a pesquisa, realizou-se um Estudo de Caso, no sentido de um maior aprofundamento específico dessa realidade, no curso de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerando o que dizem professores e alunos envolvidos nesse processo de mudança. Buscou-se apoio em pesquisas já realizadas da área educacional, bem como em aportes teóricos que sustentam uma concepção de mundo e vida humana. A estrutura do estudo segue três momentos. Primeiro, na introdução se apresenta o fenômeno estudado, aponta-se o caminho percorrido no estudo, os objetivos e a sua justificativa. Em seguida, partindo do fenômeno na atualidade, buscou-se resgatar a história da formação de professores para os primeiros anos da Educação Básica, com enfoque nos dispositivos legais que orientaram essa formação ao longo dos anos. Na análise dos documentos e das entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos do referido curso foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, visando destacar aspectos ideológicos e suas vinculações com o Modo de Produção Capitalista. Ao longo do estudo foi possível constatar que a política educacional brasileira para a formação de professores para os primeiros anos do Ensino Básico é marcada por princípios neoliberais, interesses e prioridades, oriundos da classe dominante, distantes da realidade dos professores que atuam nessa área, assim como, da realidade dos alunos, que ainda sofrem com as condições impostas pela forte desigualdade social e educacional, existente no país. Nesse sentido, a educação caminha a passos lentos, com o formalismo que é histórico nas sociedades em desenvolvimento e, com efeito, cresce a necessidade de tratar conceitos teóricos e práticos do sistema educacional, de forma concreta, integral e com vistas a superar sua dicotomia na realidade objetiva.Esta Disertación tuvo como principal objetivo analizar críticamente el proceso de formación de los docentes que se lleva, actualmente, a cabo en los cursos de grado en Educación, Pedagogia, Licenciatura que, cambió con las nuevas directrices curriculares de 2006. Para desarrollar la investigación he hecho un estudio de caso, hacia una comprensión más profunda de esta realidad particular, en el curso de grado de educación de la Faculdad de Educación en la Universidad Federal de Rio Grande del Sur, teniendo en cuenta lo que dicen los profesores y estudiantes involucrados en este proceso de cambio. Ha buscado apoyo en la investigación ya realizados en el ámbito educativo, así como soporte teórico de una concepción del mundo y la vida humana. La estructura del estudio se ha seguido tres etapas. En primer lugar, la introducción se presenta el fenómeno, apuntando a la ruta en el estudio, los objetivos y por qué. Luego, basándose en el fenómeno en el momento actual, se há tratado de rescatar la historia de la formación docente para los primeros años de educación básica, centrándose en las disposiciones que guiaron la formación en los últimos años. El análisis de los documentos y entrevistas semi-estructuradas con los maestros y los estudiantes de este curso, fue el método de análisis de contenido con el fin de hacer hincapié en los aspectos ideológicos y sus relaciones con el modo de producción capitalista. A lo largo del estudio, se determinó que la política brasileña de educación para la formación de profesores para los primeros años de educación básica se caracteriza por los princípios neoliberales, los intereses y prioridades, de clase dominante, lejos de la realidad de los docentes, lo que trabajan con este nível, como la realidad de los estudiantes, que todavía están sufriendo de las condiciones impuestas por la fuerte desigualdad social y educativa, en el país. En este sentido, la educación se está moviendo lentamente, con el formalismo que es histório en el desarrollo de las sociedades y, de hecho, crece la necesidad de abordar los conceptos teóricos y prácticos del sistema educativo de manera concreta, completa y con el fin de superar la dicotomía en la realidad objetiva.application/pdfporProfessorFormaçãoCurso de PedagogiaNeoliberalismoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de EducaçãoFormación de profesoresCurrículumNuevos lineamientos curricularesFormalismoNeoliberalismoA formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772882.pdf.txt000772882.pdf.txtExtracted Texttext/plain247705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/2/000772882.pdf.txtae68832d2c835bc6bfca6e1998af5178MD52ORIGINAL000772882.pdf000772882.pdfTexto completoapplication/pdf619769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/1/000772882.pdfa108be1f7f3d1ae5b5e6d847d887734dMD51THUMBNAIL000772882.pdf.jpg000772882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/3/000772882.pdf.jpg0f66a4c372a435d9f69f2e15077406e4MD5310183/288232022-02-22 05:00:57.838369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
title |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
spellingShingle |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 Moraes, Jaira Coelho Professor Formação Curso de Pedagogia Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação Formación de profesores Currículum Nuevos lineamientos curriculares Formalismo Neoliberalismo |
title_short |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
title_full |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
title_fullStr |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
title_full_unstemmed |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
title_sort |
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006 |
author |
Moraes, Jaira Coelho |
author_facet |
Moraes, Jaira Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
contributor_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Curso de Pedagogia Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação |
topic |
Professor Formação Curso de Pedagogia Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação Formación de profesores Currículum Nuevos lineamientos curriculares Formalismo Neoliberalismo |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Currículum Nuevos lineamientos curriculares Formalismo Neoliberalismo |
description |
A presente dissertação teve como principal objetivo analisar criticamente o processo de formação de professores que se realiza atualmente nos cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura, a partir das modificações que as novas diretrizes curriculares de 2006 instituíram no currículo. Para desenvolver a pesquisa, realizou-se um Estudo de Caso, no sentido de um maior aprofundamento específico dessa realidade, no curso de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerando o que dizem professores e alunos envolvidos nesse processo de mudança. Buscou-se apoio em pesquisas já realizadas da área educacional, bem como em aportes teóricos que sustentam uma concepção de mundo e vida humana. A estrutura do estudo segue três momentos. Primeiro, na introdução se apresenta o fenômeno estudado, aponta-se o caminho percorrido no estudo, os objetivos e a sua justificativa. Em seguida, partindo do fenômeno na atualidade, buscou-se resgatar a história da formação de professores para os primeiros anos da Educação Básica, com enfoque nos dispositivos legais que orientaram essa formação ao longo dos anos. Na análise dos documentos e das entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos do referido curso foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, visando destacar aspectos ideológicos e suas vinculações com o Modo de Produção Capitalista. Ao longo do estudo foi possível constatar que a política educacional brasileira para a formação de professores para os primeiros anos do Ensino Básico é marcada por princípios neoliberais, interesses e prioridades, oriundos da classe dominante, distantes da realidade dos professores que atuam nessa área, assim como, da realidade dos alunos, que ainda sofrem com as condições impostas pela forte desigualdade social e educacional, existente no país. Nesse sentido, a educação caminha a passos lentos, com o formalismo que é histórico nas sociedades em desenvolvimento e, com efeito, cresce a necessidade de tratar conceitos teóricos e práticos do sistema educacional, de forma concreta, integral e com vistas a superar sua dicotomia na realidade objetiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-03T06:00:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772882 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28823 |
identifier_str_mv |
000772882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/2/000772882.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/1/000772882.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28823/3/000772882.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae68832d2c835bc6bfca6e1998af5178 a108be1f7f3d1ae5b5e6d847d887734d 0f66a4c372a435d9f69f2e15077406e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085197901725696 |