Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157965 |
Resumo: | Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo. |
id |
URGS_aa99ee5031bb1cf5c21583cb50d03444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157965 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Carlos, Marciane LinharesNotare, Márcia Rodrigues2017-05-16T02:27:52Z2017http://hdl.handle.net/10183/157965001020060Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo.This work presents a survey carried out with 3rd year high school students from a private school in the metropolitan area of Porto Alegre, in which the objective was to analyze the contributions of GeoGebra software in the study of circumference, passing between different registers of semiotic representations, Algebraic and geometric, and using parameters to arrive at generalized reasoning. In order to carry out this research, the case study was used as methodology. Data collection was done through teacher/researcher observations, questions about the activities worked on GeoGebra, written records made by the students and the files with extension .ggb. A website was created with the sequence of activities applied in the classroom and the final works produced by the students, in which the use of parameters was used in GeoGebra, in order to get students to understand the elements of the circumference equation, generalize the reasoning and recognize the graphical and algebraic representations of the same mathematical object. The analysis of the collected data points out the importance of this tool in having instigated reflections in the students that led them to understand the circumference and the existing relations between the geometric and algebraic registers, triggering the process of conversion between these registers, and thus, knowledge of the object of study.application/pdfporSoftware matematicoEnsino médioGeoGebra : SoftwareTecnologia digitalCircumferenceSemiotic representation recordsGeneralizing reasoningParametersParâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020060.pdf001020060.pdfTexto completoapplication/pdf7545557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/1/001020060.pdfd0e0e5f7f999089a36601c221a03481bMD51TEXT001020060.pdf.txt001020060.pdf.txtExtracted Texttext/plain198826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/2/001020060.pdf.txt7766c52d1eef9388644da4332ba1d595MD52THUMBNAIL001020060.pdf.jpg001020060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/3/001020060.pdf.jpg397daa4ae40e8bb081c1248c30dc032bMD5310183/1579652018-10-29 09:28:45.876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:28:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
title |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio Carlos, Marciane Linhares Software matematico Ensino médio GeoGebra : Software Tecnologia digital Circumference Semiotic representation records Generalizing reasoning Parameters |
title_short |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
title_full |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
title_sort |
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
author |
Carlos, Marciane Linhares |
author_facet |
Carlos, Marciane Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Marciane Linhares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software matematico Ensino médio GeoGebra : Software Tecnologia digital |
topic |
Software matematico Ensino médio GeoGebra : Software Tecnologia digital Circumference Semiotic representation records Generalizing reasoning Parameters |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Circumference Semiotic representation records Generalizing reasoning Parameters |
description |
Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:27:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157965 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020060 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157965 |
identifier_str_mv |
001020060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/1/001020060.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/2/001020060.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/3/001020060.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0e0e5f7f999089a36601c221a03481b 7766c52d1eef9388644da4332ba1d595 397daa4ae40e8bb081c1248c30dc032b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085402899382272 |